Caixa de Pássaros: Livro X Filme

11 set, 2022 Por Andressa Sousa

Hoje vim compartilhar minhas impressões sobre a leitura que fiz de Caixa de Pássaros de Josh Malerman. Eis minha crítica sobre o livro e depois falarei sobre a adaptação, produzida em 2018 pela Netflix.

LIVRO

Bom, no livro a trama possui dois estilos de narrativa, uma do passado e outra do presente, e nele acompanhamos o ponto de vista de Malorie em basicamente 99% dos capítulos. Em Caixa de Pássaros, algo aconteceu no mundo e pessoas estão tomadas pela insanidade. Algumas cometem algumas atrocidades tanto consigo mesmas, quanto com as outras pessoas. Aparentemente, ninguém é imune a isso e pouco se sabe sobre o que provoca essa reação nelas e logo somos levados a um caos iminente. Esse é o plot inicial para conhecermos a protagonista, cinco anos depois do surto ter começado.

No começo do livro, Malorie descobre que está gravida ao mesmo tempo que essa “coisa” vem acontecendo, perde contatos com os pais, entre outras coisas. Seu objetivo é conseguir fugir para um local seguro, mas a viagem até lá pode ser completamente assustadora e perigosa.

Confira a resenha de Malorie

Caixa de Pássaros em si é bem rápido de ler, fácil, com bons personagens, nada que me fará lembrar deles daqui um ano, mas, mesmo assim, a história é boa e o modo que ela é contada também. A personagem da Malorie é comum, nada de super, mas também não é chata, tem seus princípios e tem uma boa intuição pelo o que pude notar. Os outros personagens, são tranquilos, não sendo super marcantes, mas como são praticamente estranhos morando na mesma casa, haverá desavenças e descrenças.

Também há as crianças, um menino que ela chama de “Menino” e a menina que ela chama de… “Menina”. Ambas são umas criaturinhas fofas e você acaba sentindo dó das mesmas pela situação em que foram concebidas e de como Malorie as criou, mesmo descobrindo que tem um porquê para isso.

FILME

No filme, estrelado pela maravilhosa Sandra Bullock, a personagem foi bem retratada, não sendo uma girl power, mas não é boba e tem seus talentos. Os outros personagens, adicionados ou tirados da trama original estão razoáveis, e as crianças estão de parabéns.

Logo percebi que houve algumas mudanças no roteiro, algumas bem drásticas por sinal. Na adaptação há cenas que poderiam ter sido colocadas, mas como o tempo de tela não é eterno, eu até aceito, mas as mortes… poderiam ter permanecido as mesmas da obra original. Na minha opinião dariam mais impacto, sendo com personagens humanos ou não.

O detalhe da presença dos pássaros na história fora colocado de uma maneira melhor – para mim – aqui do que no livro, já que no livro eles piam quando tem alguém por perto, no filme só quando essa “coisa”, ou seja, lá o que a sua imaginação lhe mostrou, chega perto. O final é basicamente o mesmo, então não fiquei surpresa e nem com outra emoção, foi um momento meio… esperado, e pronto, acabou.

Caixa de Pássaros é um thriller de terror psicológico, indicado para fãs do gênero e que curtem enredos que exploram a essência do medo e do desconhecido. Existem também uma continuação para a obra literária, lançada em 2020 pela Intrínseca. Nela você pode continuar acompanhando de perto Malorie.


Qual a sua opinião sobre o livro? E sobre o filme? Comenta aí para a gente conversar!

  • Bird Box
  • Lançamento: 2018
  • Com: Sandra Bullock, Trevante Rhodes, Sarah Paulson
  • Gênero: Terror, Suspense
  • Direção: Susanne Bier

rela
ciona
dos