Livros do Stephen King sempre me deixam nervoso, é meu escritor favorito, que lança um livro por ano, e se eu não gostar da história, além de estar me decepcionando com meu ídolo, vou ter que esperar mais um ano inteiro para ter algo novo dele em minhas mãos. Minhas expectativas são sempre absurdamente altas, fico com o pensamento de que seu lançamento será um livro épico, daqueles memoráveis que nós jamais esqueceremos, mas a chance de isso acontecer, mesmo vindo de King, é pequena, ele é um gênio mas não acerta cem por cento das vezes.

Porém, para a minha felicidade, desta vez ele acertou em cheio, foi épico. Conto de Fadas é inesquecível.

Charlie é um garoto de 17 anos, estudante, vive uma vida normal, mas bem difícil, ao lado do pai alcoolista, dividindo seu tempo entre os estudos e a preocupação de qual será a situação que encontrará seu pai assim que chegar em casa.

Mas um dia as coisas mudam completamente, ele escuta um pedido de socorro, vindo de alguma casa na vizinhança, claramente alguém está precisando de ajuda, ele corre atrás dos sons e nota que eles vêm da casa de um velhinho ranzinza que vive na região. Ele não pensa duas vezes, entra na casa e encontra Howard Bowditch agonizando aos pés da escada da casa, ao seu lado está a cadela de estimação dele Radar, completamente apavorada.

Charlie chama a emergência e a vida de Howard é salva, ele fica um bom tempo no hospital até se recuperar e o garoto assume as funções da casa do velhinho para mantê-la ajeitada e Radar alimentada. A ação benevolente do adolescente ganha uma mídia enorme e ele sai na capa de vários jornais ao lado de sua mais nova amiga.

Ao sair do hospital, Howard sabe que pode confiar no garoto, que Charlie é a pessoa certa para saber dos seus segredos e entrar na sua vida fantástica, em busca de algo que ele já não pode mais oferecer. O homem está velho demais, assim como Radar, que está prestes a morrer, muito fraca, abatida, com problemas nos ossos. Para ele talvez não exista mais saída e se a morte não o alcançar, ele ainda assim não teria forças para ajudar sua fiel escudeira.

Howard então conta a Charlie sobre um mundo fantástico, um lugar onde Radar pode virar jovem novamente, mas que para chegar até ele o menino irá precisar enfrentar muitos perigos, que talvez ele não seja capaz de vencer.

Charlie não pensa duas vezes, depois de ver provas de que realmente existe um outro mundo, parecido com um conto de fadas, ele embarca em uma aventura inesquecível.


Suas primeiras cem páginas são lentas, mostrando algumas repetições que podem soar um pouco chatas pra quem não conhece os livros de King ainda, são muitas idas do garoto até a casa do velhinho enquanto ele está no hospital. Mas toda essa “lentidão” tem uma bela explicação. Como por exemplo na relação com Radar, a cada nova cena dela com Charlie vemos o garoto se apegar mais à sua amiga canina, e, consequentemente, o leitor acaba se apegando também, vendo que a amizade dos dois é sensacional e como doeria ver ela morrer logo agora que os dois acabaram de se conhecer.

Depois do primeiro terço da história ela evolui rapidamente e seu ritmo se torna frenético, enlouquecedor. Cada detalhe do livro é importante para a história, quando a parte fantástica realmente surge, imersão é total.

Conheça mais de Stephen King

Passamos a viver em um mundo diferente, que eu levei muito para o lado do RPG, estilo de jogo que eu tanto gosto. A cada luta, cada batalha, cada perigo que Charlie e Radar passam no novo mundo, a tensão aumentava, o medo de perder um dos dois era iminente, a chance de tudo dar errado era muito real.

Conto de Fadas é diferente de tudo que já li de Stephen King, não tem algo muito pesado relacionado a fantasia, ele não abusa disso, seu foco é o temor do que pode acontecer com os personagens, e quando se trata de King, qualquer coisa pode acontecer.

O prazer em ler é surreal, eu não queria que a história terminasse, não queria me despedir de Charlie, Howard e Radar, aliás, Radar é sem nenhuma dúvida o melhor animal já criado pelo escritor, é absurda sua importância para a história e como ela faz o enredo mudar, é tudo muito perfeito.

Sempre espero coisas excepcionais quando se trata de um novo lançamento do Stephen King, desta vez ele superou as expectativas, apresenta personagens memoráveis, cria algo completamente original, até mesmo para ele, que tem mais de 50 livros lançados, e consegue continuar surpreendendo quem é seu fã.

Vida longa ao rei, que ele possa passar pela mesma escada que Radar e que nunca deixemos de ter coisas novas suas para ler.

Avaliação: 5 de 5.

  • Fairy Tale
  • Autor: Stephen King
  • Tradução: Regiane Winarski
  • Ano: 2022
  • Editora: Suma
  • Páginas: 624
  • Amazon

rela
ciona
dos