Mitsuha Miyamizu mora em uma pequena cidade montanhosa chamada Itomori que é cercada pelo lago Itomori. Tudo que ela sempre quis é ir embora da cidade e viver em Tóquio, para  viver a agitação da cidade grande. Isso acaba se realizando por meio de sonhos em que ela vive a vida de um garoto. Taki Tachibana, que mora em Tóquio, também anda tendo sonhos, mas no seu caso, ele sonha ser uma garota que mora em uma cidade rodeada por montanhas e que tem um lago no meio.

Mitsuha e Taki acabam descobrindo que esses sonhos, na verdade, não são sonhos e sim uma troca de corpo entre eles. Eles não sabem como, porquê e nem como controlar isso, então decidem estabelecer regras para que as pessoas que convivem com eles não notem as suas mudanças e também para minimizar os estragos que cada um pode fazer na vida do outro.

Para voltar para nosso mundo, é preciso deixar para trás aquilo que é mais importante para vocês.

As trocas se estendem por semanas até que param abruptamente. Taki não sabe o que aconteceu e não consegue seguir em frente sem saber o que aconteceu com a garota dos seus sonhos. E em sua busca, ele às vezes acaba esquecendo detalhes sobre as trocas. Toda vez que ele tenta se concentrar e lembrar, as memórias ficam confusas. Ainda assim, Taki não desiste. Ele sabe que algo errado aconteceu e só descansará quando descobrir.

Eu tenho muito amor por essa história! Eu conheci Your Name. através do meu namorado quando ele me apresentou o filme animado em 2017. Assisti e me debulhei em lágrimas durante quase o animé todo, mas também sorri e senti o coração aquecido. Óbvio que quando vi que a novelização seria lançado pela Editora Verus fiquei muito empolgada para lê-lo e não me decepcionei com a experiência.

Eu estou apaixonado. Nós dois estamos. Isso significa que vamos voltar a nos encontrar, com toda a certeza. Por isso, eu vou viver. Vou sobreviver. Não importa o que aconteça, mesmo que o cometa caia, eu vou sobreviver.

Mitsuha Taki são protagonistas fofos e carismáticos. Cada um com sua maneira de ser e encarar o mundo e é maravilhoso ver a ligação que os dois têm por simplesmente trocarem de corpo. Uma ligação e uma conexão que atravessa o tempo e o espaço, para quando descobrimos o porquê disso tudo estar acontecendo… não há como não se comover.

Your Name. é aquele tipo de história que nos inspira a seguir em frente, a buscar nosso verdadeiro eu, não desistir de nossos sonhos e nunca deixar aqueles de quem se ama para trás. Não há como não se emocionar com a história. Mesmo eu já tendo assistido ao filme de animé inúmeras vezes, o livro não deixou de ter aquele ar misterioso e tocante que a animação traz também. E ao mesmo trouxe esclarecimentos de atitudes e motivações dos personagens ao longo da narrativa.

Leiam o livro, leiam o mangá (que foi adaptado depois do lançamento do livro) e assistam Your Name. do autor Makoto Shinkai, na ordem que vocês quiserem, pois isso não é importante nesse caso. A história vai te tocar de qualquer maneira e vai valer cada minuto gasto com ela. Só não esqueça de ter um lencinho por perto.

  • Kimi no Na wa
  • Autor: Makoto Shinkai
  • Tradução: Karen Hayashida Kazumi
  • Ano: 2018
  • Editora: Verus
  • Páginas: 192
  • Amazon

rela
ciona
dos