Manual do Coração Partido, por Sarah Handyside

26 nov, 2025 Por Alessandra Paccola

Depois de nove anos namorando com Chris, Katie vê sua vida mudar completamente após chegar em casa e escutá-lo dizer que o relacionamento não está mais dando certo. Sem entender direito o que ele está querendo dizer, ela se desespera com a situação e deixa seu lar com ele em busca de ajuda.

Ao buscar refúgio com suas melhores amigas, Katie encontra acolhimento e compreensão, mesmo se debulhando em lágrimas e repetindo a situação vivida vezes sem fim. Cada uma delas já experimentou alguma coisa parecida no passado e acabarão descobrindo juntas que existem passos para se superar um coração partido e que ressignificar tudo é o melhor caminho. Porém, antes de se chegar lá, muitas etapas deverão ser cumpridas.

As tardes de domingo são, talvez, o momento mais doloroso da semana para estar de coração partido.

Uma das melhores leituras que tive nesse ano, até agora, e que me deixou de coração quentinho, pois tá aí um livro que todo mundo deveria conhecer, para se apaixonar por essa amizade incrível de quatro mulheres tão diferentes, mas que juntas são uma família.

Não se trata de um romance propriamente dito, mesmo que o título sugira o contrário, mas de uma trama recheada de passagens incríveis e um enredo delicioso de acompanhar, ainda que muitas lágrimas rolem no meio do caminho (eu mesma derramei algumas). Inclusive, foi um dos livros que mais fiz marcações ao longo da leitura, pois consegui tirar bastante coisa bacana para mim.

Katie e suas amigas são personagens com muitas camadas, e a autora, ao escrever, trouxe a sensação de que o leitor está também convivendo com elas durante as páginas. 

O bom humor, regado a boas doses de bebidas, autopiedade e raiva, além de outras emoções mais complexas, fazem parte de um ciclo que todos nós já experimentamos. Entretanto, a escrita do manual do coração partido, com a ajuda e a vivência de cada uma dessas mulheres, ajuda a amenizar sentimentos que, às vezes, parecem insuperáveis.

O que você é, senão seu passado? Você passou por lágrimas e tormentos e permaneceu viva. Você é forte, estrelinha, você é forte.

Outra coisa interessante é que a narrativa de Manual do Coração Partido não é unicamente sobre términos de relacionamento, mas sobre vivências que nos deixam despedaçados, como uma doença séria na família ou uma frustração grande no ambiente de trabalho. Mesmo assim, o passo a passo para superar momentos de crise acabam sendo similares.

Simplesmente maravilhoso! Não existe adjetivo melhor para traduzir a minha sensação com esse livro. Recomendo, inclusive, que você leia mais de uma vez, sempre que seu coração precisar de um aconchego. Recomendadíssimo!

  • Instructions for heartbreak
  • Autor: Sarah Handyside
  • Tradução: Ray Tavares
  • Ano: 2025
  • Editora: Verus
  • Páginas: 392
  • Amazon

rela
ciona
dos