Rádio Silêncio | Alice Oseman

15 jan, 2023 Por Alessandra Paccola

Frances é uma jovem adolescente que sempre acreditou saber o que queria quando o assunto era seu futuro. A universidade, o curso, tudo foi escolhido muito cedo por ela, que leva seus estudos a sério e é conhecida por ser uma nerd. Na sua cabeça, tudo está perfeitamente esquematizado e desviar desse curso não é um opção viável.

Fã do podcast intitulado Universe City, que narra as aventuras de um personagem enfrentando um universo único e repleto de criatividade, cuja autoria é completamente desconhecida e misteriosa, Frances costuma ouvir os episódios com entusiasmo e admiração, além de criar fanarts da história que acabam chamando a atenção. Inesperadamente, e para sua grande alegria, ela é convidada pelo criador para trabalhar no visual da série e é quando sua vida muda de cabeça para baixo e todas as suas convicções são postas à prova.

Frances precisará enfrentar dúvidas que não imaginava possuir, enquanto luta para entender uma nova amizade maravilhosa, que pode ruir diante de alguns segredos.

De antemão já adianto que Alice Oseman escreve muito bem. Toda a leitura foi super rápida e interessante, com personagens cheios de camadas e questionamentos importantes. É daqueles livros que fluem bem, sem deixar o leitor cansado, explorando o universo Young Adult contemporâneo, com abordagens bem colocadas e diálogos que nos convidam a entender, inclusive, assuntos tabu.

A trama gira em torno das escolhas e pressões familiares que a maioria dos jovens enfrenta na hora de decidir seu futuro, algo que a maioria de nós já deve ter presenciado ou ter tido conhecimento de alguém que vive esse conflito. Sabemos que é um momento da vida bem complicado e decisivo, que pode gerar muita angústia quando não existe diálogo e abertura. A falta de liberdade e a permissão para o autoconhecimento sobre as ambições pessoais de cada um deveriam ser os motores dessa fase repleta de desafios, mas nem sempre é o que acontece.

Os laços de amizade são, também, o grande destaque aqui. São essas relações que fazem com que Frances revele seu verdadeiro eu e desabroche para a vida e para tudo aquilo que realmente deseja para si. É por meio da troca de experiências e de um relacionamento saudável com um grande amigo, e outras pessoas não tão esperadas, que ela passa a entender que sua visão engessada do futuro pode ser um projeto falido, que nem ela mesma acredita ser o caminho certo a ser trilhado no futuro.

Ainda, temas como sexualidade estão presentes e eu amei como tudo foi abordado de forma natural e muito bonita, sem a necessidade de transforar a leitura numa enciclopédia sobre diversos temas. A autora soube criar um enredo rico e instigante, e trouxe muita reflexão para o leitor. Eu fiquei super curiosa com a questão do podcast e achei bastante criativo.

Porém, eu com certeza não sou o público alvo dessa narrativa, já que há muito tempo vivi essa fase da vida e agora enxergo algumas questões como menos importantes ou até menos interessantes dentro do enredo. Mesmo assim, gostei tanto do jeitinho dessa trama que vou seguir lendo outros livros da Alice Oseman com certeza.

Avaliação: 4 de 5.

  • Radio Silence
  • Autor: Alice Oseman
  • Tradução: Carolina Caires Coelho
  • Ano: 2021
  • Editora: Rocco
  • Páginas: 448
  • Amazon

rela
ciona
dos