Imagine você cinco anos a frente, em um apartamento que não é o seu, com roupas e coisas que desconhece e no dedo um anel lindíssimo de noivado. Ao ir a cozinha, preparando o jantar, imagine se deparar com um homem que não é seu noivo, um total desconhecido, mas ao mesmo tempo, tão… conhecido. Após uma noite inesquecível, imagine acordar de volta para sua realidade e mesmo assim não se livrar dessa sensação de que tudo fui tão vívido e real.

Este é o plot de Daqui a Cinco Anos e essa é a história de Dannie Kohan, uma mulher metódica, que sempre soube muito bem como trilhar todos seus objetivos. Foi assim que ela soube que quando fizesse a entrevista dos sonhos no maior escritório de advogacia de Nova York ela conseguiria o emprego e também foi assim que soube o dia e local que seu namorado David lhe pediria em casamento. Tudo isso se concretizando, parece que tudo corria bem com seus planos, mas quatro anos e meio depois, as coisas parecem tomar outro rumo quando sua melhor amiga Bella resolve lhe apresentar seu novo namorado, Aaron Gregory, exatamente o homem do seu sonho.

Quando percebi o plot desse livro logo tracei uma série de desdobramentos para a trama e talvez isso se deva ao fato de associar a história, a F*ck Love, um livro que tem o plot inicial quase que igual ao de Daqui a Cinco Anos. Ledo engano e ainda bem. Rebecca Serle conseguiu me surpreender, fazendo de um plot conhecido tomar um rumo completamente diferente. É como se esta história fosse um grande e melhor E SE… para a história criada por Tarryn Fisher.

Confira a resenha de F*ck Love

Enquanto F*ck Love é centrado nos desejos egoístas da protagonista e nos caprichos de sua melhor amiga abusiva, Daqui Cinco Minutos mostra outra face de como deve ser realmente uma relação de amizade acima de qualquer coisa.

Dannie Kohan foi uma personagem bastante interessante de acompanhar. O modo como planeja sua vida, o quanto evita sair de sua zona de conforto me fez enxergar um pouco de mim mesma dentro dela. Mas é por causa de sua serenidade que Dannie tira de letra cada contratempo, totalmente ao contrário de mim, rs. Seu relacionamento com David é outro ponto interessante da trama, mas falar mais sobre ambos é entregar muito da história, mas há uma beleza nessa relação e há ainda mais beleza numa relação onde ambos sabem que só amor, não sustenta uma união.

Não é só amor, só sexo ou uma trajetória igual. É aquele “Q” a mais, aquilo que nos faz virar a cabeça. É tudo isso e mais um pouco, nada disso e menos ainda. Complexo né? Quem disse que não seria?

Apesar de toda esta minha dissertação sobre o par romântico de Dannie, não se engane, o foco aqui não é este, mas sim na relação de amizade de Dannie e Bella, no modo como Dannie é calmaria e Bella furação, o modo como se completam e se apoiam. Acho que o principal dessa leitura é você se jogar nas relações dos personagens e perceber como tudo foi importante para cada um se encontrar.

A trama é envolvente e a narrativa de Serle que não me é tão inédita se mostra ainda melhor. Minha primeira experiência com a autora foi com Tocando as Estrelas, o primeiro livro de uma trilogia que infelizmente não chegou completa por aqui, mas que conquistou meu coração. Logo eu sabia que deveria estar esperta ao nome dessa escritora. E ainda bem que levei isso a sério! Direta ao ponto, mas nada rasa, a autora desenvolve a trama deixando nós meros leitores curiosos com cada passo da história. Ela sustenta a narrativa até o fim quando não temos ideia do desfecho que ela irá escolher.

Confira a resenha de Tocando as Estrelas

Daqui a Cinco Anos foi uma experiência divertida, fazia tempo que não lia um romance contemporâneo tão gostoso e emocionante na mesma medida. No meu balando do semestre eu estava prestes a dizer com todas as letras que nenhum livro até agora tinha conseguido me levar as lágrimas, mas Daqui a Cinco Anos mais do que fez isso, fez eu sentir todas as nuances dessa história. Se você procura um livro que falará sim sobre amor, amizade e lealdade, mas principalmente sobre a o maravilhoso e imprevisível futuro, este o livro que você procura.

Podemos sim sonhar, mas não deixar que isso de fato reja nossa vida em absoluto, a beleza está em viver o agora, se deixar levar pelos imprevistos da vida e aproveitar cada momento. E você? Onde se vê daqui a cinco anos?

  • In Five Years
  • Autor: Rebecca Serle
  • Tradução: Alexandre Boide
  • Ano: 2020
  • Editora: Paralela
  • Páginas: 291
  • Amazon

rela
ciona
dos