Dicas de livros com bruxas para o Halloween

17 out, 2022 Por Alessandra Paccola

Com a chegada de outubro, o Mês do Terror, os leitores começam a procurar por livros que fazem referência ao Halloween ou, ainda, buscam priorizar as leituras com temática mais pesada, como o horror. Eu confesso que, para mim, esse antepenúltimo mês do ano me remete aos filmes de bruxaria que amava assistir quando criança. Hoje em dia, diferentemente daquela época, eu mato a minha vontade com livros que trazem a temática da feitiçaria e resolvi compartilhar com vocês alguns dos que considero imperdíveis para essa época, que brinca com o imaginário sombrio de todos nós.


LIÇÕES DE MAGIA – ALICE HOFFMAN

Uma das minhas melhores leituras de 2022, Lições de Magia foi lançado esse ano pela Jangada e traz a história de Maria Owens, uma mulher marcada pela magia, que enfrenta a ignorância e o medo das pessoas por ser conhecedora da Arte Sem Nome. Ambientado no século XVII, a trama acaba mostrando três gerações de mulheres que enfrentaram a mão de ferro da justiça, que acreditava que a bruxaria deveria ser alvo de severas punições, enquanto sofrem por amor.

Na sequência, temos a série completa sobre a família Owens, que deve ser lida na seguinte ordem, embora possam ser apreciados como livros únicos sem problemas: As Regras do Amor e da Magia, Da Magia à Sedução e, por fim, O Livro de Magia.

“Essa era a verdadeira magia, o fazer e desfazer o mundo com tinta e papel.” – Alice Hoffman


NO CORAÇÃO DA BRUXA – GENEVIEVE GORNICHEC

Uma fábula nórdica excelente, lançada esse ano pela Darkside, que conta a história da bruxa Angrboda e sua jornada épica para salvar os filhos da ruína, quando eles se envolvem no ragnarök, o fim do mundo como era conhecido. Angrboda tinha um dom cobiçado por Odin, mas ao se recusar a dividi-lo, acabou tendo seu coração arrancado algumas vezes e foi sentenciada a queimar na fogueira. Sua vida solitária acaba unindo-a a Loki, com quem gera três crianças-criatura.

Com escolhas difíceis e muitos momentos decisivos, que transbordam a emoção dessa protagonista, dona de uma sina horrível de saber o que ainda não aconteceu, poder este que pode ser visto como uma grande dádiva ou uma terrível maldição, a história dessa bruxa é imperdível.


O ANO DAS BRUXAS – ALEXIS HARRIS

Lançado em 2021 pela editora Darkside, o livro conta a história de Immanuelle, uma garota vista como amaldiçoada pela comunidade onde vive: um vilarejo impregnado de preconceito e valores morais rígidos impostos por um homem hipócrita e cruel. Um acidente leva a garota a um local proibido, tido como maligno, e essa experiência mudará tudo o que ela imaginava ser verdadeiro sobre sua vida e àqueles que a cercam.

Uma leitura sombria, carregada de obscuridade e momentos marcantes, que me deixou de cabelos em pé e trouxe a figura da bruxa em sua melhor forma.


AS FILHAS DO ALÉM – RAMIRO GIROLDO

Leila foi possuída por uma doença desconhecida, que a faz expelir uma gosma rastejante repleta de maldade e podridão. Enquanto sofre, ela e seu marido veem sua casa ser dominada por feiticeiras malignas, que farão de tudo para subjugar todos aqueles que entrarem em seu caminho. Lançado pela Cabana Vermelha em 2021, esse terror nacional traz o estilo “gore”, com muitas cenas violentas, um bom banho de sangue a cada capítulo e uma aura de desespero perturbadora.

De todas as dicas, com certeza é a leitura mais pesada sobre bruxas que eu já fiz, mas que acabou me marcando bastante pela ousadia e criatividade.


O Halloween é uma data com origens diversas e de vários tipos de celebrações, mas o que interessa para nós é que essa passagem do ano abre nosso coração para curtir de maneira leve temáticas mais sombrias, e nada melhor que os livros para nos transportarem através desse campo da imaginação. Aproveite as dicas de leitura de hoje e curta o Mês do Terror da melhor maneira possível!

rela
ciona
dos