Après Les Seasons é o último volume da trilogia do autor nacional Otávio Bravo, Travessuras da Minha Menina Má.
A passagem da “menina má” em sua vida, deixou marcas em Victor. Feridas que ainda estão longe de cicatrizarem. Neste terceiro volume, o mais longo, e, talvez o que trabalha mais a fundo a complexibilidade dos personagens, nós acompanharemos de perto a reação pós Maria Eduarda, quais as consequências de sua partida na vida de Victor e como ele, agora um homem perto dos seus 50 anos, ainda sofre por sua perda.
Victor está perdido. E em sua tentativa de se encontrar é como um efeito dominó e não parece ter volta. Morando novamente na Europa, Victor em meio ao seu vazio e solidão, rege a vida dentre festas, sexo e drogas. Suas ressalvas já não existem e mais nada parece ter sentido, apenas nos momentos em que vê no rosto de outras mulheres o rosto da sua menina má. As consequências quanto ao modo que anda levando sua existência, levam Victor ao fundo do poço e a insanidade parece flertar com ele muito mais do que a sobriedade. Mas sempre que as coisas parecem se ajeitar novamente, Maria Eduarda acaba voltando, devolvendo todo o caos que normalmente a acompanha.
Dentre os três livros, Après Les Seasons é o mais intenso. É onde sentimos em cada fibra desta leitura, as dores, as angustias e desespero em seus personagens. Victor devastado pela passagem da menina má em sua vida, como se não bastasse todas as perdas que já teve. E Maria Eduarda, assombrada por seus demônios que parecem estarem longe de deixa-la.
Após a leitura dos três livros, Maria Eduarda é e sempre será uma incógnita para mim, mas cheguei à conclusão que não cabe a mim julgá-la, eu não carrego o seu fardo. Mas confesso que por vezes achei inumano o que ela faz com Victor em diversos momentos desta leitura. Um misto de revolta e curiosidade me dominaram durante a leitura deste último volume e a verdade é que é muito difícil julgar as escolhas e principalmente os sentimentos que motivam alguém. O que não basta para mim, as vezes é tudo para o outro. É desta forma que Travessuras da Minha Menina Má é tão visceral, nos surpreende por ser tão chocantes em alguns momentos, mas tão passível da realidade ao mesmo tempo.
Teremos momentos onde a velha turma de amigos, que conhecemos lá no primeiro livro, será mencionada e confesso que estas partes foram marcadas de forma saudosa por mim. Gostei de vê-los e saber que mesmo após anos, de uma forma ou de outro, o grupo de amigos sempre dava um jeito de manter contato com Victor, principalmente Leonardo, que sempre esteve ao lado do amigo para o que precisasse.
No site do autor, dedicado exclusivamente para a trilogia, você poderá encontrar algumas curiosidades e materiais extras em relação a esta história, que irá desde a sua inspiração até pequenos fatos sobre o enredo. Fotos de momentos, fatos e figuras mencionadas durante a narrativa também se encontram na página principal do site, assim como um mapa, com as localidades marcadas por onde Victor passou. Mas para mim, o melhor é a sessão dos personagens, que, se você ainda não leu toda a trilogia, poderá encontrar alguns spoilers. Ali você encontrará algumas ilustrações dos personagens, conhecera suas aparências, juntamente com uma pequena biografia e característica de cada personagem. Leia por sua conta em risco, certo?

É impossível concluir a leitura e não refletir sobre esta vida que tivemos em mãos. A vida de Victor e como ele nos conta sobre tudo que acontece e da forma inesperada que acontece.  Até que ponto uma pessoa real suportaria o que Victor suportou e ao mesmo tempo, por que não? Quantos Victor’s e Duda’s existem por aí? É difícil dizer. Concluo esta história com um misto de sentimentos, com uma certa satisfação, com um gosto agridoce na boca, feliz, porém triste, por a vida ser, por muitas vezes, exatamente assim.

Acompanhar a trajetória de Victor desde o começo me tornou intima dele, da criança criada no Rio de Janeiro ao professor bem-sucedido que dá aulas em Londres. Devido a isso, eu sinceramente não sei, se ele merecia tudo pelo que passou, não sei se concordei com todas suas decisões e não sei se compreendi, em sua essência, sua obsessão por Maria Eduarda, mas sei que tudo isso o moldou, foi a vida que ele poderia ter e me fez sentir um certo aperto quando virei a última página. Acho que é esta a sensação que todos os leitores terão depois de tanto tempo ao lado de Victor. É como uma despedida dolorida, a incerteza que tudo vai ficar bem, mesmo quando estamos em estradas opostas.

Confira a trilogia Travessuras da Minha Menina Má

Otávio Bravo, com sua narrativa ampla, na visão de quem conta esta história depois que tudo já aconteceu, deu vida a um romance de formação real, mas muito mais do que isso, Travessuras da Minha Menina Má nos apresenta um personagem que mesmo dentre seus altos e baixos, dentre todas suas quedas, sempre buscou forças para continuar em nome de quem amava, pois no final, você sempre acaba recompensado… e assim foi. Linda e dolorida, é o que posso dizer desta história.

  • Travessuras da Minha Menina Má #3 - Après Les Seasons
  • Autor: Otávio Bravo
  • Ano: 2018
  • Editora: Chiado
  • Páginas: 560
  • Amazon

rela
ciona
dos