Resenha: Doutor Sono

Título Original: Dr. Sleep
Autor: Stephen King
Ano: 2014
Editora: Suma de Letras
Páginas: 480
Compre aqui

Quando garanti o meu exemplar de “Doutor Sono” antes da data de estreia, na feira do livro de Porto Alegre, nem acreditei. Vi aquela capa de longe, no meio de diversos livros, e quase não aguentei, na verdade, não aguentei mesmo! Dei um grito de felicidade! Com a continuação de “O Iluminado” em mãos, só o que eu queria era que me deixassem quieta no meu canto! Iniciei a história de Stephen, sabendo que algo grandioso estaria por vir, e obviamente (estamos falando de Stephen King pessoal!), estava certa.

O livro inicia narrando os anos subsequentes da vida de Danny Torrance, a tragédia do Hotel Overlook. O pequeno Danny é cheio de medos, e obviamente, diariamente ainda leva muito do Hotel Overlook consigo. Quando o medo parece tomar conta de tudo, e cada vez mais distante da mãe, Danny chama seu amigo do Overlook, Dick. O amigo ajudou Danny a pensar com clareza sobre fatos, que apenas os dois conheciam a sabiam ser reais. E mais importante que isso, ensinou Danny como deixar coisas indesejáveis, “trancadas” nos locais obscuros de sua mente.

Dan torna-se um homem de meia idade. E com o tempo, ele começa a perceber que a melhor maneira de esconder as coisas que ele não quer ver, antes que elas aconteçam, efetivamente, é bebendo. Tudo o que ele mais detestava no pai, está agora impregnado nele. Sem nada importante na vida, Dan passa de emprego em emprego, sem nunca permanecer muito tempo em nenhum lugar. Até um dia, após amanhecer na casa de uma desconhecida, vê que ali há um bebê, acordado, sozinho e muito próximo as drogas que eles usaram na noite passada. Ele tira o pó do alcance da criança mas rouba dinheiro da mãe, e vai embora. Deixando-o sozinho, à própria sorte.

Esse fato consome Dan e ele percebe que se não der um basta, nada de bom acontecerá com ele, nem com as pessoas que o cercam. Assim, Dan embarca em uma viagem sem rumo, para um lugar completamente desconhecido e novo, um recomeço. Ele chega a pequena cidade de Frazier, New Hampshire, lugar sem nada de interessante que despertasse o seu interesse, com exceção do mini trem. Nesta cidade ele inicia a batalha contra o seu vício, ao conhecer Billy, o responsável pelo mini trem e ambos tornam-se ótimos amigos.

Abra Stone é uma menina de 12 anos, que mora em uma cidade próxima a Frazier. Assim como Dan, a infância da menina foi conturbada e cheia de percalços por conta da iluminação. Porém, o poder que corre nas veias de Abra é ainda maior que o que o pequeno Danny tinha. Certo dia, Abra entra em contato mental com Dan, ambos ficam conectados e tornam-se amigos, diante da similaridade de suas mentes. Mas ela descobre, da pior maneira possível, que nem todos que possuem a iluminação, são pessoas boas, e acaba entrando em contato com uma das piores pessoas possíveis. Rose, a Cartola.

Rose é a líder de um grupo chamado O Verdadeiro Nó, eles andam por todo o país atrás de jovens com qualquer grau de iluminação, sequestram-nos, torturam-nos e alimentam-se do vapor exalado por estas crianças enquanto morrem. Abra, vê tudo isso de dentro da cabeça de Rose, porém, Rose também consegue ver a de Abra. Rose não vai medir esforços até encontrar a jovem. Abra, desesperada, em um primeiro momento acha que está sem saída. Até que se lembra de alguém que entenderá exatamente o que ela está passando. Dan.

"Tirou a mão de debaixo dos edredons. Por um instante, deixou-a apenas parada no ar frio, depois ele sentiu a mão dela - pequena, quente - tocar na sua. - Abra."

Não vou contar mais nada desta história. Fiquem tranquilos, pois não contei nenhum spoiler! Após contar tudo isso, o principal, e todos os detalhes ficaram intactos! Assim, vocês podem notar a complexidade desta obra de suspense e terror de King. O mestre do gênero, não escreveu este livro apenas para dar um final para a incrível história de “O Iluminado”, ele realmente tinha uma incrível história para ser contada, e a contou, com maestria, como sempre.

"No quarto de Rose. Na cabeça de Rose. Em vez de ser a invasora, Rose havia sido invadida. (SAI SAI SAI SAI)."

E o que dizer sobre Rose, a Cartola? É uma típica vilã bitch maléfica, até o último fio de cabelo, ela não se importa com nada, a não ser colocar as mãos na pobre Abra, e dar um fim à garota, que em diversas ocasiões demonstrou um poder tão grande, que pode se igualar, ou até mesmo ultrapassar o da própria Rose. Mas ela é apenas uma garotinha, como conseguiria derrota-la?

Um detalhe muito importante, e que eu resolvi deixar de fora da resenha, é com relação ao nome do livro “Dr. Sono”. Tem um motivo muito legal e especial por trás disso, é interessante que o leitor descubra isso sozinho, pois tem total ligação com a iluminação de Dan, e das pessoas que ele pode ajudar, em um momento em que ninguém mais pode. 

Adorei a maneira que King vai narrando a vida de Dan desde os acontecimentos pós Overlook, até conhecer Abra. Toda a tristeza e dificuldade que ele passa, não é algo que esperamos encontrar na vida de alguém que já passou por tantas coisas na infância. Mas estamos falando de King, então não poderia ser diferente, ele amarrou tão bem, ambas histórias que logo notamos, que Dan passou sua vida inteira se preparando para tudo que tem que passar em Dr. Sono. Aproveitem essa leitura eletrizante, e se você já leu esta história, deixe aqui nos comentários a sua opinião! 

Enjoy!
XO!

34 comentários

  1. Quero muuuuito ler!
    Na verdade ainda nem li O Iluminado, mas amo o filme!
    Beijos, Ana do dia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Esse livro é incrível. Uma continuação que precisava ser contada. Valeu muito a pena a leitura! Corre pra ler! Bj

      Excluir
  2. Comprei a pouco esse livro, e não consegui ler até agora.
    Mas é o próximo que pegarei <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabe! Nossa, precisa ler o quanto antes! Muito bom! bj

      Excluir
  3. Ainda não li nenhum livro do Stephen King e não sei dizer o motivo, mas a sua resenha me convenceu demais. Você escreve muito bem <3

    http://nikysecrets.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nic! Que bom que minha resenha fez você dar uma chance ao SK. Ele é demais!
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi, Lili! Tudo bom?
    Adoro a capa desse livro, de verdade, e adorei também o número de páginas, porque o que eu tenho aqui, IT, A Coisa, tem mais de mil páginas, mimimi! Rolando a página para vir aqui comentar, dei uma olhada nas imagens que você colocou na resenha e confesso que achei elas lindas!
    Uau, fiquei triste ao ler que todos esses traumas levaram Dan a ter uma vida sem rumo, e o pior, regada na bebida, acho que não tem coisa pior, e ele parece carregar cada vez mais coisas, conforme os dias passam e ele faz mais burrada [desculpa pela expressão]. O livro me parece ser ótimo, é claro, e com a resenha já fiquei ansiosa, imagina durante a leitura. Lá vou eu colocar na minha lista do Skoob!

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Sim, a capa e essas imagens são incríveis, eu adorei também! Quando comprei fiquei um tempão olhando, sem entender, depois com a leitura entendi o significado... daí a coisa ficou tensa! Hahaha! Livro muiitooo bom!!!!Que bom que gostou da resenha! Beijos!

      Excluir
  5. Sempre me dizem pra ler esse autor, mas simplesmente não faz o meu estilo, pelo menos não tanto quanto eu gostaria que fizesse.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora! Sim, é um gênero muito especifico né? Ou gosta ou não! Beijos

      Excluir
  6. Oiee ^^
    Acredita que eu nunca li nada do King? Não só por ser medrosa e fugir dos livros de terror e suspense, mas também porque não consigo ficar curiosa o suficiente para comprar os livros dele e ler, por mais que os leitores amem tanto a escrita do autor e sempre elogiem :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh! Pois é, questão de estilo e gosto mesmo né. Uns amam, outros detestam o gênero! Mas é boa essa diversidade! =)

      Excluir
  7. Meu deus, os livros do sk são sempre cheios de reviravoltas, né? Uma coisa atrás da outra, você fica extasiado. Adoreeei a resenha, quero muito mesmo ler esse livro também!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "O duque e eu", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Sim, muitaass reviravoltas, quando tu pensa: é, agora deu.. Acontecem mais milhão de coisas! Esse livro é demais de bom!
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi Lili, eu sou apaixonada pelas obras do King, apesar que falta eu ler muuuuitas ainda! Ainda quero todos os livros dele haha! Ainda não li Doutor Sono, mas quero muito, assim como O Iluminado.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Két! É que tem muitooos livros né? E um melhor que o outro! haha! Eu também, ainda quero ler muito SK! Beijos!

      Excluir
  9. Oi Lili, tudo bem?

    Eu já li alguma coisa sobre este livro, mas essa é a primeira resenha que leio. Stephen King é um grande autor, mas até hoje eu só li um livro dele que adorei. Doutor Sono parece ser um livro ótimo que prende o leitor e espero poder ler em breve.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Assim que puder, lê, por que vale muito a pena. É um livro incrível, que prende muito! Bjs

      Excluir
  10. Oi Lili,
    Que resenha ótima!
    Eu sempre quis ler o primeiro, acredite até meus pais já assistiram o filme e eu nunca haha

    Eu acho que pesquei aqui o porquê do nome do Doutor Sono, se for o que pensei achei interessante.

    bjs e tenha uma ótima quinta!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana! Que bom que tu gostou da resenha! Eu amei escrever ela! Quando gostamos muito de um livro, queremos escrever sem para né??? O porquê do nome é muito interessante! Adorei!
      Beijos!

      Excluir
  11. Amiga primeiramente quero te pedir MILHÕES de desculpas por não ter passado aqui no seu blog antes viu? É que eu estava dodói e não estava nem podendo levantar da cama direito, por isso, estou vindo só agora, mas mesmo assim lendo a sua resenha achei bastante interessante, até porque eu tenho visto muita gente falando desses livros do autor e não conheço nenhum. Mas tipo, ele é famoso por escrever livros de terror né? Eu já não curto muito o gênero, embora a história de seus livros sejam bem interessantes. Antigamente eu não tinha medo de filmes de terror por exemplo e hoje em dia sou extremamente medrosa hahahaha...Mas mesmo assim eu acho que o autor é bastante talentoso e sua resenha mostra isso, porque a história me chamou muita atenção. Não o leria...sinceramente, mas por tudo que você contou e ainda depois de ter favoritado o livro, só tenho que te dar os parabéns, porque vc concluiu a resenha com uma perfeição que nem sei explicar. Adoro tudo que vc faz. PARABÉNS amiga e muito sucesso pra vc viu?

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvana! Que bom que pode passar por aqui! Sim, SK, escreve basicamente suspenses e terror, que por sinal o faz com maestria! Que bom que gostastes da resenha! Fico feliz!
      Bj!

      Excluir
  12. Oi Lili tudo bom?
    Ai eu fico com medo de ler esse livro, O Iluminado é tão icone pra mim que fiquei com medo até de comprar. Ai nem sei o que faço mais


    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah! Sim Telemaco, SK consegue colocar muito medo na galera! Mas eu adoro os livros dele, e a maneira como ele escreve! Eu se fosse você, leria hein, muito bom!

      Excluir
  13. Hey Lili, tudo bem?

    Algumas pessoas já me jogaram pedras por isso, mas eu não sou muito fã de SK. Contudo, gosto do suspense que o autor cria no ápice de suas cenas e isso é um talento que poucos autores possuem. Vi recentemente que a Suma está lançando um Box com O Iluminado e Dr. Sono, por isso acho que irei comprar e darei mais uma chance ao autor. ^_^ Adorei a resenha e fiquei curioso para com Rose e o pessoal do Verdadeiro Nó.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus! Bá eu sou muito fã do cara! Mas claro, cada um tem o seu gosto, e espero que ele entre para os teus favoritos também!
      Abraço!

      Excluir
  14. Oi Lili,
    Estou aqui,entre o vai e não vai,eu não gostei muito do livro O iluminado,achei meio sem graças em algumas partes.
    Mas pelo que li,Dr. sono,parece ser melhor,e estou ansiosa para ler *--*
    Amei muito,muito mesmo sua resenha.
    Beijos

    Cantinho da Bruna | @cantinhodabruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, eu amei Dr Sono, assim como outros diversos título de SK. Dr Sono definitivamente esta entre os meus favoritos! Vale a pena a leitura! bjbj

      Excluir
  15. Oiii! Ai, que legal, você é fã do Stephen King!
    Não li "O Iluminado" porque morro de medo dessas coisas, mas essa continuação tem um título muito instigante e convidativo! Bjo!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tici! Sim sou moito fã do SK, ele sabe como dar um suspense perfeito, com reviravoltas intensas e inesperadas! Incrível demais!

      Excluir
  16. Oi Lili,
    Comprei esse livro no finalzinho do ano passado (e ele só chegou no final de janeiro) estou com muita vontade de ler ele, mas antes quero reler O Iluminado e espero que Doutor Sono seja tão incrível quanto seu antecessor...
    Longos dias e belas noites pra ti!

    http://leitorantissocial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudi! Bá o livro é incrível! Eu amo SK, e se tu gosta também, vai adorar Dr Sono.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  17. Adoro Stephen King e este livro já está me aguardando em minha estante. Ótima resenha. Beijos!
    Michelle
    www.livrosemarshmallows.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele, Obrigada pela visista!
      Otima leitura Viu?! bj

      Excluir