Você Ligou Para o Sam | Dustin Thao

15 set, 2022 Por Alessandra Paccola

Julie e Sam eram um casal extremamente apaixonado, com uma conexão enorme e tinham todos os próximos passos de sua história planejados cuidadosamente. A ideia era se mudarem da cidadezinha pacata onde moravam e estudarem na mesma faculdade, onde Julie então poderia colocar em prática seu sonho de se tornar uma escritora renomada. Entretanto, o destino não pensava o mesmo e Sam acaba perdendo a vida em um trágico acidente de carro, logo após um desentendimento com a namorada.

Sentindo-se sem rumo e sem chão, Julie não consegue aceitar que essa reviravolta tenha ocorrido e, diante da enorme ausência daquele que tanto amava, acaba se fechando para o mundo e para as demais pessoas que compartilhavam suas emoções. Desesperada de saudade, ela decide agir por impulso e ligar para o celular de Sam, mesmo que isso pudesse ser considerado uma grande loucura, mas ela jamais imaginaria que ele fosse atender.

Um romance lindo, que trabalha o luto de maneira poética e traz uma dose de realismo mágico para abrandar o coração da protagonista, diante da imensa dor de perder seu verdadeiro amor. A simples hipótese de poder ouvir a voz de uma pessoa querida que acaba de partir já era uma premissa que me chamava a atenção por si só e posso dizer que Dustin Thao mostrou a que veio nessa gracinha de livro, pois conduziu a história com a delicadeza necessária.

Embora Julie não seja fácil de gostar no começo, por conta da sua recusa em se abrir e participar de qualquer coisa que envolva a passagem do namorado, incluindo o enterro e as demais homenagens póstumas (pasmem!), a personagem acaba tendo uma evolução interessante diante do grande pesar pelo qual passou. Até as setenta primeiras páginas eu achava que não conseguir me conectar com o drama da mocinha e fiquei com receio de dar uma nota baixa por conta desse estranhamento inicial. Ainda bem que esse medo foi superado e eu amei ter lido esse livro.

Como os dois eram muito conectados e inseparáveis, Julie se sente perdida e sem rumo depois do acidente, carregando uma grande culpa dentro de si, que é alimentada por alguns colegas da escola, além de jamais imaginar que iria enfrentar a vida sem Sam, que inspirava confiança e determinação, além de carregar um sentimento profundo por ela.

Aos poucos, com o auxílio desse encontro de vozes no celular, ouvindo o seu grande amor e podendo conversar com ele sobre tudo o que estava vivendo, ela consegue refletir melhor sobre o que aconteceu e passa a aliviar a angústia que mora dentro do seu peito. Os diálogos são interessantíssimos e transmitem perfeitamente a melancolia de Julie e sua tentativa de negar que Sam tenha partido. O legal é que ele consegue mostrar a ela que é necessário se reerguer e seguir em frente, pois, mesmo que ele não tivesse morrido, nada é garantido na vida e devemos permanecer sonhando, ainda que os nossos planos tomem rumos inesperados.

Você Ligou Para o Sam, foi uma leitura rápida, que me deixou com os olhos marejados e acho que o autor trabalhou bem o envolvimento de Julie com Sam, intercalando a narrativa com momentos do presente e do passado, mostrando para o leitor o quanto essa relação era especial para o casal. São diversas cenas fofas deles juntos, o que torna ainda difícil aceitar tudo o que aconteceu.

Por fim, apesar de ter muitas passagens tristes, a trama trouxe um desfecho bem bonito, com uma mensagem bacana sobre perdão, aceitação e resignação. É uma leitura para fazer você refletir sobre uma situação que todos iremos enfrentar um dia, pois a vida é breve e cada momento importa.

  • You've Reached Sam
  • Autor: Dustin Thao
  • Tradução: Isabela Sampaio
  • Ano: 2022
  • Editora: Globo Alt
  • Páginas: 336
  • Amazon

rela
ciona
dos