Changeling é o tipo de livro que irá te deixar de cabelo em pé. Aqui o autor Victor LaValle une o fantástico dos contos de fadas ao terror. Este é o segundo livro que li do autor e quanto sua narrativa, posso garantir que ela é viciante, envolvente e concisa, sem medo de explorar toda a podridão de nós mesmos.

Aqui conheceremos Apollo Kagwa, livreiro assombrado pelo abandono do pai desde os quatro anos e que tem sua vida mudada quando seu primeiro filho nasce. Porém Emma, sua esposa, passa a agir estranhamente até que o impensado acontece e sua vida desmorona. Preparados para uma leitura bem fora da caixa?

Difícil falar do livro sem revelar muita coisa, mas Changeling é um livro completo, diferente, que explora e desenvolve, além do terror, críticas raciais, característica que já conhecia do autor. A história também falará sobre imigração – visto que sua mãe é de Uganda e veio para os Estados Unidos – sobre desigualdade, culturas e criticará o abuso da vida online, as inseguranças que sentimos em momentos “x” de nossas vidas e tantos outros temas que se mostram tão atuais. 

Preparem-se para encontrar o extraordinário aqui, criaturas fantásticas em uma fantasia urbana e com um personagem que deseja ser tudo o que seu pai não foi. Eu gostei muito do protagonista, gosto da determinação de Apollo, mas confesso que o mistério por trás de Emma aguçou mais minha curiosidade. Queria entendê-la melhor, decifrá-la, saber mais do período em que esteve fora de cena e de ter as respostas do que acontece quando o elemento sobrenatural a encontra em determinado momento da história. 

Confira a resenha de A Balada de Black Tom


O livro possui pouco mais de 550 páginas, mas a leitura flui com facilidade, apesar de achar que por alguns momentos o LaValle se estende demais, porém quando o ato final começa a se desenvolver você não vai largar mais a leitura! E isso é ótimo!

Ao meu ver, isso aconteceu por que desde do início estava esperando o terror, mas aqui LaValle, na primeira parte do livro, foca em contar a história da família Kagwa ao longo de quase 50 anos, então, teremos detalhes desde a união do pai de Apollo, com sua mãe, Lilian, o início do relacionamento de Apollo com Emma até o fatídico dia em que tudo muda. É como se o autor não tivesse pressa em apresentar o enredo e contexto para o leitor.

A grande sacada do livro é esta virada, quando a pacata história de uma família aparentemente comum, se torna algo fantástico e repleto de mistérios. Esta é a guinada da leitura que transforma a atmosfera do livro e guia o leitor para uma história incrível e extremamente bem escrita.

Além disso, para nós bons leitores, a obra é recheada de referências, pois como falei, Apollo é um livreiro, então vários livros serão citados. Inclusive, um desempenha um papel importantíssimo para a trama. O Brasil também está presente no livro, será que o autor já esteve por aqui? 

Ao final, é possível perceber que LaValle utilizou como inspiração, a real essencial dos verdadeiros contos de fadas, aqueles que a Disney adaptou para algo completamente mais palatável para criar suas próprias história direcionadas a crianças. Então preparem-se também para cenas bem gráficas de terror, cheio de criaturas, sangue e violência.

Changeling possui excelência ao entregar uma história cheia de críticas e fantasia, somado a um tapa na cara que é descobrir que o maior vilão da história é alimentado pela maldade humana e que nada é tão absurdamente impossível quando o assunto é o que somos capazes de fazer.

Por isso, Vitor consegue equilibrar os elementos dessa história numa narrativa simples, profunda e inteligente, recheada de facetas que surpreenderá até os leitores mais experientes, pois muita coisa é bem inesperada e isso que torna a leitura incrível. Os personagens agem como precisam agir, a história se desenrola como deve ser e você só precisa deixar-se levar pela leitura que mistura o real e o mágico numa história só. Mais do recomendado!

  • Changeling
  • Autor: Victor LaValle
  • Tradução: Petê Rissatti
  • Ano: 2019
  • Editora: Morro Branco
  • Páginas: 560
  • Amazon

rela
ciona
dos