Aqui temos a história de Cassidy Black, uma garota que tem o dom de sentir e ver os mortos, e de atravessar o “véu” que separa o mundo dos vivos e dos mortos. No dia de seu aniversário de 11 anos, ela caiu em uma ponte e quase morreu afogada. Porém, a experiência de quase morte deixou uma marca e por conta disso ela tem esse dom tão peculiar.

Agora aos 12 anos, Cass ainda não sabe o que fazer com esse dom. Ela já tentou ajudar os fantasmas a seguirem em frente, mas não teve nenhum sucesso até agora. Nem mesmo seu melhor amigo Jacob, um fantasma, não lhe conta nada que possa ser útil para ela saber o que fazer com esse dom. Porém, as coisas mudam quando nas férias de verão, a família não vai para a casa de praia como todo ano.

Os pais de Cass são escritores famosos. Eles escrevem juntos uma série de livros históricos, mas todos com histórias de fantasmas e lendas. Uma produtora comprou os direitos das histórias e pretende fazer uma espécie de documentário visitando cidades diferentes que tenham conteúdos históricos e lendas, tendo os pais de Cass como os próprios atores. Então, nesse verão, o primeiro lugar que eles vão é para Edimbugo, Escócia. E lá, a vida de Cass dá uma nova guinada.

As pessoas acham que fantasmas só aparecem à noite, ou no Halloween, quando o mundo está escuro e as paredes estão mais finas. Mas, a verdade, é que fantasmas estão por toda parte. Na seção de pães do supermercado, no jardim da sua avó, no acerto da frente do ônibus. Só porque você não pode vê-los não significa que não estejam lá.

Cass é uma garota muito fofa! Ela é o tipo de amiga que todo mundo gostaria de ter. Apesar de Jacob ser um fantasma, isso não impede de que ela não o tenha em alta conta. Os dois são bons amigos independentemente da condição atual deles. Foi realmente muito bonito testemunhar alguns momentos de companheirismo e amizade entre os dois. E já bate até um medo do que pode vir no futuro para esses dois. Querendo ou não, Jacob é um fantasma e não poderia estar ali no mundo dos vivos. Além desses dois, temos também os pais de Cass e uma nova personagem, Lara, que se faz muito presente na trama.

A Cidade dos Fantasmas traz uma leitura rápida que fluiu muito bem. A experiência que tive com esse livro foi diferente das que já tive com outros livros da Victoria Schwab. Talvez por esse ser voltado para um público mais jovem (no caso, o middle grade – de 8 a 13 anos)e tenha a temática de fantasmas e o clima tenso, senti o livro tão mais leve do que os outros livros que li da autora. Gostei bastante dessa leveza e com certeza quero ler a sequência.

Quero ver onde Cassidy e Jacob vão parar no próximo volume. E, óbvio, quero muito saber a história que Jacob tanto esconde de nossa protagonista. Ele é um mistério em forma de fantasma e espero que a autora nos dê um vislumbre sobre ele. Esse é um livro para quem quer iniciar no gênero ou até para quem morre de vontade de ler algo sombrio, mas morre de medo! Garantia de fofice e diversão.

  • City of Ghosts
  • Autor: Victoria Schwab
  • Tradução: Marcela Filizola
  • Ano: 2021
  • Editora: Galera Record
  • Páginas: 224
  • Amazon

rela
ciona
dos