Antes Que O Café Esfrie | Toshikazu Kawaguchi

03 dez, 2022 Por Carol Marçal

Em Tóquio, um café é meticulosamente preparado e servido numa xícara com pires, uma pitada de crença, e claro, quente na medida certa. Além do sabor marcante, o café tem propriedades únicas: um gole lhe garante uma viagem no tempo. Mas corre, porque o tempo de viagem é curto, precisa ser antes que o café esfrie.

Narrado de modo a deixar que o leitor conheça cada personagem a sua vez, Antes Que O Café Esfrie nos abre portas para que possamos ver e entender cada um dos quatro núcleos que compõem esse livro de contos, que são interligados.  É com isso em mente que o leitor pode entrar na história. 

Essa leitura nos apresenta personagens cativantes, alguns que nos deixam curiosos ao longo da leitura devido sua personalidade, costumeira de ver em livros ambientados no Japão, como o tratamento pelo sobrenome. 

De casal de namorados à mãe e filha, quatro contos com a chance de arrancar do leitor, talvez algumas lágrimas, pesares e a vontade de voltar em algum momento da vida para ter mais cinco minutos na presença de alguém. 

Mergulhe na leitura e conheça um pouco mais das vidas de Nagare e Kei, donos do café, uma amiga/cliente, uma funcionária, e claro, os outros clientes que vão na certeza de conseguir o lugar certo e o café para viagem, mas uma viagem que não os faz sair do lugar, e sim do tempo. 

“O presente não tinha mudado — mas essas duas pessoas tinham. Voltaram para o presente de coração mudado, prontas para seguir em frente.”

A dúvida é, se você pudesse voltar no tempo, de modo curto e passageiro, sem que nada que fizesse no passado pudesse alterar seu presente: com quem você falaria? Tentaria sua sorte em voltar para uma despedida, para um último abraço, ou para uma promessa que não mudaria o rumo até ali? 

Antes Que O Café Esfrie possui uma escrita leve, fluida e sem adornos rebuscados, o autor Toshikazu Kawaguchi amarra os quatro pilares que sustentam esse café no subsolo de uma das maiores cidades do mundo. A história aborda, dentre saudades, otimismo e magia, a tristeza do luto e da perda gradativa da mente da pessoa amada. 

  • Before the Coffee Gets Cold
  • Autor: Toshikazu Kawaguchi
  • Tradução: Priscila Catão
  • Ano: 2022
  • Editora: Valentina
  • Páginas: 208
  • Amazon

rela
ciona
dos