Árvore Inexplicável – Carol Chiovatto

11 set, 2023 Por Clara Vieira

Árvore inexplicável é o novo livro da escritora brasileira Carol Chiovatto, finalista do Prêmio Jabuti por seu conto Senciente número 5.

Nesta nova narrativa, publicada pela Suma, Carol conta a história de Diana, uma estudante universitária de História que desde pequena enxerga fenômenos peculiares: uma névoa que aparece em algumas árvores subitamente, e que ninguém mais parece ver… até que ela conhece um outro jovem que parece ter enxergado a névoa. Será que ele possui as explicações para o fenômeno que a fascina tanto? É em busca de respostas que Diana se vê envolta em um mistério surpreendente e que pode lhe custar sua vida. 

Árvore Inexplicável pode cativar uma grande gama de leitores, ao conter reflexões e ensinamentos importantes sobre assuntos sérios e cenas de ação e perseguição em igual dose. Neste sentido, acredito que Chiovatto foi extremamente talentosa em construir uma narrativa que nos faz refletir sobre a relação do ser humano com a natureza, e que mantém o leitor cativado e entretido, querendo descobrir o que vai acontecer com os personagens.

Estes são outro ponto alto da história. Apesar de trazer a princípio uma grande gama de personagens centrais para a história, a escritora conseguiu não somente construí-los de maneira tridimensional, mas também os apresentar claramente para o leitor. Percebemos logo que os personagens principais não se encaixam na dicotomia “bom ou mau”, tomando escolhas que podem ser moralmente questionáveis, mas que também podem ser compreendidas como aquilo que faz sentido para cada um deles.

Gostaria também de elogiar a forma como Chiovatto abordou assuntos muito sensíveis. Primeiramente, a pandemia: a maior parte da história se passa durante 2020, e a escritora abordou tudo que estava sendo vivido de acordo com os conhecimentos que existiam na época sobre a doença. Ela também fez jus ao que muitos dos que viveram o isolamento social sentiram, tratando do assunto de maneira respeitosa.

A segunda temática sensível abordada de forma cuidadosa foi o sofrimento de ordem psíquica. Tenho muitas críticas a como escritores de fantasia urbana por vezes lidam com essa temática. Isso porque, em muitas narrativas, o personagem duvida de sua própria saúde psíquica, mas isso é narrado de forma irresponsável, com personagens que perpetuam estereótipos negativos acerca de sofrimentos de ordem psíquica, e em muitas vezes sequer pensam em procurar ajuda profissional para cuidar de tal situação. Carol Chiovatto conseguiu evitar essa forma problemática de lidar com tal temática, evidenciando preconceitos comuns acerca de sofrimentos psíquicos, assim como a importância de buscar ajuda profissional.

Apesar de perpassar as temáticas da pandemia de COVID-19 e da saúde psíquica dos personagens, a temática central deste livro é outra. Flertando tanto com a ficção científica quanto com a fantasia, esta narrativa aborda a relação do ser humano com a natureza, criticando a primazia que damos para a vida humana sobre todas as outras.

Gostei especialmente das discussões que apontam como processos políticos interferem diretamente no meio ambiente, e aprendi muito com os conhecimentos transmitidos sobre inteligência animal. Pode-se dizer, por fim, que aprendi, me diverti, torci e sofri pelos personagens, e espero que qualquer um que dê uma chance para este livro incrível passe por isso também.

Avaliação: 5 de 5.

  • Árvore Inexplicável
  • Autor: Carol Chiovatto
  • Tradução: -
  • Ano: 2022
  • Editora: Suma
  • Páginas: 328
  • Amazon

rela
ciona
dos