Nessa entrevista multimídia, Joice Cardoso conversa com Enéias Tavares sobre seus projetos literários em parceria com a DarkSide Books, sobre a recriação de clássicos literários em formatos transmídia e sobre seu último livro, Lição de Anatomia.

Joice Cardoso: Enéias, primeiramente, me fale sobre a sua trajetória na literatura, desde sua paixão em lecionar até sua porta de entrada na escrita.

Enéias Tavares: Olá, Joice, que prazer voltar ao Estante Diagonal para esse papo, agora sobre meu novo livro — Lição de Anatomia, dois anos depois de nossa última conversa. Adoro seu trabalho e já deixo aqui um abraço aos seus leitores. Quanto à minha trajetória, desde muito cedo, lá pelo alto dos meus oito anos, que eu sonho em trabalhar com literatura e escrita. Por isso a escolha profissional de me torna professor de literatura, cursando Letras e dedicando uns belos anos ao mestrado e ao doutorado — com foco em literatura clássica.

Os livros de Brasiliana Steampunk publicados pela DarkSide Books

Tudo mudou em 2013, quando tinha acabado de assumir um cargo de professor na UFSM e resolvi abrir a gaveta de escritos para ver quais seres, criaturas e monstros saltavam de lá. De tudo, salvei apenas o conto “Lição de Anatomia” — escrito ainda em 2009, para a oficina de escrita criativa do Prof. Assis Brasil, em Porto Alegre – que tornou-se uma novela nos meses seguintes e então o romance que viria a vencer o concurso da Fantasy!, selo da editora LeYa na época. Desde a primeira edição de Lição de Anatomia, lançada em 2014, que a escrita é parte central da minha vida, tornando-se uma das principais atividades, além da docência.

Depois de Parthenon Místico, lançado em 2020 pela DarkSide Books, agora os leitores poderão conhecer a sua primeira história dentro do universo de Brasiliana Steampunk. Conte um pouco de como foi o processo de revisitar e revisar essa história para que uma nova edição (mais atual) chegasse para os leitores em 2022.

Foi como voltar ao começo. Como rever velhos amigos. Como me olhar no espelho. Como viajar no tempo. Sim, revisitar um livro desses, que me trouxe tantas alegrias e que chegou a tantos leitores, foi uma dádiva, Joice, mas também um desafio de autorreflexão. Em menos de dez anos, ficamos bem mais sensíveis com questões de representatividade, referencialidade e crítica social. E obviamente isso marca a nossa linguagem. Com Brasiliana Steampunk, eu volto justamente ao século XIX, para rever vozes literárias clássicas e tratar de temas como opressão, preconceito e liberdade.

Em razão disso, o livro passou por uma completa revisão textual, tudo isso para reforçar os temas que o livro já tratava, mas sem ignorar nossas novas compreensões de problemas e traumas sociais e históricos. Para citar apenas um exemplo, em Lição de Anatomia, uma das protagonistas é Beatriz de Almeida e Souza — AKA Dante D’Augustine, uma escritora de etnia negra que criou uma persona masculina para publicar suas obras, como tantas autoras fizeram nesse período. Especialmente no caso dela, atentamos a expressões, frases e palavras que poderiam soar insensíveis ou até inadequadas à nossa audiência contemporânea. Falo de pequenas – mas importantes – alterações no texto que são a marca dessa nova edição, um cuidado evidencia uma mudança em nossa própria língua, ressaltando que não podemos ignorar temas, assuntos e termos fundamentais para pensarmos a história da nossa cultura e o racismo estrutural que permeia e permeou nossas práticas.

O steampunk ainda é um gênero pouco explorado pelos autores nacionais. De onde surgiu essa ideia de criar um universo todinho neste cenário? Você acredita que o steampunk pode ser encontrado entre nós nos dias de hoje?

Acho que o gênero tem uma base de fãs sólida, vide eventos como Steampunk Santos e Steamcon de Paranapiacaba, além de autores como AZ Cordenonsi e Nikelen Witter — meus parceiros em outra série steampunk (Guanabara Real, publicada pela AVEC Editora) — e com produção relevante no gênero, como o romance de Witter, Viajantes do Abismo, e a série de AZ, Le Chevalier (ambos da AVEC). Mesmo assim, ainda há muito a se explorar, até em termos de produção e pesquisa. Acho que teremos grandes lançamentos ainda por vir.

Um pouco da SteamCon de Paranapiacaba

Sobre sua segunda pergunta, acho que o steampunk está sim presente hoje. A base desse gênero é o cruzamento de passado e futuro, pensando num passado permeado de tecnologia futurista e ao mesmo tempo em um futuro em que o passado sempre volta, por isso o termo “retrofuturismo”, associado ao steampunk e a outros gêneros. Assim, creio que o steampunk possa funcionar como um portal que nos dá acesso a todos os tempos, todos os lugares, todas as mentalidades… o que é uma perfeita metáfora para nossos tempos de internet, redes sociais e de filmes como Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo, todos fenômenos que parecem colocar em xeque nossa ideia de tempo linear e da diferença entre passado e futuro.

A gente sabe que é cada vez mais difícil apresentar aos jovens leitores, os heróis da nossa literatura. Como Lição de Anatomia e Parthenon Místico se apresentam nessa realidade, de reinvenção de personagens e obras clássicas? Houve, em algum momento, algum receio de descaracterizar esses
personagens?

Eu trabalho — tanto na minha ficção fantástica quanto em minha pesquisa acadêmica — com o conceito de Storytelling Transmídia, que é uma forma de pensarmos e criarmos universos ficcionais cujas histórias se espraiem para livros, quadrinhos, audiovisual, jogos e outras mídias. Desde seu início, Brasiliana Steampunk foi pensada a partir dessa noção. Assim, o que seria um desafio — tratar da nossa literatura clássica — é feito de uma forma lúdica e aberta, com o uso dos celulares e das novas tecnologias, que esse acesso se torna mais facilitado.

Quanto ao uso dos nossos personagens clássicos, destaco aqui dois esforços para não descaracterizar nossa tradição, ao contrário, a valorizá-la. Primeiro, no site de Brasiliana Steampunk temos um suplemento escolar voltado a professores e alunos de ensino médio que destaca as várias mídias que podem ser usadas em aulas e também as referências literárias da série, tudo numa linguagem visual jovem e convidativa. Além disso, tanto Parthenon Místico quanto Lição de Anatomia são romances transmídia, que fecham com um QRCode que dá acesso a seções exclusivas de conteúdo transmídia. Vocês podem conferir esses conteúdos aqui e aqui. Por fim, o episódio da série “Digitalmente”, do canal educacional MultiRio, é justamente sobre isso, sobre Brasiliana Steampunk enquanto uma série transmídia e sobre todos os seus produtos e potencial pedagógico.

De que maneira você aconselha os leitores a conhecerem seu universo? Existe um caminho a se seguir? Primeiro Lição de Anatomia? Ou é de suma importância conhecer o Parthenon Místico primeiramente?

Como todo universo ficcional, sim, há uma determinada sequência para as histórias. O primeiro livro, Parthenon Místico, se passa em 1896 com os personagens mais jovens e inexperientes, formando essa liga extraordinária de heróis da literatura brasileira contra a Ordem Positivista Nacional. O segundo, Lição de Anatomia, se passa em 1911, com os heróis mais maduros e experientes, por vezes até mais machucados, tendo de lidar com a prisão de um aliado, Antoine Louison, e com os crimes de uma demoníaca sociedade secreta chamada Camarilha da Dor. Porém, apesar dessa sequência, cada livro traz uma história inédita e completa. Assim, cada leitor pode começar com o livro que achar mais interessante ou mais chamativo.

Os heróis & vilões de Brasiliana Steampunk por Karl Felippe

Sei que existe uma vasta coleção de extras dentro da Brasiliana Steampunk, como contos, jogos, artes… Conte aqui onde podemos saber mais sobre esses personagens e em quais mídias.

No portal de Brasiliana Steampunk, há uma Timeline Interativa na qual exploramos essa organização das histórias desse universo, que começa com Parthenon Místico e termina com Lição de Anatomia. Mas como nos livros, Joice, estou seguindo à risca a regra da criação transmídia, que é dar aos leitores o completo controle de sua experiência. Assim, não há uma ordem exata para esse conteúdo. Então, se você quiser começar com os livros ou com os quadrinhos ou então com a série audiovisual A Todo Vapor!, é com você. Trata-se de um projeto muito amplo e feito por dezenas de diferentes artistas, todos dedicados a criar uma experiência narrativa e midiática única em nosso país, nunca esquecendo da valorização da nossa cultura nacional.

Alguém que colaborou muito no imaginário deste universo, foi Ana Luiza Koehler, que assina as galerias de personagens dos livros da DarkSide Books. Como foi fazer parte dessa criação?

Ana Koehler é uma feiticeira alquímica das artes visuais e da história de Porto Alegre. Seu Beco do Rosário é um projeto belíssimo e inspirador para mim, além de ser uma artista que dispensa apresentações, tanto por seu talento, por sua simpatia e também por seu reconhecimento, vide os vários prêmios que sua obra tem recebido. Tê-la em Parthenon Místico e Lição de Anatomia assinando a galeria de personagens é algo incrível, que nos faz mergulhar em Porto Alegre dos Amantes através de sua lente e de seu talento.

Artes de Ana Luiza Koehler para o universo de Brasiliana Steampunk

O mesmo digo de Karl Felippe, que assina os mapas das duas edições, de Fred Rubim, que assina os quadrinhos da expansão transmídia, e de Bruno Accioly, o web designer que faz a magia do portal de brasiliana acontecer. Toda essa equipe é um sonho e para mim, uma honra inigualável, ter a companhia desses profissionais na ventura lúdica, literária e cultural que é a recriação do nosso país e dos nossos heróis no universo ficcional de Brasiliana Steampunk. Aos leitores da Estante Diagonal que ainda não nos visitaram, recomendo fortemente uma visita. Serão muito bem recebidos por lá pelos heróis & heroínas de Parthenon Místico!

Enéias Tavares é escritor, tradutor e professor na UFSM. Seus livros já foram publicados por editoras como LeYa, Arte & Letra, Avec e Jambô. Em 2020, publicou pela DarkSide Books Parthenon Místico, livro finalista do Jabuti 2020 e vencedor do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica, e em 2022 Lição de Anatomia. Para a Casa da Caveira, organizou O Retrato de Dorian Gray (2021) e A Máquina do Tempo (2021) e traduziu Carmilla (2022), Palavras, Magias & Serpentes (2022) e Bíblia Clássica do Tarot (2023). Mais de sua produção em eneiastavares.com.br e de sua série em brasilianasteampunk.com.br.

rela
ciona
dos