Julien Dubois foi um pianista de grande sucesso no passado. Hoje em dia, Julien é um velho recluso e vive sua aposentadoria sozinho na companhia de sua governanta e seu gato ruivo. Porém sua paz é tirada quando ele recebe a visita de uma jovem jornalista, que o procura para uma entrevista a fim de conhecer sua verdadeira história.

Balada Para Sophie, lançado pela Pipoca & Nanquim, é uma história que mistura quadrinhos e música, o tipo de leitura que fica melhor conforme viramos as páginas. Lindamente ilustradas pelo argentino Juan Cavia, se utiliza das cores vibrantes para contar essa dramática história. É uma arte belíssima e marcante, mas que narra com sensibilidade uma vida cheia de memórias, confissões e uma carreira marcada pela rivalidade.

A história contada por Julien mostra que a vida nem sempre é bela e que nem todas as pessoas são boas ou só boas. A vida tem nuances e a história nem sempre termina com um final feliz. Sua rivalidade com François Samson vem desde a infância, quando ambos eram meninos prodígios. François é uma figura que ainda assombra nosso protagonista e tudo fica ainda mais explícito quando Julien precisa relembrar dos passos que deu em sua carreira, trazendo à tona lembranças de algo que ele sempre buscou, mas nunca conseguiu possuir de verdade.

Mas… como é que alguém pode ser feliz tentando ser outra pessoa? Acabamos sendo apenas personagens secundários da nossa própria vida.

Julien Dubois é um personagem multifacetado, que luta contra si mesmo, sem conseguir, na maioria das vezes, tomar as rédeas da própria vida. Uma vida dedicada aos outros.

Esse é um quadrinho emocionante, trágico, mas viciante, que vai falar sobre o amor pela música, mas também sobre inveja e fama, paixão, arrependimento e aprendizado. A leitura é uma experiência incrível, mas melancólica, uma história queridinha que arremata o leitor com um final sentimental.

Balada Para Sophie já teve seus direitos comprados para uma adaptação animada. E se você deseja ter uma experiência ainda mais imersiva, Felipe Melo, que também é músico, disponibilizou em seu perfil no Spotify a música que leva o mesmo nome da obra, então ao final da leitura, não esqueça de se emocionar com essa composição.

Avaliação: 5 de 5.

  • Balada Para Sophie
  • Autor: Felipe Melo, Juan Cavia
  • Tradução: -
  • Ano: 2022
  • Editora: Pipoca e Nanquim
  • Páginas: 324
  • Amazon

rela
ciona
dos