O Iluminado - Crítica

The Shining

Lançamento: 23 de maio de 1980
Com: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd.
Gênero: Suspense, Terror

Eu sou uma grande fã do gênero, suspense – terror – horror, sempre fui. Desde filmes, livros, seriados...tudo! E nessa semana de Halloween, fiquei bem indecisa sobre quais filmes/livros eu iria resenhar, é que são tantas paixões!

Por fim, decidi que este clássico dos filmes de terror merecia aparecer por aqui. Me espanto com a quantidade de pessoas que nunca assistiram ao “O Iluminado”. Claro que muitas pessoas não curtem o gênero, OK, mas muitas pessoas que curtem, também não o assistiram.  Pois bem, vou iniciar dando pinceladas sobre a história, e depois conto algumas curiosidades.

O filme começa, com os donos do Hotel Overlook convidando Jack Torrence (Jack Nicholson) para passar a temporada de inverno como caseiro. Ele deveria mudar-se com toda a sua família para lá, porém, ciente de que “coisas estranhas” já foram relatadas por lá. E uma vez que o inverno chegar, o contato com o mundo exterior ficaria extremamente complicado, já que  o fictício hotel, fica no isolado rochedo do Colorado.


Jack é um aspirante a escritor, e alcoólatra em recuperação (no passado acidentalmente quebrou o braço do seu filho de 5 anos Danny (Danny Lloyd) e perdeu o emprego de professor), e aceita a proposta... O que poderia dar errado? Tudo que ele deveria fazer era cuidar do lugar, teria muita paz e silêncio na vastidão do local, e assim escrever muito. Desta forma, Jack, Wendy Torrance (Shelley Duvall) e Danny, partem para sua nova residência.

Danny é um menino quieto e tranquilo que esconde um terrível segredo dos pais. Ele tem a habilidade ler mentes e ter premonições. No hotel, ele conhece o chefe de cozinha Dick Hallorann (Scatman Crothers), que também tem habilidades psíquicas, e surpreende Danny convidado-o para tomar um sorvete.. telepaticamente! Dick avisa Danny que coisas ruins podem acontecer no hotel, e que ele deve ser cuidadoso. Após isso, a família Torrance inicia, sozinha, sua longa e solitária, jornada pelo rigoroso inverno nas montanhas.


No início, tudo corre bem para a família, Jack está evoluindo na escrita, Wendy está feliz com a quantidade de comida disponível na dispensa... mas aos poucos o pequeno Danny, começa a perceber os horrores que aconteceram no hotel no passado, e não consegue mais ter paz. O espírito de do antigo zelador (Delbert Grady) ainda ronda pelos corredores do hotel, após todas as atrocidades que ele cometeu. Não se contentando em atormentar apenas Danny, o espírito passa para Jack. Contudo, Jack já tem um passado em que ele próprio fez coisas ruins, e a maneira com que o espírito consegue atingi-lo é muito diferente do que com Danny. Jack simplesmente perde todo o controle e passa a atormentar a sua família.

Não vou contar mais nada da história, pois não teria graça, sei que muitos ainda não viram! Mas tem alguns pontos que eu quero destacar. A atuação de Jack é simplesmente... não sei nem que palavras escrever, mas usem as que considerarem de maior poder de elogio! O cara é demais gente! A evolução do personagem é algo incrível de se ver.

A atuação do Danny também é notável. Ele faz caras de pavor bem convincentes! Igualmente as gêmeas macabras. A história é baseada no best-seller de Stephen King e foi lançado em 1977. Stanley Kubrick, diretor do filme, ligava no meio da noite para o Stephen, para fazer perguntas filosóficas do tipo “Você acredita em Deus?”. Os donos do hotel onde o filme foi gravado, pediu para que o número do quarto fosse mudado no filme, de 217 para 237, pois nenhum cliente iria querer esse quarto após o filme (coisas bem tensas acontecem nesse quarto). E por fim, quando Jack estava falando com o “espírito” eles colocavam um espelho para ajudar nas gravações.

Pois bem! Quem ainda não curtiu esse filme/livro, espero que aproveitem essa época macabra do ano para assistirem. É um clássico tanto do cinema, como da literatura, que merece ser repassada! Ah...assistam acompanhados, só por precaução!

XO,
Scary Halloween!

24 comentários

  1. Nunca assisti ao filme, pois eu sou medrosa. Porém, o filme deve ser ótimo, e para quem não é medroso como eu, é uma ótima sugestão.

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não vi Ray mas espero ver aproveitando o clima! Beijos Joi

      Excluir
  2. Ainda não assisti ao filme, mas confesso que tenho muita curiosidade de assistir. O filme parece ser excelente também.
    Excelente dica.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um clássico, mas me envergonho de não ter visto ainda =x Beijos Joi

      Excluir
  3. EU AMO ESSE FILME, e ainda dizem que não é tão bom como o livro. Preciso ir logo tomar vergonha na cara e ler King logo.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, já ouvi que o livro é muito melhor e que o próprio King não curtiu muito o filme =/

      Excluir
  4. Jura que tanta gente assim nunca assistiu?? Mas esse filme é um clássico! D: Adorei sua resenha, é uma história maravilhosa mesmo, um terror e tanto! :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Vem conferir o Especial de Halloween que tá rolando no blog!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu fiquei muito interessada HAHAHAHHAH. Muito meeeeesmo *_* A resenha do filme me instigou á querer ver, ehehehehhe! :)


    Beeijos ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Menina, sou dessas que gosta de terror e nunca viu esse filme! kkk
    Nem tinha lido nada sobre, gostei muito da história, bem tenso! E essas fotos D: Vou procurar o livro tbm!
    Beijos, ótima dica!
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Garota fiquei cm medo sód e ver as fotos kkk' ele já tem cara de maniaco, sorriso de maniaco kk' #Armaria, eu até assistiria com as amigas ou com meu pai que sempre acaba em gargalhadas as piores partes :)

    Dá uma olhada na resenha que fiz do livro A Bandeja
    http://www.byanak.com.br/2014/08/despertar-bandeja-lycia-barros.html

    ResponderExcluir
  8. Ai Lili ... Eu ainda estou no time dos que nunca assistiram esse filme, mas espero mudar isso logo logo !!! Dia 31 está logo ali e eu já reservei O Iluminado para assistir, assisto alguns filmes de terror todo dia 31, virou tradição já, rsrsrsr, e esse ano eu "mato" esse filme, hehehe
    Não conhecia as curiosidades, e confesso que ri um pouquinho com aquela que disse que o diretor ligava no meio da noite para o Stephen, já pensou isso ???

    AMEI a resenha !!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já viu Bel? eu ainda não! A lili vai nos matar hahaha!

      Excluir
  9. Lili-flor,
    Ótima escolha! Assisti várias vezes O Iluminado, quando ainda era em duas fitas VHS. A primeira fita, lembro, não trazia nada muito atemorizante. Na verdade, ela era meio parada, revelando mais da vida dos personagens. Dizem que o livro é assim também… S. King utiliza grande parte do livro para envolver o leitor com as problemáticas da família. Na segunda fita VHS, meeeeu Deus. Era uma cena mais macabra que a outra, haha. Um ritmo alucinante que desafiava o espectador… Eu concordo com tudo o que você disse. É um filme formidável! Eu não li o livro, mas agora que foi lançada a sequência dele fico muito curiosa. O que será que aconteceria com a família depois deste hotel? (rs)
    Beijos, flor!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frannn é a Joi aqui! Posso te adiantar uma coisa, a Lili quase surtou quando viu Dr Sono na feira do livro esta semana hahaha

      Excluir
  10. Oi Lili!
    Eu também gosto muito de O Iluminado. Para mim é um dos maiores filmes de terror de todos os tempos. Mas eu tenho uma curiosidade extra para você: sabia que o Stephen King detesta o filme? Ele acha que a essência do livro se perdeu completamente. Até concordo com o autor. Como adaptação ele deixa bastante a desejar, mas é um ótimo filme.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabia desta curiosidade tbm Mari, mas para ter uma opinião melhor sobre isso teria q ler e assistir o filme para compara-los, infelizmente não é algo que possa fazer agora hehee

      Beijos e Obrigada por sua visita!
      Joi

      Excluir
  11. Oi Lili tudo bem??

    Ah esse filme é um clássico!! Adoro O Iluminado, fazia muitos anos que tinha assistido, mas recentemente assisti com o namorado e realmente, adoro esse filme! Uma pena o Stephen King não ter gostado! Ainda não li o livro, mas pretendo, e agora com o lançamento da continuação parece uma boa pedida!

    Ótima resenha, muito bom falar de filmes clássicos, até pra quem não assistiu ainda se interessar!

    Beijos!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas Caah pretendo ler o livro em breve! Beijos Joi

      Excluir
  12. Eu já perdi a conta de quantos vezes eu vi esse filme, é um clássico que todos os fãs do gênero deveriam ver. É simplesmente incrível.
    Ótima resenha, e espero que mais pessoas se interessem em ver esse belo clássico.

    www.lostgirlygirl.com
    bjos

    ResponderExcluir