Para Continuar é o meu primeiro contato com o autor nacional Felipe Colbert e nesta resenha falarei tudo o que achei sobre este livro de capa linda e história comovente.
O autor já começa ganhando pontos comigo, Colbert ambientou toda a sua história nos bairros de São Paulo mas precisamente na Liberdade, suas descrições são fieis e isso ajuda o leitor a se identificar na história e com certeza orgulha qualquer morador.
Leonardo tem sua vida limitada por uma doença cardíaca, além disso ele também é regrado, excessivamente por seus pais, que temem que algo pior aconteça com seu filho. Ele é impedido de realizar grandes esforços, nada de esportes, nada de grandes emoções, todo detalhe é vital para controlar seu coração. Para alguém entre seus 19 para 20 anos de idade, iniciando a faculdade, isso é sinônimo de uma vida monótona e sem grandes acontecimentos.
Durante suas idas e vindas à faculdade, Leonardo conhece Ayako. A princípio é apenas uma troca de olhares, até o dia em que ele toma coragem e resolve se aproximar da linda garota oriental. Daquele dia em diante, Leonardo sabia que tinha a possibilidade de mudar seu destino, que poderia passar por grandes emoções como nunca na vida (literalmente), mas para conhecer Ayako, parecia valer a pena.
Ayako ajuda seu avô a cuidar da loja da família. Em cima da loja, junto deles, vive também Ho, um jovem especial que seu avô é tutor. Além de ter herdado o comércio da família, depois da morte de seus pais, Ayako ficou responsável por guardar um precioso segredo, e nessa parte entraremos na fantasia da história. No porão da loja existem centenas de lanternas orientais, e cada uma delas, umas mais brilhantes, outras nem tanto, correspondem ao amor de um casal que se uniu no bairro da Liberdade.
Porém, assim como inicia a parte fantástica da história, que tinha um potencial ótimo, ela também termina e muitas perguntas ficaram apenas na minha imaginação. Confesso que eu queria ter mais detalhes desse lugar, entender melhor as lanternas, porque elas eram mantidas ali, dentre outras coisas, mas entendi que esse não era o propósito inicial do autor.
A escrita do Felipe é ótima, fácil de compreender e sem enrolação, a maneira que o próprio Leonardo interage com os leitores nos torna ainda mais íntimos da história. Inclusive, nos deparamos com três narrativas durante o livro, um presente para o leitor, que consegue entender perfeitamente as motivações e os sentimentos de cada personagem, o que torna cada um tão genuíno. O romance que ele construiu entre os personagens principais também é fechadinho, nada forçado, aconteceu naturalmente e ao mesmo tempo intenso.
Outro ponto positivo da história é a forma que a doença de Leonardo é abordada. É interessante ver a forma que os pais do protagonista lidam com a situação, a forma que sua ex-namorada lidou e a forma que seu melhor amigo Penken lida. Todos têm reações totalmente reais e foi bacana ver as diversas maneira que cada ser humano lida com isso em suas vidas. Porém, o mais cruel, é acompanhar um rapaz tão jovem, com tanta coisa para viver lidando com isso, sentir todas suas frustrações, lamentações, limitações e ainda assim, ter humor (ácido) para lidar com sua situação.
A história tem muitos pontos positivos, falhou em outras, mas resumidamente eu achei uma história fofa que fica gravada em sua memória. O final não foi surpreendente mas emociona e comove, daqueles que nos fazem dar suspirinhos. Se você procura uma história assim, uma leitura despreocupada e rápida recomendo Para Continuar, uma história que mostra um personagem passando por pequenos e grandes desafios, um guerreiro, que assim como o amor, dá um jeito para continuar.

  • Para Continuar
  • Autor: Felipe Colbert
  • Tradução: -
  • Ano: 2015
  • Editora: Novo Conceito
  • Páginas: 224
  • Amazon

rela
ciona
dos