Todo mundo sabe o que foi o Holocausto, o genocídio de cerca de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, través de um programa sistemático de extermínio étnico patrocinado pelo Estado nazista, liderado por Adolf Hitler e pelo Partido Nazista e que ocorreu em todo o Terceiro Reich e nos territórios ocupados pelos alemães durante a guerra. Nem mesmo crianças foram poupadas, e dos nove milhões de judeus que residiam na Europa antes do Holocausto, cerca de dois terços foram mortos; mais de um milhão de crianças, dois milhões de mulheres e três milhões de homens judeus morreram durante o período.

Durante esse período de perseguição, muitos judeus contaram com a bondade de outras pessoas para se esconder e tentar sobreviver. Uma dessas histórias é extremamente famosa através do diário de Anne Frank. E é com base na narrativa de Anne, que a autora de Extraordinário, R. J. Palacio, resolveu apresentar a história de Sara, uma sobrevivente da Segunda Guerra Mundial.

Em Extraordinário, conhecemos Julian, um menino que não é muito legal com seu novo colega de escola, Auggie. Um garoto com deformidade facial que vai enfrentar os julgamentos de outras crianças da escola. Aqui em Pássaro Branco, a narrativa parte de Julian que precisa fazer um trabalho para a escola. Nesse trabalho ele resolve contar a história de sua avó, que quando criança precisou se esconder dos nazistas na França, durante a Segunda Guerra Mundial. 

Assim, dentro dessa história, teremos outra narrativa, a de Sara. Assim vamos ver como foram os primeiros movimentos nazistas na França, até o momento em que a menina se vê sozinha, precisando fugir para não ser levada a um campo de concentração. Ela vai contar com a ajuda da família do colega de aula, Julien Beaumier, um menino acometido pela poliomielite e excluído por todos na escola.

Eu já li vários livros sobre a Segunda Guerra e sobre o Holocausto, inclusive O Diário de Anne Frank e suas adaptações para quadrinhos. Aqui como o público alvo é o infantil, a autora resolveu contar essa história em forma de graphic novel, pois os elementos visuais ajudam muito ao público mais novo a compreender o que está sendo lido. Eu gosto muito de ler graphic novel, pois muitas vezes as imagens falam mais que palavras. 

“Foram tempos sombrios Mas o que eu realmente levei comigo… não foi a escuridão… e sim a luz.”

A história é dividida em 3 partes e um epílogo muito legal que relaciona o que aconteceu no Holocausto com acometimentos atuais. A edição está muito bonita, e as ilustrações são da própria autora, que surpreendentemente foi ótima em sua estreia no universo dos quadrinhos. 

Gostei muito de ver Julian novamente, mesmo que ele apareça pouco. Temos ele no início para compreender o contexto de seu trabalho e sua relação com a história a ser apresentada. E no final, ele volta para um fechamento e para uma conversa final com sua avó, um momento muito interessante de reflexão. 

Então, acompanhamos rapidamente a infância de Sara e sua relação com os pais até o momento em que ela se vê morando em um celeiro sem nenhuma estrutura para moradia. Ela vai passar dois anos nessa situação, sem conforto, praticamente no escuro, às vezes passa dias sem falar com o amigo, usando roupas velhas e grandes. Realmente a situação é cruel. Para ajudar, a autora resolveu não deixar o final da história tão feliz quando eu queria, pois esse mundo horrível não tinha nada de feliz. 

É muito interessante como essa narrativa se aproxima da história de Anne Frank, o que é normal, pois milhares de pessoas viveram em situações semelhantes nesse período. A autora deixa claro que a ideia é que com essa leitura ela mostra a importância de manter as memórias vivas, para não corrermos o risco de cometer os mesmos erros. É, com certeza, um ótimo livro para apresentar os pequenos e contextualizá-los sobre esses terríveis acontecimentos. Uma leitura que traz reflexão e ensina sobre o poder da bondade humana.

  • Whte bird: a wonder story
  • Autor: R. J. Palacio
  • Tradução: Rachel Agavino
  • Ano: 2022
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 224
  • Amazon

rela
ciona
dos