Você já ouviu falar da dupla Rizzoli & Isles? Elas são, respectivamente, a detetive e a legista que protagonizam mais de 10 livros da escritora Tess Gerritsen, além de serem personagens também de uma série de televisão com o mesmo nome.
Segredo de Sangue é o mais novo livro das parceiras, com uma história completamente nova, mas respeitando tudo relatado nos onze livros anteriores. Para quem nunca leu os livros de Rizzoli & Isles vai uma breve explicação de como é a estrutura da escrita de Tess Gerritsen. A escritora sempre insere na trama, uma boa carga pessoal das personagens principais em todos os livros, inclusive com estes interferindo diretamente na história principal.
Essa ligação pessoal de Isles e Rizzoli com as situações do livro, deixam as histórias datadas, nada que vá interferir diretamente no mistério central, mas para quem está tendo o seu primeiro contato com a série, pode perceber que algumas informações expostas se encontram um pouco desconexas. Particularmente, eu gosto muito deste tipo de livro, escrito realmente em um ritmo de série e que normalmente geram muitas sequências. O melhor de tudo é que todos livros foram traduzidos para o português, em ordem, e não é nada difícil encontrar o primeiro livro da série, chamado O Cirurgião.

Segredo de Sangue traz a história de dois assassinatos, que à primeira vista, não parecem ter ligação nenhuma, porém, Cassandra Coyle e Timothy Mcdougal foram assassinados de uma maneira sanguinária e seus corpos deixados em posições estranhas, diferentes, porém, ambas peculiares. Além de tentar desvendar o mistério e encontrar o assassino, evitando que mais mortes ocorram, Maura Isles precisa enfrentar problemas com sua mãe biológica, que em livros anteriores fora descoberta como uma serial killer e que agora está perto da morte.
Os narradores são intercalados em diversos momentos, hora o livro é narrado em terceira pessoa, hora em primeira, mudando os personagens. Acho muito interessante esse tipo de recurso literário e Tess Gerritsen sabe fazer isso com muita maestria, fazendo isso constantemente, inclusive mantendo a identidade de um dos narradores em segredo durante boa parte do livro, algo incrível e que instiga muito a curiosidade do leitor.
O enredo proposto é muito bom, bem explicado, cheio de detalhes e sem deixar nenhum furo, porém, erroneamente, cheguei a achar que estava muito fácil de descobrir a identidade do assassino, estava até me achando o melhor dos detetives entre os leitores, mas no último quarto do livro, o surpreendente acontece e uma reviravolta e me fez ficar de queixo caído. Segredo de Sangue não tem nenhum erro, Tess Gerritsen é sem dúvida uma das melhores escritoras da atualidade, principalmente no quesito suspense. Maura Isles e Jane Rizzoli formam a melhor dupla de livros de suspense.
O livro tem cenas pesadas, mas a forma utilizada pela escritora para descrevê-las as deixam menos tensas, o que não significa que haja uma perda de qualidade no texto. Tess Gerritsen é uma das escritoras que eu nem preciso ler a sinopse do livro quando vejo um lançamento, ela sempre me deixa ansioso pela sequência da série. É daqueles livros que dá um pesar enorme quando acaba, por que apesar de fechar o ciclo de investigação completamente, existe a parte pessoal das duas que não acaba, que deixa sempre uma beira de suspense para o próximo.

Uma notícia boa? Os livros da escritora têm sido lançados quase simultaneamente com a data americana, com diferença de pouquíssimos dias, o que é maravilhoso. A edição do livro é belíssima, com o título em relevo e a capa ilustrada com parque de crianças, muito melhor que a capa original. Entretanto, se a capa ficou melhor e tem mais haver com a história, o título americano é melhor. No original se chama I Know a Secret, traduzindo, Eu Sei Um Segredo, remetendo diretamente ao fato de a mãe de Maura, no leito de morte, ter alguma informação que pode ajudar na resolução do caso. Não que fique sem sentido, mas a tradução poderia ter sido literal. Ainda não consigo entender o porquê dessas modificações, mas obviamente não é nada que interfira na experiência de leitura. O resto da edição é perfeita, as páginas são amareladas, ótimas para os olhos e são de boa gramatura, evitando que as palavras de páginas anteriores atrapalhem na leitura.

Segredo de Sangue é a nova obra da escritora consagrada Tess Gerritsen, e não fica devendo em nada para seus trabalhos anteriores, é ótimo, emocionante, bem construído, de rápida leitura e deixa uma saudade enorme quando acaba. Nenhuma novidade para quem conhece a escritora e sua dupla de investigadoras. Para quem ainda não leu nada de Isles & Rizzoli, não vai ficar prejudicado se pegar esse livro como uma primeira experiência, mas vai sentir um pouco as partes que tratam da vida pessoal delas, por isso lhes digo, vale muito a pena pegar os livros anteriores para ler, eles não são grandes e eu garanto que você vai adorar, assim como eu adorei este. Não vejo a hora do próximo, preciso de mais histórias dessas duas, preciso de mais livros de Tess Gerritsen.

  • Rizzoli & Isles #12 - I Know a Secret
  • Autor: Tess Gerritsen
  • Tradução: Roberto Muggiati
  • Ano: 2017
  • Editora: Record
  • Páginas: 350
  • Amazon

rela
ciona
dos