O que você faria se toda vez que conhecesse um possível pretendente, você recebesse um bilhete com o tempo que o relacionamento iria durar?
Isso é o que acontece com a nossa protagonista Daphne, desde a sua infância. Essa peculiaridade que ela acha que é o destino ajudando-a molda a sua vida. Só que pode ser que ela está para conhecer o homem da sua vida, afinal quando ela chega para um encontro às cegas, marcado por sua amiga Kendra, ela encontra um bilhete escrito apenas “Jake”, sem prazo de validade. Será esse realmente a sua metade?

No decorrer da leitura de Prazos de Validade, temos flashbacks da vida de Daphne onde vemos ela descobrindo o que significam os bilhetes e também conhecemos alguns dos homens da sua vida e o tempo de namoro entre eles. Um desses homens, Hugo, se manteve na vida de Daphne e hoje é seu melhor amigo e a única pessoa além dela que sabe dos bilhetes.
É nítido que isso faz com que Daphne não confie muito nas pessoas, e mesmo o Jake sendo uma pessoa boa e um ótimo partido, ela ainda mantém guardado alguns segredos. Seu relacionamento com Jake vai se desenrolando e ela passa a se perguntar se realmente ama o Jake ou ela ama porque é o que o bilhete dizia?
É muito gostoso acompanhar a aventuras de Daphne, vários questionamentos passam a fazer parte dos seus pensamentos e ela tem que finalmente parar e prestar a atenção em seus próprios sentimentos e o que ela realmente quer para sua vida, sem se deixar guiar pelos tais bilhetes.
Essa é uma história que nos presenteia com um romance envolvente, explorando todas as etapas de um relacionamento e mostrando como cada experiência nos molda ao longo da vida, sejam vínculos duradouros ou passageiros. Cada pessoa que cruza nosso caminho deixa um pedaço de si conosco. Por isso, esta leitura é repleta de aprendizados e emoção, revelando que a vida é feita de surpresas e que cabe a nós aproveitar cada instante que nos é dado, sem nos prender à ideia de um prazo para o fim.
A escrita de Rebecca Serle é super fluída, com vários pontos a serem debatidos que fazem parte também de nossas vidas quando encontramos o amor. Em linhas gerais é um livro bem reflexivo, e com um final bem interessante. Indico para quem gosta de romances que deixam um quentinho no coração. Todos nós já nos perguntamos “E se?”, então pode ser que esse livro também seja pra você.
Rebecca Serle é autora de Daqui Cinco Anos, Um Verão Italiano e A Lista de Convidados, todos lançados pela Paralela.

- Expiration Dates
- Autor: Rebecca Serle
- Tradução: Lígia Azevedo
- Ano: 2024
- Editora: Paralela
- Páginas: 264
- Amazon


