Crisálida é um quadrinho nacional de Vinicius Velo, publicado pela Universo Guará.

Neste quadrinho acompanharemos o processo de reaproximação de parte de uma família, que se separou por conflitos ideológicos e de visões diferentes do mundo, realidade de muitas famílias do Brasil. Neste contexto conheceremos Cássio, um homem idoso e conservador que vive sozinho. Porém seus ideias serão colocados a prova quando ele conhece Ana, sua neta, filha do seu filho Pedro, há muito tempo afastado.

Ana é uma criança curiosa, bastante comunicativa e negra. O motivo desta reaproximação se deve a necessidade de Pedro começar um tratamento médico. É através da sua vivência com Ana, que Cássio passa a sentir na pele algumas questões que antes, não lhe atingiam como homem branco e privilegiado. O preconceito é amplamente debatido no quadrinho e questiona como muitos de nós vive numa bolha e não faz questão de deixá-la, portanto, de olhos fechados para o que realmente acontece a nossa volta.

O racismo e o preconceito estão tão enraizado na nossa sociedade, que muitas atitudes que ferem, as vezes nem são notadas por quem não as sentem. E é exatamente isso que veremos aqui, a mente desse avô se abrindo para problema reais e atuais, que agora atingem diretamente alguém que ele ama, fazendo com que ele entenda, enfim, problemas socioculturais que existem. Sem dúvidas, essa é uma obra bem necessária para os dias atuais.A jogada com o título da obra também conversa muito bem com a trama, acredito que a história trabalha muito as transformações que vivemos, independente da nossa idade, nunca é tarde para abrir os olhos e se livrar de nossas bolhas de privilégios e tentar, de alguma forma, fazer a diferença.

A arte do Vinicius é bastante bonita, diria que até graciosa, porém, o traço de um personagem em particular me incomodou um pouco, e nem sei explicar direito porque, mas me pareceu que Pedro não foi ilustrado por Velo, mas sim por outro quadrinista. Estranho né? Enfim, achei interessante compartilhar com vocês, para o caso que mais alguém perceba isso. Além disso, notei alguns erros de revisão na obra, o que é uma pena.

A história é bastante sensível e além do tema principal, nos faz refletir sobre nossas relações familiares. Recomendo!

  • Crisálida
  • Autor: Vinicius Velo
  • Tradução: -
  • Ano: 2021
  • Editora: Universo Guará
  • Páginas: 240
  • Amazon

rela
ciona
dos