E se nosso querido Mr. Darcy fosse um político americano nos tempos de hoje? E se Elizabeth fosse uma estudante de literatura que sonha com seu mestrado? E se parte da história de Orgulho e Preconceito, escrita pela autora Jane Austen, se passasse aqui no Brasil? Estas são as características de Primeiras Impressões da autora nacional Laís Rodrigues, que reconta de uma forma moderna este clássico a história de amor desses personagens tão amados por nós.
Charles Bing viaja para o Brasil afim de expandir seus negócios no ramo da gastronomia, por este motivo, ele, a irmã e seu melhor amigo, Frederick Darcy, acabam em Búzios, uma cidade turística do litoral carioca. No local, Janaína Benevides mantém sua rede de pousadas, mãe de quatro filhas solteiras, ela se preocupa muito com o futuro de suas duas filhas mais velhas, Jane e Lizzie, que estão de volta ao Brasil em férias. Por isso, assim que fica sabendo da vinda do rico Charles Bing a cidade, ela não deixa de desejar um enlace de uma de suas filhas com o jovem e promissor rapaz.
Apesar de todas as similaridades, a autora Laís Rodrigues conseguiu construiu seu próprio tom para a história, principalmente tratando-se das situações e dos cenários que a trama se passa. Esta versão moderna de Orgulho e Preconceito, dá um novo ar ao clássico, podendo assim, quem sabe, cativar novos leitores para que conheçam esta história e também, agradar os milhares de fãs da autora com uma versão super envolvente, leve de se ler e também bastante divertida.

Honestamente, as únicas pessoas que poderiam lhe oferecer palavras positivas sobre Frederick Darcy são os irmãos Bing, por serem amigos dele, e Jane, pelo simples fato de que ela não vê defeito em ninguém.

Parte da história se passa em Búzios, mas também passaremos por Boston e Nova Iorque, o que enriquece ainda mais a trama. Apesar desta divisão, é muito legal ver que a autora trabalhou em seu romance o solo brasileiro e só por causa disso já ganha vários pontos. Mas muito mais do que servir para descrever belas paisagens, a autora usa o Brasil como um ponto relevante para a história. Na parte que se passa no exterior, é possível notar que a autora fez um ótimo trabalho de pesquisa, sem forçar ou exagerar em detalhes.
Esta adaptação de Laís para os tempos atuais foi muito acertada, tanto nos pequenos detalhes quanto na construção dos personagens secundários e protagonistas. A personalidade de cada um segue de acordo com o original, porém com uma pitada de situações mais atuais, os tornando mais reais para nós e com intenções mais pertinentes. Em determinados momentos, ansiei para conhecer o modo que a autora iria apresentar personagens específicos para os leitores e quais seriam suas peculiaridades. É impossível ler Primeiras Impressões sem fazer breves comparações, no meu caso funcionou como um atrativo e estimulo de leitura também.
Liz continua sendo aquela garota sarcástica e que não mede esforços para colocar o orgulhoso e racional Frederick Darcy em seu lugar. Seu modo atrevido, mas verdadeiro, continua desconcertando Darcy em todas a proporções, ele ao mesmo tempo que a repele, a atrai, tudo na mesma medida. Este romance é construído de forma gradativa, nem de forma repentina e nem se alongando demais, tudo acontece com muita naturalidade, respeitando o tempo dos personagens e suas problemáticas. Por sua vez, Charles e Jane são queridos e doces, do jeitinho que sempre tive na minha memória e até mesmo a arrogante e insuportável tia de Darcy, aqui figurada como uma senadora americana, ganha seu próprio espaço ao longo da leitura.

Desta forma, apesar do seu enredo previamente conhecido, se você é fã de Jane Austen, claro, Primeiras Impressões recebe todas as características que fizeram desta história algo especial. Alcançando seu próprio estilo, o livro consegue ser uma leitura instigante, sedutora e envolvente. Foi bastante fácil virar e virar estas páginas sem perceber que o livro estava quase terminando. A escolha do título casa perfeitamente para a trama, da mesma forma que casaria para a obra de Jane Austen, que como curiosidade, também usaria este título, porém na época em que fora publicado mais duas obras seriam lançadas com o mesmo nome, por este motivo a autora resolveu escolher outro.

As críticas sociais que Jane Austen apontava na época em que escreveu são transpostas a nossa também, aqui, Laís deu um enfoque maior a visão equivocada que os americanos têm dos brasileiros e da nossa cultura, o que eu achei sensacional! As questões pessoas entre Liz e Darcy também são trabalhadas e passar por cada situação de cura e perdão novamente reacendeu minha paixão por eles. Nota-se que a narrativa de Austen, mesmo construída há 200 anos, continua respondendo questões sobre o preconceito, amor, família e amizade.
Primeiras Impressões é uma versão moderna do clássico, mas que se destaca por conseguir surpreender também e por buscar sua própria forma. A autora mantém as discussões mais relevantes da obra original, mas também apresenta novas com um tom próprio. Sem dúvidas eu recomendo a leitura para todos que curtem um bom romance, onde o amor precisa lidar com algumas dificuldades e que nem sempre as primeiras impressões são as que devem ficar. O romance também serve como uma porta de entrada para quem deseja conhecer as obras de Jane Austen, tenho certeza que a Liz e o Darcy do século XXI vão te convencer disso.

  • Primeiras Impressões
  • Autor: Laís Rodrigues
  • Ano: 2017
  • Editora: Pedrazul
  • Páginas: 252
  • Amazon

rela
ciona
dos