Eclipse – Stephenie Meyer

26 jul, 2023 Por Andressa Sousa

Vamos lá para mais uma resenha da saga Crepúsculo, sendo ele o terceiro volume Eclipse. Aqui vemos que há alguns desaparecimentos acontecendo em Seattle, o que pode começar a levantar suspeitas para cima dos Cullen, pois eles estão sendo monitorados de longe por conta dos acontecimentos ocorridos no final de Lua Nova.

Pena que uma ameaça anterior a esse resolveu aparecer para cobrar uma dívida, que pode acabar custando mais vidas do que deveria.

Aqui vemos Edward e Bella no empasse que surgiu em transformar ou não Bella em vampira. No final do último livro, Bella vai até a casa dos Cullen para fazer uma votação sobre seu destino, já que essa decisão impacta a família diretamente pois, Carlisle e Esme dizem que o amor de Edward por ela a transformou automaticamente da família. Porém nem todos os votos ali foram ao seu favor por temos Rosalie, que vota pela não transformação dela, e claro, o voto de Edward, que prefere que ela aproveite sua vida como humana.

Então chegamos ao ponto de que os Cullen precisam pedir ajuda aos lobos Quileute, pois descobrem que Victoria, a amante de James (morto por Edward no primeiro livro) está de volta para cobrar essa dívida. 

Nesse terceiro volume vemos um desenrolar de ações decorrente de acontecimentos dos volumes anteriores, além de ficarmos sabendo que Bella fez um acordo com Charlie, ver outras pessoas e não deixar seu mundo ser apenas e exclusivamente Edward. E na minha humilde opinião, ele está certo. Como já comentei nas resenhas anteriores, Bella estava e ainda está com uma dependência emocional com Edward, e isso não é saudável.

Porém eu admito que Jacob está se aproveitando dessa condição imposta por Charlie. Uma dessas vezes em que Bella marca de encontrá-lo, ele a leva para uma reunião do conselho de sua tribo, o que eu acho uma cena muito bonita (tanto no livro quanto no filme), onde nos aprofundamos no ancestralidade da tribo.

E a aliança formada pelos vampiros e lobos, nos levam a conhecer um pouco mais de outro personagem que hoje, é um queridinho do público: Jasper Hale. Vemos ali uma história que aproxima o leitor do personagem que, graças aos filmes, era considerado o esquisitão entre os irmãos Cullens. E aqui entendemos mais sobre o ponto de vista de um recém-nascido.

Confira os outros volumes da saga

Falando do casal principal, não vejo uma mudança realmente significativa. Com a distância ambos enxergaram o quanto essa dependência faz mal aos dois. Neste ponto, Bella tenta manter um pouco do seu circulo de amizades da escola, ainda que a maioria não tenha voltado a tratá-la do mesmo jeito que tratava no começo, como é o caso de Jessica e Lauren.

Bella para mim, como leitora hoje e não aquela que leu o livro em 2010, ainda precisa amadurecer. Ela precisa enxergar que, por mais avassalador que aquele amor seja, você não precisa depender dele para literalmente viver, a depressão que a tinge no segundo livro foi o melhor exemplo disso e aqui, Charlie continua tentando ajudar sua filha da melhor maneira que ele consegue pois, ele também tem seus traumas. Ele é um pai disposto ao diálogo, a mostrar alternativas, a tirar sua filha de um momento pesado da sua vida, e isso sem deixar de mostrar o amor de um pai.

Eclipse é um dos melhores livros da saga Crepúsculo, uma leitura gostosa, que te prende, te deixa curiosa, de coração quentinho e claro, ansiosa para o próximo volume que é Amanhecer. Espero que vocês tenham gostado e não deixem de compartilhar suas impressões sobre o livro.

Avaliação: 4 de 5.

  • Eclipse
  • Autor: Stephenie Meyer
  • Tradução: Ryta Vinagre
  • Ano: 2012
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 464
  • Amazon

rela
ciona
dos