No livro Quadribol Através dos Séculos. a escritora J. K. Rowling utiliza o pseudônimo Kennilworthy Whisp para ampliar o mundo criado na saga Harry Potter e discorrer sobre o quadribol, esporte sobre vassouras mais popular no mundo dos bruxos.
Assim como já havia acontecido com Animais Fantásticos e Onde Habitam, que ganhou uma edição em áudiobook com seis novas criaturas e um prefácio totalmente narrada pelo próprio Eddie Redmayne, também foi lançada uma versão atualizada em áudiobook com Andrew Lincoln. A nova versão com o famoso protagonista de The Walking Dead, que nos faz pensar se no futuro veremos alguma espécie de participação especial nos filmes como Kennilworthy Whisp, foi lançada em 15 de março de 2018 e conta com um bônus extra na forma de uma partida de quadribol comentada.
A velha conhecida dos fãs, Gina Potter (Imogen Church), faz diversos comentários sobre a atuação dos atletas durante a partida enquanto Rita Skeeter (Annette Badland) oferece sua dose normal de comentários ácidos.
Tanto a edição em áudio quanto as edições físicas normais, tanto em seu original, quanto a nossa, em português são recheadas com fatos e curiosidades sobre o quadribol. O livro conta histórias sobre a origem do esporte fictício e sua popularização, passando por todas as suas regras com detalhes, incluindo os papéis de cada um dos membros do time. Também são mencionadas informações sobre as principais equipes ao redor do mundo, com destaque para os times do Reino Unido, onde a maior parte da série principal ocorre e onde está localizada a principal liga de quadribol, e da Irlanda, dona da segunda liga mais importante.

O livro é bem curto e dá para decorar facilmente os principais fatos para impressionar outros fãs apaixonados. Um bom exemplo: existem mais de 700 tipos de faltas possíveis no esporte. Outro: a Puddlemere United, fundada em 1163, é a equipe mais antiga das ligas mencionadas acima.

Todos os capítulos têm um bom toque de humor e em nenhum momento, mesmo quando está falando exclusivamente sobre regras, o livro fica chato ou tedioso e é muito divertido aprender e absorver tudo que J.K. criou sobre o quadribol tão detalhadamente, desde o motivo pelo qual os bruxos decidiram que as vassouras deveriam voar até como e porque ocorreu a introdução do pomo de ouro.
O sucesso do esporte das vassouras também inspirou diversas coisas no mundo real além do livro. É impossível esquecer do game sensacional chamado Harry Potter: Quidditch World Cup – praticamente todo mundo que tinha um GameCube, PlayStation 2, PC ou Xbox e era fã de Harry Potter acabou comprando. Os power-ups no jogo, especialmente os special moves de cada equipe de quadribol, eram tão incríveis e divertidos que eles definitivamente deveriam ser considerados em listas dos melhores power-ups da história dos games. Era possível usar o “dodge” ou o “blundger” para atuar de forma mais física – no primeiro caso, para desviar do contato por meio de velocidade e, no segundo, para defender melhor.

Também não dá para deixar de mencionar o “quadribol dos trouxas”, uma versão bem mais light do esporte com regras criadas pelos fãs para praticantes não mágicos. O esporte se tornou tão popular nos últimos anos que atingiu o status de esporte universitário e conta com uma associação internacional (International Quidditch Association), que organiza torneios nacionais e uma copa mundial. Tudo que falta é um filme exclusivamente baseado no quadribol. Existem rumores de que ele pode ser feito desde que a Warner comprou os direitos do livro, mas não há notícias recentes sobre um possível projeto.

Finalmente, por ser uma leitura curta e muito divertida, o livro é indicado para fãs dessa saga incrível e para quem inserido nele, gosta do quadribol e quer saber mais sobre o esporte. Fora isto, não posso deixar uma recomendação melhor que a do eterno diretor de Hogwarts, Alvo Dumbledore.
“Se algum dia você quis saber como surgiu o pomo de ouro ou por que o time dos ”Vagamundos de Wigton” (Wigton Wanderes) tem a estampa de um cutelo de açougueiro no uniforme, você precisa ler Quadribol através dos séculos (Quidditch through the ages). Esta edição limitada é uma cópia do exemplar guardado na Biblioteca Escolar de Hogwarts e consultado por jovens fãs do quadribol quase diariamente.”.

  • Quidditch Through the Ages
  • Autor: J.K. Rowling
  • Tradução: Lia Wyler
  • Ano: 2017
  • Editora: Rocco
  • Páginas: 128
  • Amazon

rela
ciona
dos