Olá pessoas! Hoje vim falar de outro vício. Claro que o primeiro é livros, mas logo após vem marcadores. Comecei minha coleção de forma bem singela, apenas ficando com um ou outro que recebia ou que ganhava de sorteios. Os repetidos, eu separava para sorteio, até que os meus tinham lotado um balde que tinha em minha estante. Como o balde ficou pequeno, comecei a colocar em uma caixa, depois comecei a separa-los em saquinhos por editoras em uma caixa maior.
O problema (ou a solução), é que agora, a caixa acabou virando uma grande bagunça e eu resolvi cataloga-los. Eu peguei várias dicas de outros colecionadores que já fazem desta mesma forma, então resolvi compartilhar com vocês todas esta saga!
O primeiro passo foi achar uma pasta fichário que comportasse parte dos meus marcadores. Fique atento, muitos fichários têm tamanhos diferentes, então, faça o teste antes com o tipo de plástico que você vai usar junto. No meu caso, eu comprei estes dois fichários que já vêm com os plásticos. Em questão de valores deu na mesma se eu fosse comprar separado, porém saí ganhando, porque o material dele é de boa qualidade.

No caso desses fichários, cabem apenas 50 plásticos mais as folhas. O plástico deve ser este com reforço na lateral, para aguentar o peso dos marcadores mais o papel que servirá de base para fixa-los. Você pode encontrar os plásticos separados. Vendem pacotes com 50.

Bom, a parte do fichário até que é fácil. O grande desafio é achar as tão desejadas cantoneiras adesivas para fotos. São com elas que você conseguirá fixar os marcadores. Já aviso, é um parto achar isso, eu fui em praticamente todas as livrarias da minha cidade e não achei. Alguns vendedores nem sabem o que é, afinal, estamos na era digital, quem ainda revela fotos e ainda faz um álbum?
Ainda existe, mas é difícil de achar. Então vou deixar alguns links uteis para você encontra-las online. Eu comprei as minhas no AliExpress (lá tem vários vendedores, procurem as mais em conta) e demorou um mês e alguns dias para chegar. Obvio que a quantidade que comprei foi pouca, e agora preciso de mais.
Alguns colecionadores fazem um corte do tamanho do marcador na folha base (abaixo) e fixa o marcador assim mesmo. Vou deixar aqui um vídeo de uma colecionadora que explica direitinho como se faz.
Outra parte importante do catálogo é o papel base para fixar as cantoneiras, no meu caso, eu procurei papel A4 180g na cor preta, mas sei que muita gente compra também cartolinas colorset. A cor vai da tua preferência, eu padronizei o meu em preto, porque simplesmente achei que fica mais bonito. Você precisa calcular o que sai mais em conta, papel A4 ou cartolina colorset, no meu caso eu paguei R$ 0,42 por folha, ou seja um pacote com 50 folhas sai em torno de R$ 21,00.
A organização dos marcadores fica assim com as cantoneiras, dependendo da editora, cabem 5 marcadores por folha, 10 frente e verso. A partir dai você vai montando como desejar e da maneira que achar que fica mais bonito. Alguns marcadores eu prefiro deixar em pé, neste caso cabem quatro por folha (3 em cima e mais 1 deitado em baixo).

Algumas dicas:

– Estudem a organização dos marcadores que você vai fazer, principalmente se você vai usar cantoneiras, pois uma vez que você colar elas, dificilmente você vai conseguir remove-las sem danificar, e o papel também (experiência própria).
– Se você está prestes a completar uma coleção, e sabe que vai conseguir o tal marcador faltante para a tua coleção em breve, já reserve o espaço dele na organização da folha. Sério, já cansei de refazer folhas das minhas pastas por cometer este erro.
Observação importante: Gente, tudo que coloquei aqui se refere a maneira que EU acho melhor para a minha coleção. Tem como eu usar outro tipo de fichário? Tem! Tem como eu usar outro tipo de plástico? Claro que tem! Posso usar outro tipo de papel? Claro ué! Aqui eu estou falando apenas, a maneira que eu preferi fazer, então, sintam-se livres e inspirados para fazer o mesmo com sua coleção!
Dei várias dicas de métodos e possibilidades de organizar a sua coleção, basta escolher a que mais se encaixa no seu gosto e bolso também, afinal, isso também é um investimento. Mas enfim, esta é parte da minha organização, espero que tenham gostado. Se vocês quiserem que eu traga mais dicas da forma que organizo o restante dos marcadores, o tipo de controle que eu tenho sobre as coleções e o principal, como adquiro parte deles, falem nos comentários, vou adorar falar sobre isso por aqui.

Você coleciona também? Guarda de outra maneira seus marcadores? Conta pra mim, eu quero muito saber!

rela
ciona
dos