A Razão do Amor | Ali Hazelwood

11 jan, 2023 Por Carol Marçal

Cientista, vegana, visual marcante e cabelo —  atualmente —, roxo. E talvez, quem sabe, um pequeno (enorme) vício em lingeries. Conheça Bree Konigswasser, com um sobrenome tão complicado quanto sua paixão de estudo: neurociência! Descolada demais para cientista e fofa demais para seu estilo, o que a torna mais autêntica aos olhos do leitor. 

Em contraponto, Levi Ward, alto, olhos claros e um senso de moda altamente polido. O equilíbrio para a boa convivência… exceto que não. Quase rivais desde o começo, assim ao menos Bee pensa durante boa parte, ou quase toda sua vida acadêmica. E só reforça o pensamento ao chegar no seu mais novo emprego dos sonhos dando de cara com seu detestável colega lindo-charmoso-e totalmente nem aí pra ela. O que deveria ser um sonho na NASA, para ela pode ser um pesadelo de proporções espaciais! Ainda mais já chegando com o pé direito e deixando uma excelente impressão no primeiro dia.

“É uma verdade universalmente reconhecida que uma comunidade de mulheres tentando cuidar da própria vida deve estar querendo a opinião de um homem aleatório.”

Com tanta química que até Marie Curie* é invocada, o novo romance da autora Ali Hazelwood publicado no Brasil pela Arqueiro, traz a leve comédia tão amada pelos leitores, as informações que só alguém no ramo científico poderia nos propor com exatidões e diversão, e claro, a condição de quase vício ao querer devorar o livro numa tacada! 

A narrativa tem tiradas engraçadas e bons diálogos envolvem o leitor do início ao fim, não apenas pelo possível romance, mas pelo ramo científico, amizade e a curiosidade sobre como um vegano sobrevive num café da manhã com apenas uma opção viável de guloseima para aplacar a vontade de doce. 

Aqui vamos encontrar projetos, estudos, ocasionais momentos de convivência forçada e momentos de desabafo na internet com uma página no twitter que havia começado como desconto de frustração acadêmica e tornou-se farol, tanto para quem escreve quanto para quem lê (onde, curiosamente, Marie Curie é citada na história trazendo maior embasamento e uma pitada extra de diversão, afinal: @OQueMarieFaria?). E claro, como todo bom romance… o “vilão” chamado amor!

“O verdadeiro vilão é o amor: um isótopo instável, passando constantemente por uma desintegração nuclear espontânea. E ele vai ficar impune para sempre.”

Para os já fãs da autora, essa é uma leitura mais que obrigatória, tão bom quanto A Hipótese do Amor, com tantas ou mais reviravoltas, apesar de não usar a tática do fake-dating. Para quem ainda não se aventurou com a escrita de Ali Hazelwood, essa também pode ser uma boa pedida como porta de entrada. Sempre trazendo uma pitada ou outra de representatividade de forma fluida e natural, como o dia a dia deve ser. Com uma pitada de humor um tanto estranho, mas excelente no decorrer do livro. 

O livro não aborda nenhum gatilho pesado, leitura recomendada a QUASE todas as idades, respeitando, claro, o 16+. 

  • Love on the Brain
  • Autor: Ali Hazelwood
  • Tradução: Raquel Zampil
  • Ano: 2022
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 336
  • Amazon

rela
ciona
dos