Piscina Já!, chegou para mim através do booktour organizado pela Aline do Livros y Viagens, e posso dizer que foi uma grata surpresa. Esperava algo e acabei me deparando com algo bem diferente, principalmente tocante para um livro direcionada para o público infantil.
O livro é ambientado na década de 70 em plena ditadura militar. Sutilmente vamos conhecendo os terrores dessa época através de Lara, uma garotinha de apenas 11 anos. No verão, Lara e sua família vão veranear em um condomínio fechado, mas este ano seria diferente. Ela não sabe o porquê, mas os militares levaram seu Tio Zeca.
Como se não bastasse a ausência do seu querido Tio, Lara e seus amigos se deparam com uma nova perda. A piscina abastecida pela nascente do morro, que antes era garantia a diversão da criançada, foi drenada pela piscina nova do General Pimenta, ele resolveu construir sua própria piscina, desviando o córrego diretamente para a sua piscina, secando a do condomínio.

Mesmo se tratando de um General, as crianças não queriam, não imaginavam o que aquela patente significada naquela época. Juntos eles iriam lutar pelo direito de sua piscina, iam lutar pelo direito de se divertirem no seu verão.

Através da história de Laura, podemos acompanhar o que acontecia paralelamente. Mesmo nos olhos de uma criança podemos ver a angustia de uma mãe que tem seu filho em posse dos militares, a tristeza de uma família que é reprimida pela ditadura. Através dessa menininha, mesmo em um livro direcionado para crianças, percebemos a crueldade da época, as injustiças, as dificuldades e principalmente, a luta dessa sociedade, tudo bem retratada durante a leitura.

Com uma história tão singela, Luiz Antonio Aguiar e o ilustrador Tiago Lacerda, apresentam ao leitor parte de nossa história que não deve ser esquecida. Parte de um Brasil que lutou por nossa liberdade. Piscina Já! é um livro que deveria ser lido por qualquer leitor, com qualquer idade, um livro que conta a triste realidade do qual passamos, de que muitos Tio’s Zeca’s e Laura’s passaram.

  • Piscina Já!
  • Autor: Luiz Antonio Aguiar
  • Tradução: -
  • Ano: 2014
  • Editora: Biruta
  • Páginas: 104
  • Amazon

rela
ciona
dos

Deixe seu comentário

57 Comentários

  • Larissa Belmok
    02 março, 2019

    Oii, tudo bem?Não curti muito esse livro não, achei meio estranho. Hahaha.Pela capa confesso que também não iria querer.

  • Quer Falar de Livros ?
    02 março, 2019

    Oi!!! Gosto muito de livros juvenis por trazerem histórias de forma simples e adaptadas para qualquer público. Não conhecia o livro, mas vou procurá-lo. Com certeza é um livro para todos lerem como você disse. Acho muito legal quando autores trazem temas de conflito vistos pelos olhos de crianças. Muito bom!!Beijos!!Quer Falar de Livros?

  • Aline Gonçalves
    02 março, 2019

    Oi Joi, tudo bom?Fico muito feliz que você tenha participado do Booktour. Esse livro realmente é para todos os públicos, mesmo sendo uma história infantil. As ilustrações são maravilhosas e a narrativa consegue trazer leveza para um assunto tão sério. Sou apaixonada pela proposta dele e foi por isso que eu aceitei fazer o BT. Obrigada mais uma vez!Beijos,http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    • Estante Diagonal
      03 março, 2019

      Realmente Aline, com certeza foi um booktour que acrescentou e muito para todos nós! Bjs

  • Isabella Paiva
    02 março, 2019

    Oi Joi 🙂 Já tinha visto esse livro e de primeira achei que era um livro infantil, mas não! Mesmo assim a história do livro não me chamou a atenção 🙁

  • Joice Ol.
    26 fevereiro, 2019

    Achei uma graça esse livro, a proposta dele é incrível, nos fazendo pensar!!Beijos ♥http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

  • gih
    26 fevereiro, 2019

    Já quero <3 Adoro livros com essa pegada mais infantil-juvenil. E se fala sobre um assunto tão sério, melhor ainda. E acho que é isso mesmo. É assim que a gente muda o mundo. Ensinando para as crianças. Mostrando o quanto as coisas eram erradas. E ainda são, mas a gente vai tentar melhorar. Com toda a certeza foi para a minha lista <3 Obrigada por nos apresentar esse livro =D Um beijão http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    • Estante Diagonal
      26 fevereiro, 2019

      Obrigada pela visita Gih, fico feliz que tenha gostado e se interessado por Piscina Já!

  • Em comum
    26 fevereiro, 2019

    Não conhecia o livro, e fiquei surpresa ao ler sua resenha do que se trata, fiquei querendo conhecer mais da história, livros assim nos faz refletir muito sobre o país em que vivemos hoje! BeijosDani Cruzblog-emcomum.blogspot.com.brTwitter – @blogemcomum / Insta – @blogemcomum / Fanpage Em Comum

  • Naylane Sartor
    25 fevereiro, 2019

    Oie! Que capa mais fofa!! Deve ser muito divertido ler esse livro!Bjs, se puder comentar nessa resenha ajudaria muito: http://resenhasteen.blogspot.com.br/2015/11/lobo-mau.html

  • Kayna Barra
    25 fevereiro, 2019

    Amei a resenha e gosto muito de livros assim com um tema serio na visão da menina de apenas 11 anos, parece ser muito comovente e as crianças de hoje em dia tem ler um livro assim.Parabéns pela resenhabjs

    • Estante Diagonal
      26 fevereiro, 2019

      É exatamente o publico que eles querem atingir. Acho que conseguiram com certeza e não só os jovens!

  • Juliana Garcez
    25 fevereiro, 2019

    Oi, Joi! Tudo bem?Eu adoro Book Tours 🙂 Se fosse pra julgar o livro pela capa e título, eu não o leria. Mas sua resenha me deixou bem animada! Adorei a ambientação da trama. E é muito bom quando um livro nos surpreende, né?!Beijos,Juliana Garcez | Livros e Flores

    • Estante Diagonal
      03 março, 2019

      Sim Ju, e isso é ótimo de ler em um comentário, acho que fiz meu trabalho direitinho então ^^ Bjs

  • Pamela Alves
    25 fevereiro, 2019

    Hey Joi!Olhando a capa ele parece ser bem infantil, foi uma surpresa saber que ele aborda um assunto mais sério. Me interessei pela história do livro, vou colocá-lo na minha lista <3Bjss!

  • Caverna Literária
    25 fevereiro, 2019

    Pela capa e título parece algo bem infantil, é uma surpresa ao leitor a história na verdade não ser bem assim. Achei bem fundamentada a forma com que construíram e ligaram todo o ambiente, pela sua resenha parece ser um livro ótimo mesmo!xx Carolhttp://caverna-literaria.blogspot.com.br/Tem resenha nova no blog de "A Cura Mortal", vem conferir!

  • Postando Trechos
    25 fevereiro, 2019

    "O livro é ambientado na década de 70 em plena ditadura militar." Isso já me puxou pelo pescoço! *_* Quero mt ler. Não conhecia e adorei a dica!Beijos, http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    • Estante Diagonal
      26 fevereiro, 2019

      Sim! Espero que tenha a oportunidade de conhecer este livro curtinho mas tão intenso.

    • Estante Diagonal
      03 março, 2019

      Sim! Espero que tenha a oportunidade de conhecer este livro curtinho mas tão intenso.

  • Vania Correa
    25 fevereiro, 2019

    Gostei muito do título, a capa está muito linda super colorida, gostei do tema sobre ditadura, todo o sofrimento que várias pessoas e famílias passaram e pessoas desaparecidas até hoje…Fiquei bem interessada…Beijos…

  • Mariana Siqueira
    25 fevereiro, 2019

    Oi Joy, Poxa, que legal o livro ser de um book tour. Acho que a única coisa ruim é o fato de ter que devolver depois, né? :/ Tenho certeza de que é um livro com muito significado e apesar de não parecer (pela capa eu não diria) deve ser uma grande história. Conseguir transmitir uma mensagem dessas num livro infanto-juvenil não é para qualquer um. Beijos, sua linda!Mari Siqueirahttp://loveloversblog.blogspot.com

  • Naty Araújo
    25 fevereiro, 2019

    Oi, Joy.A história realmente parece carregada de emoção.Tenho vontade de ler e conhecer o livro.Participe do Top Comentarista e escolha o livro que você deseja ganhar. Revelando Sentimentos

  • Bianca Dickmann
    25 fevereiro, 2019

    Oi, tudo bem?Fiquei perplexa em como o autor conseguiu fazer uma história infantil com temas tão delicados e para um público tão jovem. Deve ser muito tocante a leitura.Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

  • Giovana Santos
    25 fevereiro, 2019

    De cara, livro e título, me passou uma impressão de livro infanto juvenil, tipo "Fala sério, mãe". Depois que li a resenha, mudei totalmente de percepção. Agora o título faz todo o sentido (diretas já) e achei a proposta muito interessante. Gostei também das ilustrações! Ótima resenha, deu vontade de ler.

  • Aline Gonçalves
    16 novembro, 2015

    Oi Joi, tudo bom?
    Fico muito feliz que você tenha participado do Booktour. Esse livro realmente é para todos os públicos, mesmo sendo uma história infantil. As ilustrações são maravilhosas e a narrativa consegue trazer leveza para um assunto tão sério. Sou apaixonada pela proposta dele e foi por isso que eu aceitei fazer o BT. Obrigada mais uma vez!
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    • Estante Diagonal
      08 janeiro, 2016

      Realmente Aline, com certeza foi um booktour que acrescentou e muito para todos nós! Bjs

  • Isabella Paiva
    13 novembro, 2015

    Oi Joi 🙂 Já tinha visto esse livro e de primeira achei que era um livro infantil, mas não! Mesmo assim a história do livro não me chamou a atenção 🙁

  • Giovana Santos
    09 novembro, 2015

    De cara, livro e título, me passou uma impressão de livro infanto juvenil, tipo "Fala sério, mãe". Depois que li a resenha, mudei totalmente de percepção. Agora o título faz todo o sentido (diretas já) e achei a proposta muito interessante. Gostei também das ilustrações!
    Ótima resenha, deu vontade de ler.

  • Bianca Dickmann
    09 novembro, 2015

    Oi, tudo bem?
    Fiquei perplexa em como o autor conseguiu fazer uma história infantil com temas tão delicados e para um público tão jovem. Deve ser muito tocante a leitura.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

  • Mariana Siqueira
    09 novembro, 2015

    Oi Joy,
    Poxa, que legal o livro ser de um book tour. Acho que a única coisa ruim é o fato de ter que devolver depois, né? :/ Tenho certeza de que é um livro com muito significado e apesar de não parecer (pela capa eu não diria) deve ser uma grande história. Conseguir transmitir uma mensagem dessas num livro infanto-juvenil não é para qualquer um.

    Beijos, sua linda!
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

  • Naty Araújo
    09 novembro, 2015

    Oi, Joy.
    A história realmente parece carregada de emoção.
    Tenho vontade de ler e conhecer o livro.

    Participe do Top Comentarista e escolha o livro que você deseja ganhar.
    Revelando Sentimentos

  • gih
    09 novembro, 2015

    Já quero <3 Adoro livros com essa pegada mais infantil-juvenil. E se fala sobre um assunto tão sério, melhor ainda. E acho que é isso mesmo. É assim que a gente muda o mundo. Ensinando para as crianças. Mostrando o quanto as coisas eram erradas. E ainda são, mas a gente vai tentar melhorar. Com toda a certeza foi para a minha lista <3
    Obrigada por nos apresentar esse livro =D
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    • Estante Diagonal
      08 janeiro, 2016

      Obrigada pela visita Gih, fico feliz que tenha gostado e se interessado por Piscina Já!

  • Naylane Sartor
    08 novembro, 2015

    Oie! Que capa mais fofa!! Deve ser muito divertido ler esse livro!
    Bjs, se puder comentar nessa resenha ajudaria muito: http://resenhasteen.blogspot.com.br/2015/11/lobo-mau.html

  • Joice Ol.
    08 novembro, 2015

    Achei uma graça esse livro, a proposta dele é incrível, nos fazendo pensar!!

    Beijos ♥
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

  • Em comum
    07 novembro, 2015

    Não conhecia o livro, e fiquei surpresa ao ler sua resenha do que se trata, fiquei querendo conhecer mais da história, livros assim nos faz refletir muito sobre o país em que vivemos hoje!

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter – @blogemcomum / Insta – @blogemcomum / Fanpage Em Comum

  • Quer Falar de Livros ?
    07 novembro, 2015

    Oi!!! Gosto muito de livros juvenis por trazerem histórias de forma simples e adaptadas para qualquer público. Não conhecia o livro, mas vou procurá-lo. Com certeza é um livro para todos lerem como você disse. Acho muito legal quando autores trazem temas de conflito vistos pelos olhos de crianças. Muito bom!!
    Beijos!!
    Quer Falar de Livros?

  • Kayna Barra
    07 novembro, 2015

    Amei a resenha e gosto muito de livros assim com um tema serio na visão da menina de apenas 11 anos, parece ser muito comovente e as crianças de hoje em dia tem ler um livro assim.
    Parabéns pela resenha
    bjs

    • Estante Diagonal
      08 janeiro, 2016

      É exatamente o publico que eles querem atingir. Acho que conseguiram com certeza e não só os jovens!

  • Postando Trechos
    07 novembro, 2015

    "O livro é ambientado na década de 70 em plena ditadura militar." Isso já me puxou pelo pescoço! *_* Quero mt ler. Não conhecia e adorei a dica!

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    • Estante Diagonal
      08 janeiro, 2016

      Sim! Espero que tenha a oportunidade de conhecer este livro curtinho mas tão intenso.

  • Pamela Alves
    06 novembro, 2015

    Hey Joi!
    Olhando a capa ele parece ser bem infantil, foi uma surpresa saber que ele aborda um assunto mais sério. Me interessei pela história do livro, vou colocá-lo na minha lista <3
    Bjss!

  • Larissa Belmok
    06 novembro, 2015

    Oii, tudo bem?
    Não curti muito esse livro não, achei meio estranho. Hahaha.
    Pela capa confesso que também não iria querer.

  • Juliana Garcez
    06 novembro, 2015

    Oi, Joi! Tudo bem?

    Eu adoro Book Tours 🙂 Se fosse pra julgar o livro pela capa e título, eu não o leria. Mas sua resenha me deixou bem animada! Adorei a ambientação da trama. E é muito bom quando um livro nos surpreende, né?!

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    • Estante Diagonal
      08 janeiro, 2016

      Sim Ju, e isso é ótimo de ler em um comentário, acho que fiz meu trabalho direitinho então ^^ Bjs

  • Caverna Literária
    06 novembro, 2015

    Pela capa e título parece algo bem infantil, é uma surpresa ao leitor a história na verdade não ser bem assim. Achei bem fundamentada a forma com que construíram e ligaram todo o ambiente, pela sua resenha parece ser um livro ótimo mesmo!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "A Cura Mortal", vem conferir!

  • Vania Correa
    06 novembro, 2015

    Gostei muito do título, a capa está muito linda super colorida, gostei do tema sobre ditadura, todo o sofrimento que várias pessoas e famílias passaram e pessoas desaparecidas até hoje…
    Fiquei bem interessada…
    Beijos…