Ventos de Mudança é o primeiro livro da série Mulheres Pioneiras da autora Beverly Jenkins.

Valinda Lacy só tem um sonho, ajudar a comunidade de ex-escravizados através do conhecimento, é assim acompanharemos a bela jornada de uma professora preta durante o período da Guerra Civil nos Estados Unidos. Porém não demora muito para que ela se lembre que em Nova Orleans, ser uma preta livre ainda não lhe garante segurança.

É nesse contexto que ela se depara com criminosos supremacistas, que destroem sua escola enquanto tentam atacá-la. É desta maneira que Val acabará nos braços de Drake LeVeq, que irá ajudá-la. Drake é de uma tradicional família de Nova Orleans e tem um genuíno interesse em reconstruir a cidade, portanto, não demora muito para que se interesse por Valinda e seus planos, uma mulher determinada e forte, igualmente as mulheres que o criaram.

Esse interesse cresce quando Drake descobre que o pai de Valinda exige que ela volte para casa, agora que sua escola está destruída. Ela precisa retornar para se casar com alguém que não ama e Drake está disposto a entrar nesta disputa.

Não é de hoje que vocês sabem que a minha grande paixão são os romances de época. Imagina a minha satisfação quando me deparei com uma história que foge do “esperado” dentro do gênero. É um livro de uma autora que não esconde a história do seu país, que apresentará relatos da história dos negros pós abolição da escravidão, que não pareceu tão libertadora assim durante muito tempo. É um romance que fala sobre luta, resistência, desigualdades e tantas outras coisas. E tudo isso com uma pitada de amor!

Além de possuir uma base histórica muito importante, o romance traz personagens cativantes. Valinda é um amor de pessoa, bastante pé no chão e realista. Ela não é acostumada com o amor, já Drake cresceu numa família onde isso era um dos ensinamentos constantes durante sua criação e acompanhar o desenvolvimento dos dois pombinhos em relação a isso, nesta construção de confiança e troca, é bem bonito de ver. Porém, falando um pouco de química, não me encantei totalmente com o casal, talvez tenha faltado uma ou outra cena para que eu me rendesse totalmente, mas julgo que isso não seja o principal nesta leitura.

Sendo Ventos de Mudança o primeiro de uma série, ele é muito assertivo em apresentar personagens e a família LeVeq, mas ainda mais perfeito em literalmente trazer novos ventos e novas perspectivas para um gênero que, querendo ou não, oculta a negritude. Com certeza irei continuar acompanhando a série Mulheres Pioneiras e já estou louca para ler Tempestade Selvagem, segundo volume da série.

Com certeza, a Arqueiro acertou em cheio em apostar em Beverly Jenkins por aqui. Mas do que justa, é necessária essa série por aqui! Além de oferecer tudo de melhor que o gênero do romance de época proporciona, a autora ilustra perfeitamente o racismo da época, sem deixar que isso atrapalhe a leveza do romance e sem se esquivar das realidades cruéis de uma época. Aliás, realidades essas que ainda se repetem por muitas vezes nos dias de hoje.

  • Women Who Dare
  • Autor: Beverly Jenkins
  • Tradução: Isadora Sinay
  • Ano: 2021
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 240
  • Amazon

rela
ciona
dos