Resenha: Garota Exemplar

Título Original: Gone Gilr
Autora: Gillian Flynn
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Páginas: 448
Compre aqui

Antes de Garota Exemplar ser disponibilizado nas prateleiras das livrarias brasileiras, eu já havia escutado um certo burburinho com relação ao livro. Diversos comentários positivos e muitos vídeos de canais gringos comentando sobre o mesmo me deixaram muito animada e ansiosa pela leitura. 

Infelizmente demorei muito para conferir com meus próprios olhos a conturbada história criada pela talentosa autora Gillian Flynn. Apesar de minha demora e lerdeza (acreditem quando digo que leio muito devagar, rsrs) devo dizer, aqui e agora, que minha espera valeu a pena, e que por causa desse livro já adicionei em minha listinha de futuras aquisições (que de pequena não tem nada) vários outros livros da autora. 

“No que você está pensando, Amy? A pergunta que eu fiz com maior frequência durante nosso casamento, embora não em voz alta, não à pessoa que poderia responder.”

Garota Exemplar possui um início misterioso e intrigante. No dia do quinto aniversário de casamento do casal Dunne, a esposa, Amy, desaparece. O marido, Nick Dunne, passou a manhã inteira fora de casa, em seu período longe da esposa ele passa pela praia da cidade, onde fica por algumas horas e em seguida se dirige até o bar que cuida juntamente com sua irmã. Enquanto conversava com sua irmã gêmea, Nick recebe uma ligação de um dos vizinhos do casal, este comenta que a porta da frente da casa está aberta. Por causa desta ligação Nick volta para casa. Mal sabia ele que este seria o início de vários dias estressantes, revoltantes e reveladores. 



Ao chegar em casa Nick encontra seu gato sentado preguiçosamente nos degraus que levavam à entrada da residência, esse simples fato já era estranho pois o casal evitava deixar que o gato saísse de casa. Ao entrar ele percebe que sua sala fora revirada, a mesa de centro estava quebrada e um móvel estava virado para baixo, demonstrando que uma briga possivelmente ocorreu. Nick chama por sua esposa diversas vezes mas a mesma não responde. Ele vasculha pela casa tentando encontrar Amy, ou algum vestígio da esposa mas não encontra nada, sem opções, tudo que lhe resta é chamar a polícia para observar o local. Os policiais chegam minutos depois e iniciam uma investigação pela casa. Para sua surpresa eles encontram perdido em meio ao closet do casal uma pista. A pista número um ...

“Teoricamente devemos buscar apoio do nosso cônjuge em momentos difíceis, mas Nick parece ter se afastado ainda mais. Ele é um filhinho da mamãe cuja mãe morreu. Ele não quer nada comigo.”

Observando o caso por esses aspectos já podemos perceber o quanto os policiais e o próprio Nick ficaram instigados com a situação, mas é com o aparecimento deste primeiro envelope (o envelope na cor azul Amy) que os policiais se deparam com uma incógnita em meio as investigações. Quando neste mundo, em meio a um desaparecimento, alguém poderia imaginar encontrar a primeira pista para resolver o mistério?! Acontece que o casal, ou melhor, Amy, havia criado uma tradição para os aniversários de casamento. Neste dia especial ela realizava uma caça ao tesouro, onde Nick deveria encontrar as pistas que o levariam até o seu presente. A cada ano o presente deveria seguir o “tema” do aniversário de casamento. No primeiro ano foi papel, no quinto deveria ser madeira. A partir deste ponto diversas buscas se iniciam, diversas perguntas procuram por respostas e nós somos inseridos aos dois lados da moeda. A todo momento nos perguntamos o que aconteceu com Amy, Nick possui ou não culpa no cartório, qual lado da história nos mostra a verdade ou pelo menos uma parte dela?

Tenho que dizer que a autora acertou em cheio quando optou por intercalar os pontos de vista de Nick com os de Amy, mas o toque especial, a sacada de gênio está na inserção de trechos do diário de Amy. Com o diário nós observamos o lado da esposa, conhecemos o seu dia à dia, compreendemos a história do casal. Durante grande parte do livro, que foi dividido em três partes, somos manipulados pela autora e por um certo personagem, somos levados a acreditar em algo que não existe, ou que é levemente baseado em fatos reais. Porém depois de certo ponto, em certa altura do livro, conhecemos a verdade, e compreendemos alguns motivos, alguns sentimentos e o mais importante: entramos na cabeça de Amy. 

“Você não está saindo com uma mulher, você está saindo com uma mulher que viu filmes demais escritos por homens socialmente estranhos que gostariam de acreditar que esse tipo de mulher existe e poderia beijá-los.”

Apesar de tudo o que acontece e nos é apresentado durante todo o livro. Considerando todos os detalhes, informações, razões e os pensamentos de cada personagem, a minha preferida logo de cara foi a Amy! Ela é muito inteligente, tem um cérebro que não para por um minuto sequer, é talentosa, hábil, manipuladora e extremamente disciplinada. Ela me encantou desde o início com seus trechos de diário, mas no momento em que eu descobri a verdadeira face da personagem eu me apaixonei ainda mais. Eu sei que o que ela fez foi extremamente errado (quem já assistiu ao filme ou leu o livro sabe), mas apesar de tudo o que ela causou, eu ainda a considero minha personagem preferida. Desculpe Nick, mas seu jeito meio tapado, suas risadinhas e seus pensamentos não conseguiram me convencer, dessa vez eu vou ter que ficar do lado da Amy, rsrs.


Outra coisa que eu preciso (na verdade, quero muito) destacar com relação ao exemplar físico, algo que faço pouquíssimo em minhas resenhas, é a folha utilizada para a impressão. Isso mesmo, você não leu errado, eu estou elogiando o papel que a editora utilizou na impressão do livro! Eu nunca comprei um livro que utilizasse esse tipo de papel, mas no momento em que virei a primeira página eu sabia que ele merecia um destaque especial. A escolha de um papel diferente, com uma textura diversificada que proporciona um toque totalmente diversificado daquele que estamos acostumados a observar em outros livros, demonstra o cuidado e apreço da editora pela obra que estava em suas mãos. A formatação do livro também está ótima, eu não encontrei nenhum erro ortográfico (se existem eles passaram batidos), também gostei muito da fonte utilizada. A editora está de parabéns.

“Não tenho mais nada a acrescentar. Só queria garantir que eu tivesse a última palavra. Acho que fiz por merecer.”

Por fim tenho que comentar o único ponto baixo de minha leitura, ponto este que não tem nada a ver com o livro em si, mas com sua adaptação cinematográfica. Se vocês quiserem, podem conferir a resenha que a Lili fez do filme Garota Exemplar nesse link aqui. Como eu comentei no começo da resenha, eu demorei para realizar a leitura desse livro, por esse motivo acabei assistindo a adaptação antes de conferir o livro. Esse simples fato tirou grande parte do brilho e da graça da história. Eu já conhecia o final, já tinha desvendado o mistério, e isso tirou um lado importantíssimo do livro, um mérito da autora. É claro que o livro contém mais detalhes e informações por isso a leitura não foi em vão (e nunca será, em nenhum caso), porém meu conselho para aqueles que ainda não assistiram ao filme e também não leram o livro é: leiam primeiro, garanto que a experiência será ótima já que o livro não peca em momento algum. Não estou dizendo que o filme tenha pecado, ou que eu tenha algo a criticar, mas é sempre mais interessante conferir o livro primeiro não é mesmo?

48 comentários

  1. Ler o livro primeiro, definitivamente, é a melhor escolher hahaha
    Principalmente numa história assim, com um só mistério a ser desvendado, que o filme, mesmo sendo ótimo, sintetizou tudo para uma só motivação. O livro tem mais detalhes, mas, no fim das contas, nenhum dos dois peca. Foi engraçado ver a reação das pessoas no cinema quando a reviravolta acontece haha Ler o livro antes tem lá seus méritos.
    Abraços ;)
    armadaescrita.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo bem ???
      Sabe, eu sempre apoio que se leia o livro primeiro, mas sei que as vezes não dá certo pois temos muito livros para ler, ou a vontade de assistir ao filme é muito grande e não queremos esperar. Mas tem alguns livros, como o Garota Exemplar, que vale muito a pena ler o livro primeiro, mesmo que a gente tenha que esperar para assistir ao filme. Uma vez que a gente sabe do mistério o livro perde um pouco do brilho ... :/
      Infelizmente eu não tive a oportunidade de assistir ao filme no cinema, mas quando eu assisti fiquei toda boba com aquela reviravolta toda !!!

      Beijinhos

      Excluir
  2. Oi!
    Já li e gostei bastante de Garota exemplar, Amy é uma personagem muito peculiar e intrigante. Amei a leitura.
    Abraços
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme, tudo bem ???
      Fico feliz de saber que já leu o livro, e mais feliz ainda em saber que gostou da leitura !!!
      A Amy realmente é muito intrigante, mas considerando todos os personagens que a gente conhece no livro, ela é a minha preferida !!! :D

      Beijinhos

      Excluir
  3. Eu li o livro primeiro ainda bem. O livro é bem melhor. Eu diferente de você não consegui gostar da Amy. Mesmo quando estava em duvida sobre quem era o mentiroso da história eu estava do lado do Nick.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, tudo bem ???
      Eu não consegui ler o livro primeiro, mas tenho certeza de que deve ser bem melhor. Apesar de ter gostado muito do livro eu tenho certeza de que iria gostar muito mais se não tivesse descoberto o mistério antes ...
      Acho legal como o livro nos faz meio que escolher um lado né !!! A minha mãe, por exemplo, também ficou mais para o lado do Nick do que da Amy !!!

      Beijinhos

      Excluir
  4. Também já tenho um bom tempo ouvindo falar do livro, fiquei com um pouco de vontade de ler para assistir o filme, mas nem sei dizer o porquê ainda não li e nem assisti. Com o passar do tempo fui perdendo o interesse. Mas imagino que a leitura seja bem instigante.

    Beijos,
    Bibliotecando com a Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, tudo bem contigo ???
      Que pena que foi perdendo o interesse pelo livro flor, mas espero que consiga realizar a leitura. Te garanto que o livro é ótimo, realmente muito instigante, te deixa louco para saber o que aconteceu !!!

      Beijinhos

      Excluir
  5. Sempre é melhor ler o livro primeiro, antes de assistir ao filme. Sempre é melhor, mas nem sempre é possível fazermos nesta ordem.
    Eu nem sei te explicar o motivo, mas até o momento não senti vontade de ler o livro e nem mesmo de assistir ao filme. Se bem que sua resenha é a primeira que conseguiu me despertar certa curiosidade. Por isso, vou colocar na lista. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia, tudo bem ???
      Fiquei feliz de saber que a minha resenha te deixou mais curiosa com relação ao livro. Espero que consiga realizar a leitura, garanto que essa história não vai te desapontar !!!

      Beijinhos

      Excluir
  6. Garota Exemplar é absolutamente genial. Foi o livro que estabeleceu um padrão extremamente alto para qualquer outro livro do genero (e geralmente acabo me decepcionando).
    Uma pena que vc assistiu o filme antes. Como vc disse, saber qual era o mistério deve ter tirado mesmo um pouco do brilho da estória.
    Eu assisti o filme algumas semanas atrás e estou louco para reler o livro.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre, tudo bem contigo ???
      Você disse tudo, na verdade você disse a frase que eu uso quando estou tentando convencer alguém a ler esse livro, rsrsrs. Garota Exemplar é absolutamente genial, um livro muito, muito bom !!!
      Pois é, infelizmente eu assisti ao filme primeiro, por isso o livro perdeu um pouco aquela emoção que eu tenho certeza que teria se não tivesse assistido ao filme antes. Mas mesmo assim gostei muito do livro, possuí muito mais detalhes e motivos !!! :D

      Beijinhos

      Excluir
  7. Olá,
    Desde que me deram um spoiler imenso desse livro, eu perdi a vontade de ler a obra. O que é péssimo, já que todos falam exageradamente bem do livro. Mas a informação que recebi tornaria a leitura sem graça, por isso quero ler outro livro da autora.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês, tudo bem contigo ???
      Eu imagino como deve ser isso. Já desanimei com várias leituras e filme por causa de spoilers, quando é alguma coisa pequena ainda vai, mas quando é uma informação importante ela tira um pouco do brilho e da graça da história.
      Espero que consiga ler outro livro da autora, se forem tão bons quanto esse tenho certeza de que valem muito a pena !!!

      Beijinhos

      Excluir
  8. Oiii, tudo bem,?
    Primeiro tenho que elogiar vc. QUE RESENHA LINDAAAA.
    Meu amigo leu o livro e acho que na metade ele desistiu, ficou um mês sem ler, mas depois retomou a leitura e me disse que eu não iria acreditar no final. CURIOSAAAAA.
    Eu não assisti o filme, pois quero ler, mas ouvi muitas criticas negativas a respeito do filme.
    Adoro um livro com mistério. Adoreiiii sua resenha, de verdade.
    Também amo capitulos intercalados.

    Beijos

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo bem ???
      Fico feliz de saber que gostou da resenha, saber que vocês gostam das minhas resenhas só me deixa mais animada por fazer parte do time do Estante e cheia de ideias para trazer mais novidades por aqui !!!
      Eu não achei o filme ruim não flor, é claro que eles cortaram vários detalhes da história, mas acho que fizeram um bom trabalho. Eles conseguiram manter bem o ponto principal do filme !!!
      Espero que consiga ler o livro, garanto que vale a pena !!!

      Beijinhos

      Excluir
  9. Ei!

    Li Garota Exemplar no ano que lançou e fiquei muito UAAAAAAAAAAAAL UAAAAAAAAAL QUE PERSONAGEM FEMININA DESTRUIDORA, então somos duas em amar muito a Amy. Gostei muito da adaptação, o diretor conseguiu fielmente passar todos os pontos importantes do enredo (mesmo que a relação entre o Nick e sua irmã tenha sido um pouco apagada), não tenho o que reclamar.

    Beijos!

    Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathália, tudo bem ???
      A não me diga que você também adorou a Amy ?! Hashtag team amy, hahaha.
      Eu também gostei bastante do filme. Fiquei triste que alguns detalhes foram cortados, mas sei que não dá para colocar tudo no filme, então fiquei bem contente com o resultado. Mas uma das coisas que mais me incomodou foi bem esse detalhe que você comentou, da relação do Nick com a irmã ser um pouco apagada, acho que mesmo com o filme como estava eles poderiam ter valorizado um pouco mais essa parte !!!

      Beijinhos

      Excluir
  10. Oi! =)

    Eu não conhecia o livro antes de ficar sabendo do filme hahaha, mas depois que ele foi lançado e blogueiros que eu amo comentarem sobre, fiquei (e ainda estou e.e) m e g a curiosa e interessada pela obra.
    Uma pergunta: o que você acha de uma sequência? Saiu uma notícia, ano passado, que haveria uma sequência e nem todo mundo gostou :s ....

    Beijos,
    Tia War
    http://voceetaolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, tudo bem ???
      Espero que consiga ler o livro flor. É realmente um livro muito bom, a única coisa que estragou um pouco a minha leitura foi o fato de que eu já sabia a história, mas tirando isso, eu não posso reclamar do livro !!! É maravilhoso !!!
      Não estava sabendo que haveria uma sequência ... Para falar a verdade eu sempre fico meio decepcionada quando depois que um livro faz muito sucesso eles resolvem inventar uma sequencia. Acho que se desde o principio era ideia da autora realizar uma sequencia, então acho que fico feliz com a notícia. Caso contrário eu acho que é só mais uma forma de ganhar dinheiro sabe, até porque o final do livro não necessariamente precisa de uma continuação. Acho que só esperando para ver !!! XD

      Beijinhos

      Excluir
  11. Não me aguentei e também assisti o filme antes. Que pena, porque agora que sei sobre o final não vai ser a mesma coisa do que ler, e tentar desvendar junto com a autora rs
    Mas, igual irei ler!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa, tudo bem ???
      Leia sim flor, tenho certeza de que irá adorar o livro. Não se esquece de me contar o que achou do livro quando você ler !!! :D

      Beijinhos

      Excluir
  12. Acredita que ainda não consegui ler esse livro? E olha que o "buzz" entorno dele foi estrondoso. Adorei a resenha, me fez ficar com vontade de me jogar de vez no livro. Agora vai, rsrsrs.
    Beijos,

    Ligia Ortiz
    www.ligiaortiz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ligia, tudo bem contigo ???
      Espero que consiga ler o livro flor, garanto que ele não vai te decepcionar !!!

      Beijinhos

      Excluir
  13. Fiquei com mais vontade ainda de ler esse livro. E, cara, o material usado é sempre importante, achei legal você comentar sobre isso.

    Bjs
    http://livros-e-tantos-vicios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo bem ???
      A pois é, na verdade eu nunca tinha comentado sobre isso em nenhuma das minhas outras resenhas. Normalmente eu deixo essa parte meio de lado, mas no caso desse livro eu fiquei tão encantada que não poderia deixar de comentar !!! Vou tentar fazer isso em mais resenhas !!!

      Beijinhos

      Excluir
  14. Eu li o livro e vi o filme, mas gosto bem mais do livro, achei o filme bem fraco, só foi bom pela interpretação da Rosamund Pike como Amy! Como você, tbm simpatizei com ela no começo, mas depois não consegui mais gostar dela. Ela é muito inteligente, claro, mas não consigo gostar de uma pessoa como ela :( Bjs

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem ???
      Realmente a atuação da Rosamund foi incrível, ela realmente entrou na cabeça da Amy e conseguiu trazer a vida a personagem !!!
      Com relação a personagem, eu adorei ela pelo que ela é. Digamos que eu adorei a forma como ela foi criada, não no sentido de criada pelos pais, mas de ser criada pela autora. Adorei ver que uma personagem como ela ganhou destaque. Também não consigo gostar de pessoas como ela, mas na ficção, nos livros e considerando os outros personagens do livro, ela é minha preferida !!! :D

      Beijinhos

      Excluir
  15. Oie,
    confesso que peguei este livro para ler algumas vezes em ebook, mas sempre desisto.
    Ele ainda não me chamou atenção.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, tudo bem ???
      Que pena que ainda não se interessou pelo livro flor. Espero que consiga dar uma chance para ele, garanto que essa história não vai te desapontar !!!

      Beijinhos

      Excluir
  16. Eu preciso ler logo esse livro. Já tive a oportunidade de assistir ao filme, mas resisti para poder ler primeiro. E sua resenha e sua nota me animaram ainda mais para a leitura.
    Estou bem curioso por causa desse clima de suspense que aparece no livro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo bem ???
      Espero que consiga ler o livro. Como você ainda não assistiu ao filme, tenho certeza de que vai aproveitar muito a leitura, sem contar na reviravolta que acontece mais para o meio do livro !!!

      Beijinhos

      Excluir
  17. Oi,
    Tudo?
    Então sabe que infelizmente também assisti ao filme antes de ler o livro...rsrs...alias ainda não li o livro (que vergonha...rsrs), mas para mim esse é um dos melhores filmes de suspense que eu já assisti então tenho certeza que vou amar a leitura também.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, tudo bem ???
      Espero que consiga ler o livro flor. Se você já gostou do filme, tenho certeza de que vai amar o livro !!!

      Beijinhos

      Excluir
  18. AAAH ESSE LIVRO É INCRÍVEEEEEL! Eu amo e me deixou bem conturbada. Mas eu amo suspenses e a escrita da Gillian Flynn me deixou vidrada. O filme é bem fiel e me deixou bem satisfeita!!! Sua resenha ficou super completa, adorei \o/

    http://quasedemanha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isadora, tudo bem ???
      Fico muito feliz de saber que gostou da resenha, a opinião de vocês é muito importante para mim !!!
      Realmente, a escrita da Gillian é maravilhosa, ela consegue fisgar o leitor e nos deixar morrendo de vontade de saber o que vem a seguir !!!

      Beijinhos

      Excluir
  19. Olá,

    Não tenho dúvidas que o livro seja bem melhor e na maioria das vezes os filmes decepcionam, tenho curiosidade de ler esse livro, mas em outro momento....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco, tudo bem ???
      Espero que consiga ler o livro, garanto que ele não vai te desapontar !!!

      Beijinhos

      Excluir
  20. Eu preciso assistir ao filme. Fiquei com o pé atrás com o Ben Affleck como Nick, mas pessoal falou que não ficou ruim. Vi que você gostou da Amy! Quando li, achei ela a maior fdp do mundo! hahahahaha
    Ao mesmo tempo que amei o final por ser inusitado, eu odiei! Sabe como? Hehehe
    Boa resenha! ;)

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samy, tudo bem contigo ???
      Olha eu adorei o Ben como Nick. Eu achei que ele caiu como uma luva no personagem !!!
      Sabe que eu adorei o final ?! Não achei nem um pouco ruim, rsrsrs, deu aquela sensação de: hey, ainda estou aqui e no comando viu !!! Amei !!!

      Beijinhos

      Excluir
  21. Olá, sou louca para ler esse livro e ver o filme também, pois todos me falam maravilhas do filme, então imagine o livro!! Também quero muito ler Objetos cortantes, lançamento aqui no Brasil mas que se não me engano foi o livro de estréia da autora!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela, tudo bem ???
      Flor você precisa ler esse livro, é realmente maravilhoso !!! Mas eu te aconselho a ler o livro primeiro, pois se você assistir ao filme antes ele vai tirar todo o brilho do livro ...
      Também quero ler Objetos Cortantes, fiquei bem ansiosa quando li a sinopse, parece ser um livro muito bom !!!

      Beijinhos

      Excluir
  22. Sempre leia o livro primeiro. No caso da adaptação achei que foi muito bem feita, mas realmente ter visto antes tirou o brilho para você. O livro foi um dos meus favoritos de 2014, é muito bom mesmo e a autora fez um ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo bem ???
      Eu também gostei bastante da adaptação, mas confesso que prefiro o livro, hahaha, acho que na maioria das vezes vamos preferir o livro né ?!

      Beijinhos

      Excluir
  23. Não li o livro e nem assisti o filme, mas estou curiosa agora. Policial é meu gênero favorito, que descobri ser recentemente. Vou ler ainda esse ano, sua resenha me motivou bastante.
    Beijocas! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz, tudo bem ???
      O livro é realmente muito bom, eu recomendo a leitura. É daquele tipo de livro que te prende do começo ao fim sabe ?!
      Espero que consiga ler o livro e assistir ao filme !!!

      Beijinhos

      Excluir
  24. Já ouvi falar muito bem desse livro por várias vezes , mas ainda não o li :/ Mas estou bastante curiosa para o fazer.. Quanto ao filme também não o vi, uma vez sempre prefiro ler os livros antes .. Então quando eu conseguir fazer a leitura talvez eu queira vê-lo , no geral prefiro mais livros do que filmes rsrs

    ResponderExcluir
  25. Realmente esta escritora é muito esperta né?! Eu ainda não li o livro, mas já assisti ao filme e fiquei embasbacada. Você também me deixou muito curiosa em relação ao papel utilizado pela editora, fiquei querendo sentir ele kkkk e também pretendo ler o livro mesmo já tendo assistido ao filme.

    ResponderExcluir