Resenha: Rich e Mad

Título Original: Rich and Mad
Autor: William Nicholson
Ano: 2015
Editora: Galera Record
Páginas: 304
Compre aqui

- postada originalmente por mim no Livros e Chocolate Quente.

Nossa! Fazia um bom tempo que não lia um livro tão encantador quanto este. Que não é apenas fofo, durante a leitura percebi que nem tudo aqui é lindo e me fez suspirar, mas foi exatamente este contraponto entre as maravilhas e as intempéries, totalmente possíveis, da adolescência abordadas no livro que me conquistaram.

Aqui, conheceremos primeiramente Maddy Fisher uma garota comum de 16 anos, que decidiu que estava na hora de se apaixonar, de viver uma grande paixão, finalmente. Do outro lado, teremos Rich Ross, um garoto atrapalhado que busca o mesmo, ele idealiza a garota dos sonhos, a garota mais cobiçada da escola, justamente aquela que não dá a mínima para ele, mesmo assim, ele tentaria. Ambos tentariam viver uma história de amor.

Junto desses dois, nós leitores vamos embarcar num caminho sem volta cheio de aprendizado e intrigas, vamos nos aventurar pelas primeiras relações de ambos e observa-los construir seus princípios e sonhos em cima disso. Apesar do subtítulo da versão brasileira falar sobre a "primeira vez", posso lhes garantir que o assunto fica em segundo plano durante quase que toda a leitura. A virgindade é debatida sim, e até certo ângulo bem explorada, mas de maneira alguma é o assunto principal entre os protagonistas.


Tanto Rich quanto Mad, cada um de sua maneira, vão descobrir através de suas experiências, o que está por trás desse momento único em suas vidas. O fim da inocência, a passagem da infância para o começo da vida adulta. William Nicholson, em seu livro de estreia, conseguiu refletir a adolescência nua e crua em diversos pontos de vista. Podemos distinguir o dilema de cada personagem, principal ou secundário, diante seu crescimento. Perceber que cada um deles são totalmente reais e verdadeiros em situações possíveis. E o principal, sem parecer inventado apenas para a história. Nada do que li no livro é clichê, é a realidade do modo confuso e complexo que ela pode acontecer.

Deste modo, com uma história real e personagens reais, é impossível não se identificar com o livro, é impossível não se sensibilizar com cada um e tentar ajuda-los, tentar ampara-los e dizer "- Tudo bem! Vai ficar tudo bem..." Sendo pessoas reais como nós, Rich e Mad vão aprender sobre a vida e o amadurecimento da maneira mais natural, através dos erros, dos pés na bunda, com suas desilusões e decepções. E ainda assim encontraram espaço para o amor.

Às vezes, a procura pelo amor verdadeiro, mesmo que na adolescência, deixa de ser tão complicada quando percebemos que o amor simplesmente nos encontra de uma forma ou de outra, sem que precisemos travar uma batalha sem fim contra o tempo. Esta é apenas uma das mensagens lindas que o livro passa. Outros assuntos são abordados no livro e numa linguagem totalmente atual, sem restrições. William vai abordar assuntos como sexo, os enganos da pornografia, a ansiedade da adolescência, gravidez e até assuntos mais sérios de forma totalmente aberta com o leitor.


A edição da Galera está linda, me apaixonei pela capa. Ela é totalmente condizente com a história, e se encaixa de um jeito único assim como sua diagramação. Os capítulos são curtinhos e carregam cada, um título sobre o que ele vai falar. Eles se intercalam pelos pontos de vistas de Mad e Rich, ambos narrados em terceira pessoa. Desta forma é mais fácil de se envolver com os protagonistas e sentir exatamente as mesmas emoções que passam por cada um.

Enfim gente, eu poderia ficar falando por horas sobre este singelo livro. Ao ler Rich e Mad você vai encontrar amores, amores nem tão amores assim, paixões, desejos, urgência dos acontecimentos... tudo em um mesmo cenário. Não é nem um pouco bobo, é um livro pertinente para todas as idades, totalmente real e palpável. Mais do que recomendada, é uma leitura sensível e agradável que fala sobre a vida exatamente como ela é. É claro que, com ênfase nesta fase da vida, dos jovens em suas primeiras viagens, recheada de acontecimentos cotidianos, inseguranças e incertezas, mas com uma pitadinha peculiar de doçura mesmo junto deste turbilhão de hormônios.

19 comentários

  1. Só essa capa já me conquistou <3 e sinceramente com tanto new adults cheios de dramas e sexo, as vezes, eu sinto falta de um livro assim: encantador e fofo. Pelo que li na sua resenha a história também aborda assuntos mais sérios, mas acho que não com aquela carga dramática dos new adults que a gente ja está tão acostumada e entediada (pelo menos eu estou). Enfim, gostei muito dessa resenha e nem precisou muito me convencer a querer esse livro, só a sinopse me conquistou ♥
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Dani, olhando por este lado a leitura consegue ser mais bela ^^ Bjs

      Excluir
  2. Eu amo esse livro (e ainda nem li) por duas razões: Rich é o nome do meu personagem preferido de Skins e a capa é incrivelmente linda! Eu já li algumas resenhas sobre o livro e sempre são tão boas, não sei porque ainda não engatei na leitura desse livro. Acho que agora é a hora!

    ResponderExcluir
  3. Oi Joi :) Que lindo, amei! Quando vi a capa já me apaixonei, porque ela é mais que linda e fofa. E quando li a premissa e suas opiniões sobre o livro, me apaixonei mais ainda, e de vez! Adoro livros assim que nós fazem soltar suspiros e se apaixonar pela história e pelos personagens do livro! Estou indo correndo pra achar esse livro e iniciar a leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a resenha tenha te influenciado tão positivamente Isabella. Boa leitura!

      Excluir
  4. Sou apaixonada por romances que faz suspira e só te olhar a capa me fez suspira pelo livro, já entrou na minha lista de desejados <3
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Joi, tudo bem?
    "Rich e Mad" parece ser um livro muito bom, um romance gostosinho de se ler. O mais legal é que fala sobre temas da adolescência, ou seja, temas que eu adoro <3
    Beijão,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gosto de temas envolvendo adolescentes, suas descobertas, o casal parece ser bem interessante com suas dúvidas, medos, e o livro está com uma capa muito linda, gostei do título, é um livro para ser lido com certeza!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  7. Ohn, gosti. Parece o tipo de leitura leve e gostosa de ler, ideal para um dia de cama toda encatarrada (ecow), como é meu caso de hoje ¬¬
    Sabe se tem em ebook? Leria agora mesmo hahaha

    Beijão, Joi!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhaa acho que melhorou né Babi (claro eu respondendo depois de 2 meses), mas espero que tenha lido ^^

      Excluir
  8. Oi, Joi. Tudo bem?
    Uau, então a capa não faz jus ao conteúdo do livro. Ao olhar a capa, imaginei um romance adolescente bem bobo e clichê. Me surpreendi ao ler sua resenha. O livro parece ser bem interessante.
    Abraços <3
    http://www.intuicaoliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ro, faz jus sim, acredito que só tu lendo para entender ^^

      Excluir
  9. Oii Joi!
    Ah que estória fofa! *-*
    Eu já tinha visto uma ou outra resenha. Mas se é você que está dizendo que gostou do livro, então eu confio!
    Vou ler sim, até porque adoro um romance adolescente.. haha

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem teen Rai, e a capa aposto que tu curtiu!

      Excluir
  10. Oi, eu adorei sua resenha. E a capa é muito fofa.
    Beijos

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua resenha. Não conhecia esse livro, e confesso que achei mega legal isso de romance jovem, tem um bom tempo que não leio uma história onde os protagonistas ainda são novinhos.
    Gostei dessa capa , e o nome deixa uma curiosidade no ar.
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  12. Onw , que fofo . adorei a resenha , deu vontade de ler ♥ . essa capa também é linda demais .

    Beijos ,
    Gleyce Garcia.

    Blog : http://ps-believeandlive1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha despertado tua vontade Gleyce. Bjs

      Excluir
  13. Olá!!
    Gostei de cara da capa achei uma fofura, esses romances entre adolescentes sempre me atrai muito, acho tão legal principalmente quando retrata algo assim tão real e verdadeiro, que acontece realmente nessa fase da vida, o urgência de acontecimentos, respostas e descobertas, esse livro foi correndo pra minha lista de desejos, e como sempre faço com livros desse estilo vou ler e dar pra minha afilhada de 15 anos rsrs
    Bjocas

    ResponderExcluir