Mentiras Perdoáveis é o terceiro volume da série Maisie Dobbs, da autora Jacqueline Winsper, publicado pela Arqueiro e que faz parte do selo Mistérios em Série. No primeiro volume, que leva o nome da protagonista, conhecemos Maisie Dobbs, uma investigadora e psicóloga que depois de servir como enfermeira na Primeira Guerra Mundial, volta a Londres para trabalhar com o médico e detetive Dr. Mauricie Blance.

Já no segundo livro, O Caso das Penas Brancas, Maisie já está consolidada como uma psicóloga investigadora de renome. Mesmo que as narrativas tenham Maisie como protagonista e que exista, de certa forma, uma linha temporal, cada volume é independente, há início, meio e fim. No momento, não encontrei notícias se a editora Arqueiro continuará publicando os livros da série, que lá fora já conta com 17 volumes. 

Antes de morrer, Lady Agnes Lawton fez, ao seu esposo, um último pedido: descobrir onde o filho deles está. Ela tem certeza que seu filho está vivo, ao contrário do que dizem os documentos do governo britânico, que trazem informações sobre sua morte durante a Primeira Guerra Mundial. 

Mesmo que não muito satisfeito, Sir Cecil, contrata Maisie Dobbs. Ele está certo sobre a morte do filho e pede para a investigadora que ela consiga provar o ocorrido. Maisie aceita a missão e logo já está na França para coletar informações. Para surpresa da psicóloga, lá ela encontra uma antiga colega enfermeira, as duas serviram na guerra. A amiga perdeu os três irmãos na guerra, sendo que um deles tinha uma conexão com o filho de Sir Cecil, Ralph Lawton

Sempre que Masie se vê confrontada com os acontecimentos da guerra, ela precisa lidar com dores do passado. Além disso, esse caso que parecia ser simples vai se revelar complexo e cheio de segredos. Muitas das descobertas da investigadora vão colocá-la em risco e irão colocar em xeque suas crenças e seu caráter.

Eu gostei muito de Maisie logo no primeiro livro. A autora deixa vestígios que há muitos temas a serem trabalhados ao longo dos livros da série, tanto referente a protagonista quanto a assuntos relacionados à guerra. Então, após conhecer Maisie e vê-la se consolidando como uma psicóloga investigadora, já me sinto preparada para vê-la em ação resolvendo vários mistérios. Os dois primeiros volumes da série são essenciais para criar uma aproximação do leitor com a personagem e ajuda muito a entendermos como ela trabalha e no que acredita. Pois é assim que vamos identificar as características e marcas dela durante as investigações. E é exatamente isso que serve como base para a construção dessa nova trama. Consegui identificar nos passos de Maisie suas marcas únicas de psicóloga detetive com traumas de guerra e sensível aos problemas dos outros. 

Conheça a série Maisie Dobbs

Logo no início da narrativa, já vemos as marcas que Maisie deixa nas pessoas que conhece, tanto como mulher quanto como investigadora. Ao ir atender uma menina que está sendo acusada de assassinato, seu modo delicado de tratar as pessoas fica evidente. Isso causa estranhamento em alguns policiais, pois ele obtém resultado. Eu gosto muito de ver essas caraterísticas de Maisie sendo trabalhadas pela autora de forma sutil. Pois durante todo o livro, vamos ver como a empatia e preocupação de Maisie com as pessoas são os pontos que atingem as pessoas, vazando a investigadora descobrir segredos e informações. Ela envolve os outros personagens.

“O problema, como Maisie sabia muito bem, era que seu trabalho lhe exigia habitar o passado durante a maior parte de sua vida profissional. E o passado era um abismo sombrio no qual agora ela se precipitava com grande rapidez.”

Como sempre, a autora faz uma pequena retomada da vida de Maisie e de algumas conquistas como investigadora. Isso contextualiza o leitor sobre alguns sentimentos da protagonista e nos relembra os livros anteriores. Estamos no pós-guerra, na Europa, e Jacqueline consegue nos transportar para esse cenário. Eu me sinto lendo essa série muito imersiva na narrativa e nas descrições. Como a autora está trabalhando os impactos da Primeira Guerra Mundial, fica muito evidente seu trabalho de pesquisa. Ela apresenta informações que não eram conhecidas por mim e eu fico sempre curiosa para saber mais sobre o assunto. O fato de a investigação dela ter relação com pessoas poderosas deixou essa leitura mais aflitiva também. 

Outro ponto positivo, é o modo como a autora consegue apresentar as marcas que a guerra deixou em Maisie. Mesmo que isso já tenha sido explorado nos livros anteriores, Jacqueline mostra que os traumas são muitos e que mexeram com várias áreas na vida da detetive. Então aqui, quando ela começa a investigar um pouco mais e se encontra com uma ex-enfermeira, é normal vir em sua cabeça lembranças dolorosas. Eu sempre cito como gosto de ler sobre isso, pois os sentimentos dos personagens ficam mais latentes e sensíveis, fazendo que eu fique mais envolvida na narrativa também. Jacqueline tem uma escrita muito delicada e sincera, mostrando responsabilidade ao falar de assuntos tão fortes em relação a momentos tensos de guerra. Por mais que eu leia e imagine, nada deve fazer jus ao terror vivido pelas pessoas que precisaram enfrentar a morte em suas variadas facetas. 

Mentiras Perdoáveis veio para firmar a série como minha queridinha. Não importa quantos livros compõem a trajetória de Maisie como investigadora-psicóloga, eu quero ler todos. 

Avaliação: 4 de 5.

  • Pardonable Lies
  • Autor: Jaqueline Winspear
  • Tradução: Nina Schipper
  • Ano: 2022
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 352
  • Amazon

rela
ciona
dos