R. Kelly é um cantor e produtor musical norte-americano, ícone do R&B, ganhador de diversos grammys, mas também um criminoso sexual condenado.

Em meados dos anos 90, R. Kelly foi acusado de abuso sexual, na maioria dos casos contra garotas menores de idade. Em 2019 a produtora Lifetime lançou uma série documental chamada “Surviving R Kelly” que detalha as acusações de abuso sexual e pedofilia feitas contra ele. Os alvos de R. Kelly eram crianças entre 14 e 17 anos.

Adulta, de Tiffany D. Jackson, dialoga claramente com esse caso. Aqui conheceremos Enchanted, uma garota talentosa, carismática, cheia de sonhos, mas com poucas oportunidades. Sua sorte muda quando o lendário cantor de R&B, Korey Fields se impressiona com sua voz. E assim, do dia para a noite, Enchanted passa a acompanhá-lo em sua turnê.

Este é um livro que explora as dificuldades que garotas negras enfrentam NA busca de seus sonhos. Em meio a essa realidade, a personagem Enchanted se vê jogada no caos do mundo da música, lidando principalmente com racismo, sexismo e um relacionamento cada vez mais abusivo.

A narrativa de Tiffany D. Jackson nos prende do início ao fim, ainda mais enquanto o mistério envolvendo o livro passa a ser também um ponto a ser considerado na trama. Esse “quê” de mistério nos faz questionar cada atitude dos personagens e cada red flag que aparece aqui amplifica ainda mais o nosso envolvimento com história.

Vale ressaltar, caso não tenha ficado obvio, que Adulta apresentará diversos gatilhos, portanto, se você é um leitor sensível aos tópicos já mencionados, sugiro cautela.

Dito isso, angustia, apreensão, raiva e empatia passam a ser sentimentos constante na leitura. A todo momento quis entrar dentro da história, para resgatar Enchanted do que estava prestes a vir, para alertá-la, protege-la… mas isso não é possível e nos resta apenas acompanhar os terrores que ela enfrenta ao longo do livro.

Sabe-se que homens seguem não sendo responsabilizados em “relacionamentos” com adolescentes. Acreditamos cegamente que garotas sempre sabem o que estão fazendo, afinal, meninas amadurecem antes que os meninos, certo? Na maioria das vezes, o buraco é muito mais embaixo. Esquecemos que relacionamentos podem estar pautados pela dependência emocional, financeira, pela manipulação e a violência.

É fato que homens (não todo homem, mas sempre um homem) possuem fetiches com a imagem imaculada de mulheres, afinal, quanto mais jovens mais manipuláveis, quanto mais jovens menos voz. Homens abusam de seu poder, no caso de Korey e de R. Kelly abusam de sua fama, para desrespeitar mulheres, sobre tudo quando são mulheres negras.

Adulta é uma leitura dolorosa sim, mas muito recomendada e essencial para quem insiste em manter os olhos fechados. Que expõe os segredos sujos da indústria da música, fortalecendo o alerta, do perigo que se esconde por trás do charme de um homem controlador.

Avaliação: 5 de 5.

  • Grown
  • Autor: Tiffany D. Jackson
  • Tradução: Rane Souza
  • Ano: 2023
  • Editora: Rocco
  • Páginas: 336
  • Amazon

rela
ciona
dos