Em 2020 a Darkside Books lançou Parthenon Místico e nele descobrimos que esse grupo é formado por uma sociedade secreta de intelectuais, heróis misteriosos e peculiares, que lutam arduamente pela igualdade em uma sociedade moldado por preconceitos.

Agora, com Lição de Anatomia voltaremos para a Brasiliana Steampunk de Enéias Tavares, em busca de respostas por trás dos crimes do temível Doutor Louison.

O jornalista Isaías Caminha chega na Porto Alegre dos Amantes para entrevistar o criminoso cruel dentro do de um manicômio, administrado pelo alienista Simão Bacamarte, e é assim que, leitores e jornalista embarcarão não só em um mistério, mas numa rede de podridão que só o Parthenon Místico poderá revelar ao mundo.

Essa é uma fantasia steampunk, nacional, contada de forma epistolar, então nós vamos ler essa história através de noitários, relatórios, telegramas e gravações. Conforme vamos avançando iremos desvendando quais as reais motivações do Doutor Luison, protegido do Parthenon Místico, para ter cometido crimes tão cruéis.

Lição de Anatomia se passa anos depois de Parthenon Místico, mas isso não significa que você precise ler nesta ordem. Mas caso você já tenha lido o livro em questão, iremos rever alguns personagens integrantes do Parthenon Místico. Então teremos aqui Solfieri de Azevedo, o imortal, o cientista Dr. Benignus, o casal Sergio Pompeu e Bento Gonçalves e a médium e Vitória Acauã.

Entretanto, esses personagens, mesmo para quem não leu Parthenon Místico, não devem ser estranhos para os leitores, já que neste universo criado pelo autor há um resgate dos grandes heróis da literatura nacional. Simão Bacamarte é um personagem de O Alienista criado por Machado de Assis, Solfieri é um personagem de Uma Noite na Taverna de Alvares de Azevedo e Vitoria Acauã de Contos Amazônicos de Inglês de Souza, ou seja, esses personagens ganham vida novamente em uma roupagem completamente diferente e divertida.

Lição de Anatomia é um relançamento, a primeira vez que foi lançado foi através da editora Leya, e agora volta para as prateleiras com um título mais enxuto, com extras, mapa, arte dos personagens, e talvez o mais importante, pra mim que fiz uma releitura: o texto foi completamente reeditado pelo autor, que exclui termos e reformula alguns termos que hoje não são mais aceitos.

Conheça mais sobre o universo Brasiliana Steampunk

A discussão sobre temas sociais não fica de fora na fantasia criada por Enéias Tavares, temas que ainda refletem e estão presentes no nosso cotidiano, então é uma leitura que nos proporciona reflexão a cerca de questões sobre disparidade social e racial.

Esse universo, o Brasiliana Steampunk, é multiplataforma, portanto, é possível encontrar webcomics, assim como uma série de TV disponível no Prime Video, chamada A Todo Vapor. Então é um universo muito amplo, divertido e que te prende. Conheçam essa leitura e o trabalho do Enéias Tavares que além de um grande autor, está por trás de vários trabalhos na literatura, como tradução e edição.

Avaliação: 5 de 5.

  • Lição de Anatomia
  • Autor: Enéias Tavares
  • Tradução: -
  • Ano: 2022
  • Editora: Darkside Books
  • Páginas: 384
  • Amazon

rela
ciona
dos