Resenha: Nada é para Sempre

Título Original: So Such Thing as Forever
Autora: Ali Cronin
Ano: 2012
Editora: Seguinte
Páginas: 272
Compre aqui

Há alguns dias, postei a resenha do conto que precede o livro que vou resenhar hoje, se você ainda não leu, clique aqui! Lá conhecemos um pouco da história deste grupo de amigos tão queridos e unidos em seu último ano na escola. Na série Garota <3 Garoto da autora Ali Cronin, vamos conhecer sobre as vidas dessas quatro garotas e três garotos que moram na Inglaterra em Brighton.

Vamos presenciar os pós e os contras da transição da vida de adolescente ao se tornar um adulto e é claro, todo o misto de descobertas e o que isso acarreta as suas vidas. Descobriremos como serão os relacionamentos amorosos e os não tão amorosos assim, pela perspectiva de cada um dos personagens do grupo que são: Cass, Ashley, Donna, Ollie, Jack, Rich. A primeira protagonista que conheceremos Sarah.

Nada é para Sempre abrange todas as novas descobertas de Sarah. Sabe o tipo certinha da turma? Esta é ela, nunca namorou, nunca bebeu, é inexperiente, ingênua e a virgem da turma. Na verdade Sarah é uma romântica autêntica que ainda vem esperando seu príncipe encantado. Até que nas férias de verão, na Espanha, ela conhece Joe um garoto que já está na faculdade de Londres, tem 21 anos é lindo, inteligente - perfeito. O resultado é que toda sua reputação vai a baixo, junto com sua virgindade.

Juntos os dois pareceriam como um perfeito casal, ela já não se imaginava sem Joe e já estava totalmente apaixonada por ele. Mas as férias estão acabando e logo ela percebe que este romance de verão terá grandes chances de acabar e quando acaba, a realidade é triste, ambos seguem rumos diferentes. Será que conseguiriam manter um namoro a distância? Sarah se dá conta que carregava uma simples promessa, que ele ligaria.

Porém, passados alguns dias, Sarah percebe que Joe é o verdadeiro menino sabonete, quanto mais aperta mais ele escorrega, logo de cara descobrimos um Joe avesso, festeiro, que desmarca compromissos, nunca atende suas ligações e para responder uma simples mensagem leva dias, ou seja, totalmente esquivo. Sarah se ilude com promessas e segue com suas atitudes possessivas e é claro "achando" que é correspondida.

Ashley tinha razão: ela estava morrendo de ciúme. Esse pensamento fez com que eu me sentisse relativamente poderosa. (O orgulho precede a queda, disse uma voz irritante na minha cabeça.)

É aí que minha conexão com a personagem começa a ir ladeira a baixo, ela não percebe, mas depois que começou a namorar Joe virou a chata da turma. Ele é seu único assunto e todos seus amigos começam, de certa forma, se encher disso, ainda mais quanto todos estão vendo que o cara não quer nada com nada. Aos poucos, Sarah vai negligenciando seus verdadeiros amigos e isso é péssimo. Será que ela vai se dar conta disso a tempo? Mas, sinceramente? Quem nunca passou isso na sua vida né? Se você disser que não, eu digo que é mentira! 

Sarah se rende a suas dúvidas e inseguranças, aquelas que toda garota tem. Vale a pena se render totalmente ao seu primeiro amor? Ela foi correspondida? Será mesmo que um rapaz mais velho estaria verdadeiramente apaixonado por uma menina mais nova do colegial? Não seria apenas interesse? Cabe a você, leitor, descobrir se este amor passou ou não apenas de uma paixão de verão.

O livro é um jovem adulto, fui facilmente envolvida, a escrita da autora é super envolvente e de fácil leitura, ela usa uma linguagem muito atual o que fez a história ser ainda mais real para mim. No primeiro volume, já percebi que a série abordaria a celebração da amizade em seus altos e baixos, sendo ela coletiva ou em suas individualidades. 

Assuntos como virgindade, drogas, sexualidade e decepções serão abordados pela autora de uma maneira muito sutil, mas falado abertamente e isso é um ponto fortíssimo da autora. Ela mostra a descobertas dos jovens para jovens e para quem acompanha a série Skins sabe o tipo de história que Ali Cronin gosta de falar. Pelo que percebo Nada é para Sempre vai além disso, as tiradas cômicas durante a leitura são o máximo, assim como as referências musicais e cinematográficas.

A diagramação do livro é perfeita, fonte do tamanho ideal e a capa é linda, muito além de linda é super gostosa de pegar, é aveludada e dá vontade de ficar o dia todo passando a mão, amei! E que bom que a Editora Seguinte fez uma ótima escolha, por que as capas gringas são horrendas, aliás, amei a escolha de todas as cores da série.

Concluindo, Sarah ainda não me fisgou, mas os personagens coadjuvantes são uns fofos e por este motivo quero e preciso continuar a série. Eu sei que a história dela não acaba por aqui, Sarah ainda tem pelo menos umas duas ou três chances de me convencer. Eu confio sim, no amadurecimento da personagem, mas enquanto isso não acontece eu encontro vocês na próxima resenha do livro Dizem por Aí, que contará a história de Ashley.

60 comentários

  1. Adorei a resenha ^^ (como sempre) , eu já estava ansiosa para ler esse livro a um tempo, e sua resenha tirou todas as minhas dúvidas sobre ele :)

    Beijos :*
    http://colecionadoresdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oii!!
    Sua resenha foi ótima, já vi esse livro várias vezes, ele sempre chama minha atenção, mas ainda não comprei!! Esse ano minha meta ainda está quilométrica, mas quem sabe eu abra um espacinho para ele... rsrsr

    Bjoss,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que vai adorar Juh! =D
      Beijos Joi

      Excluir
  3. Oi, como está?
    Ótima resenha, mas ele é muito mulherzinha, nem dá para ler, hahahaha.
    A capa dele é sensacional!
    Beijos,

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo tudo bem? Realmente indico mais para mulheres/meninas, mas sempre tem algum rapaz curioso ^^ Joi

      Excluir
  4. Ainda não tinha ouvido falar *u* eu queeeeeeero ler, haha
    beijos
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hey Joi, amei a resenha. Bom, eu adoro suas resenhas por que todas as dúvidas que temos ao ler elas não sobra mais nada.

    Beijos~
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Joi, tudo bem?
    Adorei sua resenha! Estou super curiosa para ler essa série porque além dos livros serem lindos, parecem ser super legais.
    Faz um tempinho que não leio livros nesse estilo mais adolescente então quero matar a saudade...rsrs
    Você já tem todos os livros ou está comprando aos pouquinhos? Encontrei um kit com 4 no submarino mas achei muito caro :/.

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maiah eu só tenho o primeiro, mas vou comprar aos pouquinhos conforme for aparecendo as promos, o kit com todos achei caro mesmo! Comprei o primeiro por 9,90 ^^

      Beijos Joi

      Excluir
  7. Eu já ouvi muitos elogios à série, mas ainda não comprei porque tenho muita coisa pra ler e pouco dinheiro pra gastar. rs!
    Eu gosto do tema, do gênero, acho que são livros que combinam comigo. E mesmo vc não gostando quer continuar, então tô vendo que vale a pena. ;)
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Giulia é a tipica historia que você conhecer mas quer saber hahaha Beijos Joi

      Excluir
  8. Achei o livro realmente fraco. Não me prendeu através da resenha. Acho que poderia ser melhor, mas para as adolescentes que gostam, com certeza irão curtir.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um livro mais para adolescentes, mesmo assim curti ler ;) Joi

      Excluir
  9. Olá Joi, tudo bem???

    Eu tenho muita vontade de ler essa série... só ouço elogios mesmo com a antipatia que algumas pessoas tem pela imaturidade da protagonista desse livro... Eu sei o que o primeiro amor é capaz de causar... rsrsrsrs passei por isso... Pelas coisas que você apontou na resenha, fiquei ainda mais curiosa pelos acontecimentos... quando estamos iludidos por algo ou alguém... não enxergamos nada mais além... e infelizmente encontramos pessoas que podem abusar de nossa boa vontade e pisar em nosso coração... por sentir uma certa afinidade com o que ocorre com Sarah é que tenho vontade de ler esse livro... xero!!!!

    minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a sinceridade Diana, eu também passei por isso e parece que precisamos de uns tapas da vida para aprender.
      Obrigada pela visita, como sempre muito querida!
      Joi

      Excluir
  10. Tá. Vou te confessar que meu interesse nessa série é quase 0, na verdade pouco sabia a respeito. Apesar da proposta do livro ser muito interessante, falar sobre drogas, sexo, decepções e tal para outros jovens, meu interesse em um fuuutura leitura ainda é pouca :/

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostos de gostos né Sofia ^^ eu gostei da escrita da autora e também a maneira que a autora aborda, achei válido! Beijos Joi

      Excluir
  11. Olááá!
    joi do ceu, já vi tanta coisa dessa série. mas a cada resenha ou comentário que leio meu interesse vai diminuindo!
    mas volte e meia o livro me prende pelos secundários do que pela protagonista!! Espero qeu nas continuações você fique mais presa! :)

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lara querida!!!!!! Sim acho que a série vai me arrebatar pelos outros personagens apesar da Sarah ser a protagonista principal...bem sem muitos spoilers por aqui =) Beijos

      Excluir
  12. Olha, to numa vibe pra esse tipo de livro que não sei explicar, só sei que no momento leria.
    Adorei a resenha.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ei, Joi, tudo bem?

    Sabe que eu sou bem curiosa para ler essa série?? Mas ela é tão grande que me dá aquele desanimo, sabe? Ai acabo deixando passar =( O livro parece ser bem adolescente, né?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel tudo bem? é bem teen viu, mas os livros não são longos e a escrita ajuda então a série que é longa (6 livros) passa e tu bem vê! Beijos Joi

      Excluir
  14. Ainda não conhecia esse livro, mas pela sua resenha para ser aquele tipo de livro de adolescente, sabe? Não sei explicar ao certo, mas pelos temas abordados, parece ser assim. Eu gosto de livros assim e vou colocar mais esse na minha lista. :D

    Beijos
    http://www.garotaeseuslivros.com/
    https://www.youtube.com/user/anacrisinah <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bem teen Ana,eu achei bem divertido! Beijos Joi

      Excluir
  15. Olá Joi,

    Apesar das resenhas positivas que leio desse livro, não me desperta interesse, pois não faz meu estilo e vejo que não é tudo isso....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe acredito que não faz seu estilo mesmo Marco! Beijos Joi

      Excluir
  16. Oi Joi!
    Não conhecia o livro, a história parece interessante, mas não me interessou muito.
    Gostei bastante da sua resenha, muito bem embasada e explicada.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Li tudo bem? Obrigada! quem sabe um dia não rola uma oportunidade né? Beijos Joi

      Excluir
  17. Oi Joi, ótima resenha como sempre.
    Eu Eu gosto deste gênero, mas não sei o motivo, ainda não fui fisgada por esta série...
    Quem sabe no futuro?
    bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe? eu recomendo é bem gostosa e rapidinha de ler! Beijos Joi

      Excluir
  18. Eu não ando muito na vibe para livros jovens adultos (preciso me curar disso, eu sei rs) e se você não curtiu tanto a Sarah acho que vou deixar passar esse livro :/ Mas amei saber que ele tem presonagens secundários interessantes e vou ficar torcendo para que nos próximos volumes você se dê melhor com a Sarah! Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ticiiiiii pois é se tu não esta na vibe nem tenta, acompanha aqui as resenhas tem um personagem em especial que acho que tu vai amar <3

      Beijos Joi

      Excluir
  19. Hey!

    Já li várias resenhas dessa série, mas pra ser sincera nenhuma delas me deixou muito na vontade de ler. Sei lá, me parece tão comum, sabe? Sem graça kkkk mesmo que as pessoas elogiem e talz, não me animei. Eu já passei pela situação sim, e por isso peguei raiva de personagens do tipo, porque eu sei que é totalmente sem noção! Acho que teria uma raiva descomunal dessa Sarah, ia ficar até difícil me envolver na história.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo mas para mim foi uma fase importante por isso achei valida a leitura ^^
      Beijos Joi

      Excluir
  20. Estou louca por esse livro, e já faz um tempo. Todas as pessoas que eu conheço e leram essa série me falam coisas muito positivas, e eu estou muito curiosa para essa leitura!

    www.laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debs! é bem divertida a leitura sabe, e rápida isso ajuda muito! Acredito que vai gostar mas não espere nada complexo! Beijos Joi

      Excluir
  21. Nossa, sua resenha ficou bem completinha. *-*
    Li esse livro ano passado e adorei, estou ansiosa para a continuação! Que bom que já tem vários da série por aqui.
    bjs
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é ótima para distrair né? ela ganha neste quesito! Beijos Joi

      Excluir
  22. oi Joi, tenho muita vontade de ler essa série, parece ótima.
    E gosto de histórias que abordem esses tema, porque acho extremamente reais e possíveis de acontecer. Mesmo que a protagonista tenha te dado raiva, e acho que me daria também, sinto que eu conseguiria associa-la com várias amigas minhas e até eu mesma nessa fase. Infelizmente, muitas vezes amizades são deixadas de lado ou mesmo desfeitas por namoros/paqueras, e acho legal ver isso abordado.
    fiquei super curiosa para ler o livro. Confesso que antes das suas resenhas, pensava que era um YA fofinho, kkkk

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^^ exatamente Bru ainda tenho pessoas próximas que insistem no erro mas fazer o que né? Beijos Joi

      Excluir
  23. Olá Joi...
    Não conheço a série, mas fiquei bastante interessada depois de ler sua resenha!
    Gosto de histórias meio adolescentes, mas ao mesmo tempo elas podem ser cansativas, principalmente quando as personagens são inseguras e tals... Mas, de qualquer forma, vou me informar mais sobre a série e se consigo dar início à leitura e ver o que dá, hehehehe...

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que inicie Fer a série é teen mas aborda assuntos válidos ainda na nossa idade ^^ Joi

      Excluir
  24. Olá Joi, tudo bom?
    Ótima resenha!
    Essa série é praticamente a única do catálogo da seguinte que não me chamou muita atenção, a história parece render um bom filme, mas não é uma leitura que eu investiria.

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel tudo bem? realmente a série renderia uns bons filmezinhos teen ^^ Joi

      Excluir
  25. Oiee.

    Eu ainda não li nada da série, mas acredito que vou gostar se ler.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te influenciei positivamente! Beijos Joi

      Excluir
  26. Oi, Joi, tudo bem?
    Estou tentando loucamente começar a ler essa série, mas não sou muito fã do gênero, acredita? Tenho medo de me arrepender de comprar, já que tantos livros bons estão na minha lista!
    Mas, acho super interessante que a autora aborde assuntos assim no livro! Gosto de livros com pontos sérios, que fazem o leitor pensar!
    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro passa uma mensagem muito boa! a galera teen por exemplo tem muito a ganhar! Beijos Joi

      Excluir
  27. Oi, minha flor!
    Adorei sua resenha (isso não é novidade, haha). A série em si não me atrai, mas gostei da sua perspectiva sobre a história e a protagonista. Eu não tenho muita paciência com personagens que só conseguem pensar no romance deles, sabe? Eu mesma nunca fui assim. Afastar-se dos amigos é natural, pois dedicamos mais tempo ao namoro, mas falar apenas disso, pensar só nisso… Ah, já me deixa irritada (haha). Por isso, não lerei o livro, ainda que sua resenha tenha sido adorável. <3

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;) Obrigada Fran! Que bom que consegui passar a essência da historia! Beijos Joi

      Excluir
  28. Oi Joi, adorei a resenha! Ainda não tinha lido nenhuma sobre este livro, apesar dele ser bem conhecido. Porém, não sei se leria... Não parece fazer muito meu tipo. E só de ler a resenha já não gostei da Sarah, ela parece ser muuuito chata. Mas quem sabe com as suas próximas resenhas eu não me animo e até começo a leitura da série também?! Beijo!
    Jessica/ Entre Leitores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe? te aguardo nas próximas resenhas da série, quem sabe te convenço hahaha! Beijos Joi

      Excluir
  29. Oiii!!! Sabe que a Sarah me conquistou??? Não pelo livro, mas pela sua resenha. tenho problemas com meninas com pensamentos meios egoístas e bobos (meus pais se separaram, sou pobre, essas coisas), mas quando os pensamentos são egoístas por amor... sei lá, eu me identifico, ashuashua. Deve ser pq passei mt por isso. E passo ainda, eu acho. Mulher apaixonada é fodaaaaa.kkkkk. Mas enfim, não conhecia o livro e a sua resenha me conquistou, mesmo com a nota relativamente baixa seria um livro q eu leria com toda a certeza.
    beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Gih aguarde as próximas resenhas ^^

      Joi

      Excluir
  30. oi amada, parabéns pelo lindo cantinho!
    retribuindo a visita e aproveitando para curtir o face, seguir o blog e o google+
    passando para desejar excelente final de semana, com muita saúde, amor e paz
    bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dri, vou passar sempre por lá e retribuir. Beijos Joi

      Excluir