Entrevista: Clara Savelli

A internet trouxe ferramentas para jovens escritores divulgarem o seu trabalho, Amazon e Wattpad são exemplos de plataformas que permitem novos talentos surgirem e se destacarem, até mesmo chamar a atenção de editoras.

Clara Savelli é um desses talentos que já acumulou milhares de leitura em suas histórias no Wattpad. A autora também conta com a publicação física do livro Mocassins & All Stars que teve sua origem, em 2016, nas comunidades do Orkut. Publicado em 2014, ela está para alcançar a marca de 1000 exemplares vendidos. Recentemente, a autora foi convidada para participar da coletânea do contos com autores da geração Wattpad chamado Mundos Paralelos (Editora Abril). No mês de junho, os seus leitores movimentaram as redes sociais pedindo para editoras publicarem o livro Acampamento de Inverno para Músicos (nem tão) Talentosos usando a hashtag #PubliquemAcampamento. O livro foi finalizado no Wattpad há dois anos e tem mais 2 milhões e 200 mil leituras! Em 2015, ele foi vencedor de um prêmio da plataforma.


Nessa entrevista, Clara conta mais sobre a história desse livro, divide um pouco da sua experiência e dá algumas dicas para quem está começando nessa carreira. Ela também fala sobre a importância de produzir histórias para adolescentes e jovens, que é o seu principal público.

1- Em primeiro lugar, para os leitores do Estante Diagonal que não conhecem o livro Acampamento de Inverno para Músicos (nem tão) Talentosos, o que eles encontram nessa história? Sobre o que é Acampamento? 

Clara: Acampamento De Inverno Para Músicos (Nem Tão) Talentosos é uma história sobre a adolescência, com espaço para suas alegrias e também suas dificuldades. A história aborda temas importantes no período como consumo de álcool, amor próprio, sexualidade, relacionamento familiar e relacionamentos amorosos negativos, mas de forma leve, bem-humorada e, é claro, com muita música.

2- A maioria dos seus livros estão disponibilizados de graça no Wattpad, onde os leitores tem contato direto com você durante a produção do livro. Então, conte um pouco como é escrever lá, como você desenvolve suas histórias e a influência dos leitores no processo de criação. 

Clara: Eu amo o Wattpad! Minha carreira literária surgiu na internet. Mocassins e All Stars, meu livro publicado, foi integralmente postado no Orkut antes de ganhar um formato físico. As minhas ideias surgem na vida, em situações do cotidiano. Eu anoto, salvo na hora e às vezes até escrevo um pouquinho. Mas as desenvolvo mais profundamente já postando online, um capítulo por semana, no Wattpad. Os leitores, nesse sentido, influenciam muito porque os comentários deles me dão a certeza de que estou caminhando para o lugar certo ou são catalizador para possíveis mudanças. Eu brinco que os livros que estão lá não são só meus, mas sim nossos.

3- No dia 17 de junho, a hashtag #PubliquemAcampamento chegou duas vezes ao TOP20 dos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil. Como isso aconteceu? 

Clara: Isso aconteceu porque eu tenho os melhores leitores do universo! Eu tive a ideia de fazer uma semana temática de Acampamento para comemorar os 2 anos do fim das postagens do livro no Wattpad. Meus leitores compraram a ideia de uma forma maravilhosa e linda. A internet foi inundada pela hashtag #publiquemacampamento! Tivemos memes, fotos, depoimentos e tudo que há de bom! Chorei de felicidade a semana inteira! Fiquei chocada, pois sabia que o livro tinha muitos leitores, mas não imaginava que eles iam comprar tanto a ideia comigo. Foi lindo! No dia 17 nós realizamos um twittaço com a hashtag! Foram mais de 1500 tweets, dá para acreditar? Por isso que conseguimos parar no TOP20! Em alguns aparelhos, chegamos a ser o 5º assunto mais comentado :) 

4- Acampamento já bateu o número de mais de 2 milhões de leituras no Wattpad, como já foi explicado acima: uma plataforma onde as pessoas podem ler de graça. Sendo assim, quais os motivos você apontaria para as editoras se interessarem em publicar a versão física dele? 

Clara: São vários possíveis motivos, mas acho que o principal é que o livro já tem um forte público alvo formado e definido, como pudemos ver com a semana temática. Ele ganhou vida nas telas dos celulares e computadores e, com certeza, ainda ganhará vida em muitos outros lugares e plataformas. O público jovem é o maior consumidor de livros segundo pesquisas recentes e Acampamento tem potencial para conquistar novos corações com um formato físico. Pensando nisso e na campanha pela publicação, eu criei junto com algumas amigas uma arte que contém os 13 porquês para publicação de Acampamento. Deu super certo e foi compartilhado mais de 70 vezes!

5- Sendo uma autora que já experimentou todas os tipos de plataformas e jeitos de publicar um livro (físico, Amazon, Wattpad, etc). Quais as principais vantagens e desvantagens que você encontrou até agora em cada uma delas? E qual a dica de ouro você pode dar para quem não tem qualquer experiência e está querendo tirar os projetos literários da gaveta? 

Clara: Ufa, são muitas! Como eu disse, nasci na internet. Apesar de até termos algumas desvantagens, sou a maior embaixadora de como é bom postar online. A interação com os leitores é, de longe, a melhor parte. Saber em tempo real o que seu público alvo está achando da sua narrativa, da sua escrita e dos seus personagens é muito enriquecedor para o trabalho do escritor e para o desenvolvimento da história. Por isso, sou apaixonada por plataformas como o Wattpad. Elas são, sem dúvida, o catalizador para novos autores, que estão buscando seu lugar no mercado. Temos muitos exemplos nacionais de sucesso no mercado atual que fizeram sucesso no Wattpad e saíram para as páginas de editoras tradicionais como Mila Wander, Felipe Sali, Raíssa Tavares...

Já a Amazon tem um público mais nichado e embalar as vendas de alguns gêneros por lá pode ser mais desafiador. É o caso dos romances adolescentes, meu gênero. A maior parte desse público está mesmo no Wattpad e em busca de livros físicos, mas existe ainda uma parcela interessada também em ebooks. Por isso, minha sugestão é que se você quer se aventurar na plataforma, estude seu público, onde ele está e como você pode acessá-lo da melhor maneira. Eu tenho novos projetos esse ano para Amazon depois de fazer um estudo desse gênero.

Por fim, a publicação tradicional pode ser a realização de um sonho e um pesadelo, ao mesmo tempo. Eu chorei quando o primeiro exemplar de Mocassins e All Stars chegou nas minhas mãos. Chorei por motivos bem diferentes quando uma caixa com 300 livros chegou na minha sala de estar, rs. O caminho é árduo e pesado. Requer colocar a vergonha no bolso e seguir em frente. Mas o que eu penso é o seguinte: pelo sonho, vale a pena. É difícil um autor iniciante conseguir uma editora de porte logo no início da carreira, então pode ser que você precise investir em publicações independentes ou com editoras de menor porte. Pesquise suas opções, converse com outros colegas escritoras e entenda o mercado. Acho que essa é uma dica de ouro: entenda o mercado.
A outra dica - que é a mais importante de todas - é não desista. Essa vida de escritor é um 7x1 diferente todo dia, mas aquele 1 gol é o que faz toda diferença e nos motiva a ir para frente. Se é seu sonho, ajuste sua vida e siga em frente. Mesmo que demore, mesmo que seja difícil e mesmo que de vontade de desistir. Estamos juntos, colega! Quero ter você como companheiro nessa batalha.

6- O público-alvo dos seus livros são adolescentes. Como você enxerga o papel da literatura jovem adulto (YA) nesses leitores? 

Clara: Como leitora, eu acho que esse gênero literário moldou um pouco minha vida, meus pensamentos e me ajudou em momentos muito difíceis da adolescência. Eu acho que a principal função da literatura vai ser sempre entreter e, por isso, meus livros costumam ser leves, divertidos e envolventes. Todavia, como escritora, entendo que minha função é também passar algumas mensagens. Esse período é muito turbulento na nossa existência e eu espero que meus livros façam a vez de um amigo, que possa estender a mão e ajudar o leitor a ultrapassar suas dificuldades.

Sobre a autora: Clara Savelli é carioca, nascida em Outubro de 1991 e uma mulher de mil e uma utilidades: escritora, bacharel em Relações Internacionais e advogada. Vencedora do Prêmio NRA 2009 nas Categorias "Melhor Livro Não-Concluído", "Melhor Autora" e "Melhor Entrevista". Vencedora do Prêmio Paulo Britto de Literatura 2011 na Categoria Prosa. Menção Honrosa no Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso 2012. Vencedora do Wattys 2015 e do Wattys 2016. Autora de Mocassins e All Stars, Acampamento de Inverno para músicos (nem tão) Talentosos, Tiete!, Chinelo e Salto Alto e diversos contos. Colunista semanal do blog Psicose da Nina e redatora da Revista Publiquei!





Você pode encontrar mais informações no site da autora.

22 comentários

  1. Oi, Nina!
    Adorei a entrevista com a Clara Savelli, não conhecia seus livros. Mas achei super interessante tudo que ela falou e desejo muita sorte para a autora!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marta! Espero que você tenha oportunidade de conhecer as histórias dela :)


      beijos

      Excluir
  2. Olá !
    Adorei a Clara ! Muito simpática! E já ganhou vários prêmios 👏👏
    Boa sorte !

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!! Você também vai adorar os livros dela <3

      beijos, Mich

      Excluir
  3. Já tinha ouvido falar sobre Mocassins & All Stars, parece ser uma história bem bacana!
    Preciso urgentemente fazer uma conta no tal do Wattpad (a mais perdida), vejo que tem muita coisa boa por lá haha
    Adorei a entrevista e curti demais conhecer um pouquinho sobre a autora e suas obras.
    Desejo todo o sucesso do mundo!
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Faz uma conta sim. O melhor é que é tudo de graça, né? E tem conteúdos ótimos de autores que já estão há um tempinho trabalhando com isso. Vale muito a pena.

      beijos

      Excluir
  4. Oi Nina!
    Juro que não conhecia a autora e nem os livros dela. Não leio no Wattpad, acho que deve ser por isso.
    Gostei muito da Clara. Ela sabe que o sucesso começou na internet e agradece aos leitores que estiveram com ela desde o início. Ela tentou de tudo pelo amor à escrita. Achei muito fofa!
    Vou atrás desse livro que bombou no twitter *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nay! Depois que conta o que achou de Acampamento! Se preferir um livro físico ou Amazon, a autora também tem várias opções - Inclusive, Acampamento tá na Amazon O.O

      Beijos

      Excluir
  5. Olá!
    Não costumo ler muito no Wattpad, mas tenho curiosidade para ler os livros dela. Minha amiga já leu e adora. Ela sempre indica.
    Pretendo ler quando tiver oportunidade <3
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iiiih, Nati. Se a amiga indicou tem que ler! hahaha brincadeira
      Se você não lê no Wattpad, pode conferir o livro na Amazon ou começar pelo M&A que tem versão física ;)

      Excluir
  6. Olá!
    Adorei a entrevista. Como estou sempre no Whattpad já tinha ouvido falar da Clara, mas nunca tinha lido nada dela, mas agora estou super curiosa, com certeza vou dar uma oportunidade para a autora. Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corre lá, Jéssica! Tem várias opções <3


      beijos

      Excluir
  7. Legal essa entrevista com a autora. Esse livro do Acampamento parece um livro bem interessante por abordar todos esses temas adolescentes, as dificuldades e as alegrias e todos os sentimentos que podem aparecer. Achei legal o foco da autora nisso. É um período muito louco e cheio de dramas e coisas difíceis e é sempre legal poder ter algum tipo de apoio assim, nem que seja na hora do entretenimento. Sempre dá pra tirar algumas mensagens valiosas nas leituras mesmo ^^
    Gostaria de ler mais coisas no bendito do Wattpad mas nunca arranjo tempo. Gostei da dica. Acho que iria gostar de ler alguma coisa dela =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, ela tem várias histórias na Amazon também! E tem Mundos Paralelos que tem um conto dela e M&A que são livros físicos :)

      beijos

      Excluir
  8. Gostei bastante da entrevista com a autora! Eu não conhecia ela, e nem os livros. Mas fiquei interessada nesse livro do Acampamento, a história dele parece ser bem interessante. Gostei de saber que ele está disponível no Wattpad, já vou procurar ele pra adicionar na minha biblioteca. Sucesso para a autora, e estou torcendo para que alguma editora publique esse livro :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, Rafa! Depois vem contar o que achou <3

      Excluir
  9. Olá, foi ótimo conhecer um pouco mais do trabalho da autora. Achei interessante o fato de ela se inspirar nas memórias vividas quando adolescente para compor suas obras. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Adorei conhecer a autora e o trabalho dela, não conhecia e me interessei bastante!
    Parabéns ao Estante Diagonal por esta oportunidade de conhecer o trabalho de pessoas talentosas e que merecem! <3

    ResponderExcluir
  11. Muito bom saber mais da autora e suas obras, não conhecia e gostei de conhecer. é que não acompanho as publicações do Wattpad devido não ter paciência para ler online pois acabo largando a leitura e não termino rs. Mas acho que vi nas redes sociais Mocassins e All Stars.

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Não conhecia a autora e seus livros, mas gostei muito de saber um pouquinho dela. Com certeza muito simpática e talentosa. Desejo sucesso!
    Obrigada pela entrevista.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Nina
    Adorei a entrevista, já conhecia suas obras e achei interessante saber que ela iniciou uma delas através do orkut.
    Beijos

    ResponderExcluir