Quais são as formas possíveis de aterrorizar? É difícil saber o que causa medo nas pessoas: os traumas, as dificuldades, as lembranças da vida… Cada um de nós tem uma situação capaz de nos deixar em completo desespero, assim como conseguimos levar com risadas momentos que deixariam a maioria em meio aos mais intensos prantos. Por isso, admiro tanto quem escreve terror.

É claro que existem algumas fórmulas a serem seguidas para aumentar a chance de impactar mais pessoas. Como, por exemplo, a casa escura no meio de uma floresta desconhecida, tantas vezes vista na literatura e no cinema.

Créditos: Suma

Em uma antologia de contos, o leitor certamente passará por todos esses sentimentos, lendo histórias que o farão rir e outras que o deixarão chorando como uma criança com medo do escuro.

Quando peguei este livro, que escolhi apenas pela capa — que, além de lindíssima, trazia o nome de um homem fantástico: Jordan Peele —, eu nem sabia que se tratava de uma antologia. Sem ler a sinopse nem me atentar às demais informações do livro, imaginei que fosse uma grande história de suspense. Porém, quando o livro chegou à minha casa, pude ver que era, sim, uma antologia, e mais do que isso: de HORROR NEGRO.

Todos os contos são escritos e traduzidos por autores negros, e isso, para mim, já é fenomenal, porque mergulhamos em algo que não tem a visibilidade necessária na mídia, podendo descobrir escritores magníficos que, às vezes, são preteridos pelo racismo estrutural que o mundo não sabe lidar.

À medida que folheava as páginas, ia percebendo que grandes autores tinham escrito aquelas histórias rápidas e tão penetrantes. Dentre eles, dois que admiro com todas as minhas forças: Erin Adams e P. Djèlí Clark. E a surpresa, carregada de admiração, não parou nos nomes dos autores. Quando vi que Jim Anotsu traduziu diversos contos do livro, fiquei ainda mais apaixonado.

Créditos: Suma

Ao todo, temos 19 contos, e nenhum deles é apenas mediano. Todos variam entre muito bom e excelente, com alguns chegando à perfeição.

As histórias seguem temas que vão muito além do racismo, como ponto principal, falam abertamente sobre política, aborto, medo e, inclusive, preconceito. A maneira como cada um desses temas é abordado me deixou abismado, bem como o desenvolvimento das tramas, com personagens fortes e cenas tenebrosas em tão poucas páginas. Isso demonstra toda a capacidade literária desses autores, acostumados a escrever grandes romances, ao criar histórias intensas em um curto espaço literário.

Sempre fui muito resistente a contos, fugia deles sempre, mas, de um ano para cá, depois de fazer alguns cursos de escrita, percebi o quão importantes são. Hoje em dia, consigo até analisá-los da mesma maneira que faço com os romances. E o que posso dizer sobre esta antologia é que ela, sim, vai te fazer gritar. O terror é intenso em suas mais diversas formas, o choque provocado pelas páginas é imenso e, quando achamos que o pior já passou, que o maior susto estava na história que terminamos de ler, vem algo ainda pior, deixando-nos ainda mais alarmados com as surpresas que o mundo pode nos reservar.

A leitura é fenomenal, escrita por autores consagrados e editada por um mestre da roteirização. Jordan Peele é o responsável por diversos roteiros inesquecíveis, como Get Out, filme que lhe rendeu diversas indicações ao Oscar, e é uma das maiores vozes negras da atualidade.

Quem Vai te Ouvir Gritar, organizado por Jordan Peele, vai além da necessidade de falarmos sobre racismo: ele entretém assustando, como todo bom livro de terror deve fazer. Não há um defeito sequer nesta obra, e eu fico apenas torcendo para que tenhamos uma sequência, com novos autores e novos motivos para gritarmos enquanto as páginas passam.

Se você é como eu era e não gosta de contos, talvez esta seja a obra certa para dar uma chance a esse estilo literário. Sempre corremos o risco de, entre tantos contos, a maioria não ser tão boa, mas desta vez não. Aqui, não há erro algum: todos os contos são ótimos, alguns mais impactantes do que outros, alguns te assustarão menos do que aqueles que te farão gritar, mas todos possuem uma qualidade magnífica.

  • Out There Screaming: An Anthology of New Black Horror
  • Autor: ed. Jordan Peele
  • Ano: 2024
  • Editora: Suma
  • Páginas: 328
  • Amazon

rela
ciona
dos

Deixe seu comentário