Espresso Fantasma é o romance de estreia do autor e influenciador literário Tiago Valente, lançado em 2024 pela Galera Record.
Ambientado em uma cafeteria temática de filmes de terror em São Paulo, o livro usa esse cenário aconchegante e cheio de referências pop como palco para uma história que mescla humor, afeto e um toque de mistério. A atmosfera cozy é um diferencial, você quase sente o cheiro do café, escuta o burburinho dos clientes e consegue imaginar cada cantinho do café.

Aliás, a atmosfera dessa história é muito coerente com a própria identidade do autor, que compartilha com seus seguidores vídeos e conteúdos sobre cultura pop, cafezinhos e receitas literárias.
O ponto inicial da trama é o relacionamento entre Renan e Gustavo, que administram a Espresso Fantasma. Tiago Valente constrói o casal aos poucos, revelando suas vulnerabilidades sem deixar de construir uma parceria que se sustenta tanto no cotidiano dos afazeres do café, quanto nos pequenos desafios que surgem ao longo da trama. Há um equilíbrio gostoso entre momentos de leveza e cenas mais íntimas, que fazem o romance crescer de forma natural, sem pressa.
Mas, embora o foco seja o romance, o livro traz um “soft mystery” que mantém a curiosidade acesa: segredos, intrigas e pequenas reviravoltas entram e saem da narrativa após frequentadores da cafeteria começam a desaparecer misteriosamente, mas por quê? Esse componente dá uma guinada na história.

Tiago Valente insere representatividade LGBTQIA+ com naturalidade, mostrando a importância de espaços seguros e de relações que validam identidades. A Espresso Fantasma funciona como refúgio, um lugar aconchegante para pessoas diferentes com histórias diversas, todas encontrando ali um lugar de afeto.
A escrita do autor é fluida e cativante, mesmo para um primeiro livro. Ela é pontuada por referências culturais que dialogam com o público jovem adulto sem excluir leitores de outras faixas. O humor aparece nos momentos certos, a sensibilidade guia as cenas mais íntimas e os diálogos soam autênticos, como uma conversa entre amigos.
A experiência de ler Espresso Fantasma foi aconchegante e divertida. Não foi sobre grandes tragédias e nem fui levada para grande reviravoltas, mas esse é o tipo de leitura que surpreende por conseguir conciliar pitadas de romance e investigação, sem deixar de lado o contexto e a diversidade. Ao final eu tenho certeza que você vai se apegar a essa cafeteria e a esse grupo de amigos.

- Espresso Fantasma
- Autor: Tiago Valente
- Tradução: -
- Ano: 2024
- Editora: Galera Record
- Páginas: 238
- Amazon


