O Caso das Penas Brancas é o segundo volume da série Maisie Dobbs, publicada pela Arqueiro pelo novo selo, Mistérios em Série. No primeiro volume, que leva o nome da protagonista, conhecemos Maisie Dobbs, uma investigadora e psicóloga que depois de servir como enfermeira na Primeira Guerra Mundial, volta a Londres para trabalhar com o médico e detetive Dr. Mauricie Blance.

Depois de abrir seu escritório de investigadora, em 1929, e resolver alguns casos. Maisie Dobbs é contratada para investigar o desaparecimento de Charlotte Waite, filha de Joseph Waite, proprietário de uma grande rede de lojas. O mistério começa quando ela percebe a ligação de Charlotte com as mortes de outras duas mulheres. Toda a investigação é bem complexa e vai exigir muito da investigadora. Além disso, sua vida pessoal também vai precisar de uma atenção especial. 


Depois de adorar o primeiro livro, eu estava bem preocupada se o segundo iria manter a qualidade da trama. Felizmente a autora mostrou que tem maturidade da sua escrita e trouxe uma nova investigação para Maisie cheia de mistérios e, mais uma vez, com um resgate ao passado da guerra. Além disso, a autora achou adequado colocar uma espécie de retomada sobre Maisie neste livro. Assim, em poucos parágrafos, relembramos sua vida e os acontecimentos do livro anterior.

Conheça a resenha de Maisie Dobbs

Diferentemente do primeiro livro que a autora traz duas linhas temporais, aqui seguimos os acontecimentos em ordem cronológica. Contudo, há duas problemáticas na trama, uma envolvendo a investigação e a outra envolvendo a vida de Maisie. Mesmo que sua vida profissional esteja ligada a sua vida pessoal, eu consegui ver os momentos dedicados a cada um deles bem separados na trama. 

A escrita da autora é muito gostosa, mas bem detalhada e lenta. Ela não tem pressa de construir a trama e vai aos poucos apresentando as informações. Os mistérios estão ligados e fica muito interessante quando descobrirmos essa ligação. Mais uma vez, acontecimentos envolvendo a Primeira Guerra Mundial têm sua importância para a história. Agora, eles não estão diretamente ligados à protagonista, mas sim à investigação. Ela construiu a trama em acontecimentos reais, foi exatamente esse fator que me deixou surpresa. 

“Quando Maisie se deitou, pensou na linha tênue entre lembrar-se de algo e ser lembrado de algo, e como um lembrete constante poderia levar uma pessoa à beira da loucura.”

Eu não fazia ideia que a Ordem da Pena Branca existiu, nunca tinha ouvido falar. Depois da leitura fui ler mais sobre e fiquei surpresa com a proporção que isso teve na época. Além disso, mais uma vez, a autora resolve abordar o pós-guerra, contudo trazendo outra perspectiva. Relacionado a isso, fica claro que Jacqueline tem um cuidado ao falar desse assunto e ao mostrar como a guerra teve consequências diferentes até mesmo para quem não está diretamente ligado à ela. 

Nesse segundo livro, conhecemos mais Maisie e veremos o reflexo dos acontecimentos do livro anterior. A investigadora precisa seguir com sua vida e possibilidades de relacionamentos amorosos começam a surgir. A autora manteve as características de Maisie apresentadas no primeiro livro e conseguimos conhecer um pouco mais sobre ela. Ela é responsável em seus atos, se preocupa com quem está a sua volta e com seus clientes. Fica claro nesse livro seu receio de se envolver amorosamente, mas ela também tem consciência que às vezes isso é inevitável. Mas acredito que Maisie é uma personagem meio morna, por ela ter esse perfil de boa moça, não consigo ver ela me surpreendendo. 

Eu achei muito interessante também o foco que Charlotte ganha na narrativa. Por ela ser o foco na investigação, vamos saber de seu passado e principalmente de sua relação com seu pai. Jacqueline dá profundidade para essa personagem, e eu gostei muito das questões que envolvem ela. A autora traz debates envolvendo a família, o passado em relação à guerra e muitas questões internas de Charlotte.

O Caso das Penas Brancas não supera a leitura do primeiro livro, mas mostra o poder de escrita de Jacqueline Winspear em construir boas histórias de investigação com um fundo histórico. Quero ler em breve o terceiro livro.

Avaliação: 3 de 5.

  • Birds of A Feather
  • Autor: Jacqueline Winspear
  • Tradução: Nina Schipper
  • Ano: 2022
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 336
  • Amazon

rela
ciona
dos