Skyhunter: A Foice de Ferro, da autora Marie Lu, é o segundo volume da duologia Skyhunter. O primeiro livro, Skyhunter: A Arma Secreta, foi lançado em 2021. Na trama, que se passa muitos anos no futuro, Mara, a última nação independente da Terra, resiste à Federação de Karensa que está disposta a dominar esse país. Talin é uma Foice de Mara, guerreira do exército mareano preparada para matar os Fantasmas, seres brutais criados em laboratórios. Quando conhece Red, Talin começa a acreditar que ele é a peça central para acabar com a guerra contra a Federação. 

Mesmo que eu tenha achado algumas decisões da autora, no primeiro livro, clichês, eu gostei muito de alguns aspectos envolvendo a trama de Skyhunter. Então, estava curiosa para acompanhar a finalização da duologia. Por ser uma continuidade, a escrita da autora tem a mesma pegada, é muito gostosa e fluida. Já temos bastante conhecimento do mundo, então aqui encontramos uma pegada mais política. Percebo que o tempo todo Talin está preocupada com o que está acontecendo com o país e com as pessoas e não há muitos momentos para ela pensar somente nela. Sua mãe também é uma preocupação constante, por causa de tudo que acontece no primeiro livro. 

O livro começa logo após os últimos acontecimentos do anterior. Talin agora parece não ter alternativas e está sozinha. Sua ligação com Red é fraca, e ele está longe dela. Mas tanto Talin quanto Red passaram por maus momentos nas mãos da Federação, contudo eles estão dispostos a lutar até o fim. Por isso, a novidade nesse livro é Red como narrador. Achei interessante, pois conseguimos ver o que está acontecendo em outros momentos, já que ele está longe de Talin.

Mas senti que o fato de Talin estar sozinha passando por esses momentos complicados deixou a história menos dinâmica. Já nas partes de Red, há mais dinamismo, e eu tive maior interesse, porque acabei sabendo mais sobre ele e seu passado. Por isso, acabei gostando também de ver a representação política, eu gosto muito do mundo criado pela Marie Lu e vejo algumas relações bem interessantes com o mundo real. 

Confira a resenha de Skyhunter: A Arma Secreta

A história toma um rumo diferente do que imaginei, mas segue a linha de alguns clichês do primeiro livro. Nesse também há momentos de fácil percepção do caminho que a narrativa vai tomar. Além disso, o próprio vilão segue aqueles estereótipos básicos de vilão. Eu realmente deixei isso de lado por gostar muito da realidade do mundo.

Comecei essa duologia sem saber o que esperar e querendo conhecer a escrita de Marie Lu. Consigo compreender quem gosta dos livros da autora, principalmente pelo modo como ela apresentou a trama política e construiu o mundo aqui. A duologia Skyhunter é uma distopia interessante e cheia de elementos para refletir sobre nosso futuro e sobre o poder que temos quando lutamos por aquilo que acreditamos.

Avaliação: 3 de 5.

  • Steelstriker
  • Autor: Marie Lu
  • Tradução: Sofia Soter
  • Ano: 2022
  • Editora: Rocco
  • Páginas: 384
  • Amazon

rela
ciona
dos