Resenha: A Desconhecida

Título Original: The Girl With a Clock for a Heart
Autor: Peter Swanson
Ano: 2014
Editora: Novo Conceito
Páginas: 285
Compre aqui 

Quando soube que esse livro seria lançado pela editora Novo Conceito, no final do ano passado, confesso que uma grande curiosidade começou a surgir. Por motivos que eu não sei decifrar, e confesso que não sei dizer com precisão o que se passava na minha mente naquela época, senti que essa história traria algo surpreendente, traria um clima de Garota Exemplar (já resenhado aqui).  Então vamos a resenha!

George Foss é um homem acomodado, ele trabalha em um emprego estável, mora no mesmo apartamento a vários anos, vai sempre ao mesmo bar e possuí uma relação de vai e vem com a mesma mulher a algum tempo. Olhando apenas por esse ângulo já podemos perceber uma fórmula básica sendo seguida pelo autor, mas existe muito mais tempero comum nesta história.

“Ele entrou naquela casa fresca, esperando ser consumido pelo medo assim que pusesse os pés lá dentro. Em vez disso, sentiu uma sensação surreal de tranquilidade, como se estivesse num sonho acordado. ”

Como homem acomodado que é, e sem grandes expectativas em sua vida, George se vê instigado quando encontra, no bar que costuma frequentar, uma mulher extremamente parecida com uma antiga namorada da época da faculdade. Decidindo ir até a mesa da moça para verificar se ela é a pessoa que pensa que é, George estará fazendo muito mais do que ir apenas bater um papo. Quando menos perceber ele será adicionado a uma grande teia de mentiras, conspirações, assassinato e manipulação.


A fórmula de A Desconhecida é simples. Pegue um homem acomodado; então adicione um amor de faculdade que terminou de forma brusca, nunca foi bem resolvido e desapareceu de repente e sem deixar rastros; para completar acrescente intrigas, assassinatos e uma dívida de dinheiro com algum bandido importante. Unindo todos esses fatores você terá uma história de suspense clássica, uma fórmula que funcionou muito bem em vários livros e filmes ao longo da história, porém, nesse caso, ficou sem sal. Foi como se no meio de ingredientes tão comuns nos faltasse o fator inovação, algo que unisse todos os elementos em algo instigante e emocionante.

O problema com esse livro é que a narrativa é morna. Pelo menos, em minha experiência com a leitura do livro, não houve conexão com a história, identificação, não houve aquele momento em que você percebe que algo está para acontecer e fica esperando ansioso pelo que vem a seguir. A leitura foi mecânica, sem grandes pontos altos, sem reviravoltas surpreendente ou revelações admiráveis. 

Apesar de ter em suas mãos uma boa história, senti que Peter Swanson não foi capaz de aproveitar o potencial que ela oferecia. Esse é aquele tipo de livro que te frustra pela possibilidade de que poderia ter sido algo maior do que realmente é. Mas não me levem a mal, por favor, não pensem que odiei esse livro, minhas críticas não estão relacionadas ao fato de que não gostei da obra, pois eu gostei. Elas estão direcionadas o potencial que não foi aproveitado, a perca do fator surpresa e a falta que senti por encontrar apenas o fator comum.

“George olhou para as outras fotos em cima da televisão. Havia vários retratos de colégio da mesma garota, mas nenhuma de Audrey. ”

Outro ponto que me irritou e fez com que a leitura se tornasse menos atraente, foi o próprio personagem principal. O que prejudicou a história, pelo menos para mim, foi observar um adulto maduro e consciente de coisas que ocorreram no passado e não foram nada agradáveis, optar por seguir os mesmos caminhos, optar por deixar suas dúvidas de lado e agir como um tolo. Em vários momentos o personagem faz escolhas bobas, dignas de um adolescente, coisa que ele não é mais e que por seus sentimentos e pensamentos o levam para situações que poderiam ter facilmente sido evitadas. Caso o autor tivesse modificado um pouco a personalidade de George, e alterado de forma simples a maneira como ele é inserido em toda a confusão desse livro, acredito que a narrativa se mostrasse mais instigante e bem montada.


Mas não estou aqui apenas para criticar. Mais uma vez venho parabenizar a editora Novo Conceito pelo trabalho realizado em suas publicações. Apesar de possuir uma formatação simples A Desconhecida é um livro belo em sua simplicidade. Sua edição proporciona uma leitura agradável e, o que me deixou mais feliz foi o fato de que não encontrei nenhum erro de revisão ao longo da leitura. São detalhes como esse que deixam os leitores mais animados, felizes com a edição que possuem em mãos e ansiosos pelos novos lançamentos!

Para finalizar, preciso destacar novamente que gostei desse livro e achei sua história interessante, mas a forma como ela foi escrita, moldada e pensada fez com seu potencial ficasse para trás e não atingisse o nível máximo. Um suspense é bom quando nos deixa instigados, nos faz querer desvendar os mistérios por trás de cada página, faz com que nossas mentes trabalhem como loucas para tentar identificar a verdade por trás das mentiras, e infelizmente, isso não aconteceu nesse livro. 

Pensava que esta seria uma história incrível e instigante, seria uma narrativa confusa (no bom sentido) e maravilhosa. Não nego que as minhas expectativas estavam nas alturas com relação ao livro, pois adoro um bom suspense. Mas é como dizem: “quanto maior a altura, maior a queda”, e apesar de garantir que minha queda não foi terrível, tenho que dizer que esperava mais, muito mais dessa história.

O suspense existe sim, mas foi mal executado, criando uma narrativa sem muitos atrativos que não nos leva para uma jornada de descobertas e confusão. Pensando em tudo isso, recomendo e não recomendo A Desconhecida. Deixo a critério de cada leitor decidir por ler ou não esse livro, e peço que aqueles que já o leram, me digam o que pensaram dessa história, o que acharam do resultado final e se o livro atingiu suas expectativas ou não.

“O que estou dizendo é que talvez as pessoas nas quais nos transformamos sejam a realidade de quem somos. ”

28 comentários

  1. Oi!
    Fiquei foi triste, porque botava fé nesse livro, estava bem interessada por ser um thriller psicológico, que muito amo, mas depois da sua análise, fiquei com o pé atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara, tudo bem ???
      Flor, se você estava interessada pelo livro antes, eu recomendo que tente dar uma chance para ele. Apesar de não ter gostado tanto quanto gostaria, é um livro que vale a pena, sem falar de que as vezes você pode curtir a história muito mais do que eu !!! ^^
      Vi muitas pessoas que leram o livro e gostaram, no final vai de quem lê !!!

      Beijinhos

      Excluir
  2. Oi, Ryokobel!
    Estou com esse livro na estante e estava bem ansiosa porque gosto muito de suspense. Vou ler porque gosto do gênero, mas vou dar prioridade para os que já estão na pilha a mais tempo. :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaelle, tudo bem ???
      Assim como você eu também gosto muito de livros de suspense. Acho que por esse motivo e por estar esperando muito do livro, acabei me decepcionando um pouco com o que encontrei. Mesmo assim, é uma leitura valida, pode ser que você goste muito mais do livro do que eu, não é mesmo ?!

      Beijinhos

      Excluir
  3. Olá! A ideia do livro parece ser mesmo legal, mas pelo que você falou, não foi aproveitada. Já li alguns livros assim e sei o quanto é decepcionante, mas quando ainda tem um ponto positivo, vale a pena ^^

    refugiorustico.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, tudo bem contigo ???
      Adorei o que você comentou !!! É bem assim que eu penso, mesmo que a história tenha decepcionado um pouco, se ela possuí algo positivo ainda vale a pena. Não podemos deixar de lado um livro se ele têm algo, mesmo que seja pequeno, a oferecer !!!

      Beijinhos

      Excluir
  4. Achei esta capa tão bacana, me passou a impressão de que seria um super suspense, que pena que não é tudo isso!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alice, tudo bem ???
      Realmente, a capa desse livro é muito legal. Fiquei encarando ela por um bom tempo quando recebi o livro, rsrsrs, ela te prende e cria um ar de suspense né ?!
      Apesar de ter encontrado vários detalhes que me decepcionaram, no final das contas, o livro foi interessante, mas poderia ter sido melhor. :/

      Beijinhos

      Excluir
  5. Oii Bell, tudo bem flor?
    É chato quando um livro tem todo um potencial a ser explorado, e simplesmente não o é. Mas apesar de tudo o que foi apontado por você, vou dar uma chance quando tiver a oportunidade.
    bjus,
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amandinha, tudo ótimo e contigo ???
      Infelizmente esse é um problema que nós leitores temos que enfrentar ... As vezes vamos encontrar livros que poderiam ter sido grandes, mas ficaram presos naquele patamar do "foi bom". Mas é como eu sempre digo, as vezes eu li um livro e não gostei muito, mas isso não significa que todos acharão o mesmo, não é mesmo ?! ^^
      Quando você ler o livro não esqueça de me contar o que achou, já estou curiosa para saber o que você vai achar dessa história !!!

      Beijinhos

      Excluir
  6. Olá, esse livros está na minha lista ainda para ler esse ano, mas ainda não sei se devo ler ele mesmo. Gosto de livros bem executados ainda mais quando o tema é um suspense. Eu gosto de narrativas que fazem com que eu perca o folego e pare de respirar em cenas que levam duas paginas para acontecer (ou mais). Eu vou ler mais algumas resenhas, mas sei que nada é melhor do que eu ler e formar a minha própria opinião, não é mesmo? Adorei seu blog e coloquei nos meus favoritos.

    Meu Blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      Simplesmente adorei o seu comentário. Você conseguiu explicar muito bem o que eu penso com relação a suspenses !!! Sempre acreditei que livros desse gênero devem nos prender do início ao fim, devem nos deixar sem fôlego durante aquelas cenas importantes.
      Achei legal que você ainda pretende ler o livro, não existe nada melhor, mesmo, do que conferir o livro para tirar sua própria opinião. ^^

      Beijinhos

      Excluir
  7. Confesso que não fiquei muito animada com esse livro, a capa está muito bonita, é uma pena, quem sabe mais pra frente, não gostei muito do personagem do livro,beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vania, tudo bem ???
      A capa desse livro é muito bonita mesmo, sem falar que ela te prende e te deixa curioso para conhecer a história, não é mesmo ?!

      Beijinhos

      Excluir
  8. Olá Ryokobel,

    Essa é a segunda resenha que leio desse livro, a sua foi um pouco negativa e a outro bem positiva, então não sei mais o que esperar....kkk.

    Avisa a Joi que respondi a pergunta dela no blog....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem ???
      Assim como você, eu também já li algumas resenhas positivas e outras negativas desse livro. No meu caso, acabei me decepcionando um pouco com o resultado da narrativa, esperava mais, e talvez isso até tenha influenciado um pouco no fato de não ter curtido tanto a leitura.
      Mesmo assim, é um livro que vale a pena ler, e já que está dividindo tantas opiniões, acredito que só lendo para saber né ?! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  9. Que pena que a história não foi aproveitada, embora tivesse potencial :/ mas resumindo: era melhor ele ter não ter saído da vidinha de acomodado né hahahah

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "O Lado Feio do Amor", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, tudo bem contigo ???
      Hahahah, você disse tudo. Era melhor ele ficar lá, acomodado na dele mesmo !!! XD

      Beijinhos

      Excluir
  10. Ainda não conhecia o livro, mas me interessei pela resenha. Estou a procura de livros de suspense, apesar do que você disse que a leitura foi mecânica. Acho que vou pagar para ver! Ótima resenha!
    Beijos.
    http://virandoamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isadora, tudo bem ???
      Fico feliz de saber que pretende ler o livro. Acredito que não existe nada melhor do que conhecer a história para saber o que o livro vai te trazer, ainda mais nos casos de livros como esse, que dividem tanto a opinião das pessoas !!!
      Não esqueça de me contar o que você achou dessa história depois que ler o livro, vou adorar saber o que achou !!!

      Beijinhos

      Excluir
  11. Não conhecia esse livro. Achei a capa bem bonita, pena que a leitura não agradou. É um tanto frustrante ver uma premissa boa e um desenvolvimento decepcionante.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiana, tudo bem contigo ???
      Eu adoro a capa desse livro, gosto muito mesmo !!!
      Mas o mais decepcionante é pensar que o livro tinha tanto potencial e ele não foi aproveitado. :/

      Beijinhos

      Excluir
  12. Heey!
    Poxa, eu estava com altas expectativas para esse livro...
    É tão frustrante quando isso acontece, né... Tipo, essa coisa de "receita pronta" me incomoda um pouco, mas originalidade está muito em falta hoje em dia. Eu acho que se o autor quer seguir com fórmula, ok, mas tem que inovar em algum ponto, porque senão a obra fica na mesmice!
    Eu compreendo perfeitamente seus argumentos. Uma pena que uma premissa tão boa tenha sido desperdiçada assim.
    Abraços!!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme, tudo bem ???
      Então éramos dois ... Também estava com grandes expectativas para esse livro, não esperava ter me decepcionado com ele, e acho que o fato de esperar demais fez com que a minha decepção fossem ainda maior, rsrsrs.
      Eu penso a mesma coisa que você, acredito que não existe, até certo ponto, problema nenhum em seguir uma fórmula mas assim como você disse, deve existir inovação nessa fórmula, caso contrário o livro fica apenas mais do mesmo.

      Beijinhos

      Excluir
  13. Pena o livro parecia ser muito mais com aquela premissa, sem falar da capa que eu pessoalmente acho linda. Estava até interessada, mas agora desanimei um pouco. Mas sua resenha foi ótima e sincera o que é muito bom, continue assim! Bjs

    http://instante-efemero.wix.com/instanteefemero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca, tudo bem ???
      Muito obrigada flor. Fico muito feliz por saber que gostou da minha resenha, sempre abro um sorriso de orelha a orelha quando vocês comentam que gostaram do que eu escrevi, que curtiram as minhas dicas. Espero conseguir trazer mais e mais dicas legais para vocês !!!
      Com relação ao livro, já vi algumas pessoas que leram e realmente gostaram do livro, então acredito que seja mais uma questão de gosto de cada um sabe ?! Talvez você leia o livro e acabe gostando !!!

      Beijinhos

      Excluir
  14. Ironicamente quando eu vi a capa me senti bem animada pra ler, mas depois eu analisei melhor e nem cheguei a ler muito bem a sinopse. Por isso abri essa resenha do blog, pra saber se eu iria curtir a leitura... percebi que seu gosto é parecido com o meu e talvez a leitura também seja meio frustrante pra mim, mas vou tentar.. quem sabe?
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem ???
      Flor, eu sempre, mas sempre faço isso !!! Me empolgo demais com as capas dos livros, e já quebrei a cara algumas vezes, mas mesmo assim lá estou eu, de volta comprando livros pela capa, rsrsrs. No caso desse livro eu já tinha ouvido falar um pouquinho, mas estava muito curiosa e cheia de expectativas para conhecer a história, talvez isso tenha me atrapalhado um pouco ...
      Mas tente ler o livro sim, vai que você gosta dele muito mais do que eu !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir