Em meados de maio, a Editora Planeta criou um projeto muito legal, que consistia em juntar autores queridíssimos da casa com o desafio de escrever contos de ficção relacionados com o momento atual, seu nome, Pela Janela de Casa. Com estas histórias, os autores puderam colocar a reflexão, os sentimentos e até as dores desse momento (que ainda estamos passando) em uma forma que possa abraçar e estar junto com seus leitores e seguidores, em um período tão conturbado para todos nós. Foi assim que nasceu Reflexos do Passado, da autora Paola Aleksandra.

Aqui conheceremos Cecília, em um dos momentos mais intensos da sua vida. Ela, durante a pandemia, decide permanecer em São Paulo e enfrentar os desafios da maternidade longe da família. A distância e a saudade têm seu preço, mas acima de qualquer coisa, Cecília entende que sua saúde e a de sua filha está em primeiro lugar e assim ela passa os dias lutando contra a ansiedade, o medo e a solidão dentro de casa.

Mas até nos momentos mais sombrios o destino tende a intervir e sua visão sobre as dificuldades da vida mudam, quando o passado lhe presenteia com uma boa dose de esperança, através dos feitos e lutas que foram travadas para que as mulheres da sua família sobrevivessem.

Livros e Fuxicos

Ler essa história, certamente é ler a história de alguém. Alguém que hoje se encontra ou esteve exatamente nesta situação. Histórias contemporâneas têm disso, conversam conosco como um lembrete do agora e é impossível não se identificar por cada ato e/ou sentimento encontrados na leitura. Cecília, com certeza, personifica, os próprios sentimento da autora, que assim como a personagem, também estava grávida no período em que escrevia este conto. E assim puder sentir muitos dos anseios e inseguranças da Pah.

Com certeza 2020 não foi fácil para todos, é até impossível tentar expressar todas as dificuldades que enfrentamos, mas histórias como Reflexos do Passado, nos dão um pingo de esperança, de que amanhã, o sol continuara brilhando. De que histórias com mulheres guerreiras, cada uma ao seu tempo, travando suas próprias batalhas, vão continuar nos inspirando. Me encantei por cada personagem deste conto, por Cecília, Carmem, Helena e Ana Helena, claro. Mulheres que eu queria bem pertinho de mim.

Este foi meu quarto contato com a escrita da Pah e é incrível ver sua evolução, sua precisão nas palavras para com o próximo são grandes ensinamentos e um lembrete que não estamos sozinhos. Com respeito, Pah não deixa de tecer críticas em suas histórias, por mais delicadas que possam parecer, transmitem sinceridade com seu olhar sobre o mundo e sobre os aprendizados durante a pandemia. Reflexos do passado é uma história sobre sonhar, sobre enfrentamento e família, uma história que vai aquecer seu coração. 

  • Reflexos do Passado
  • Autor: Paola Aleksandra
  • Tradução: -
  • Ano: 2020
  • Editora: Outro Planeta
  • Páginas: 74
  • Amazon

rela
ciona
dos