Quando os Adams Saíram de Férias é um livro de terror psicológico escrito por Mendal W. Johnson e publicado pela primeira vez em 1974. O livro conta a história de um grupo de crianças e adolescentes que decidem sequestrar a babá, Barbara, e levá-la para a casa dos Adams, uma família rica e isolada em uma mansão nas montanhas. Lá, eles aterrorizam a babá em um jogo sádico que se transforma em um pesadelo real.

O livro causou polêmica na época de seu lançamento devido à natureza perturbadora do enredo, com alguns críticos o considerando uma obra profundamente perturbadora e outros vendo-o como um exemplo de exploração da violência e misoginia. Apesar disso, Quando os Adams Saíram de Férias é considerado um clássico cult da literatura de terror, que foi relançado recentemente pela Darkside Books.

Obviamente que essa leitura poderá causar diversos gatilhos para leitores mais sensíveis. Então, não, esse não é um livro para todo mundo.

O enredo é uma mistura de suspense, horror e psicologia, com personagens complexos e um enredo que mantém o leitor na beiradinha da cadeira e bastante desconfortável, se é que isso faz algum sentido. A história é consideravelmente bem construída, com descrições detalhadas do cenário e das situações, que colaboram na criação de atmosfera tensa. Isso tudo permite que o leitor se envolva facilmente na história e até se questione se tudo é realmente necessário.

Quando os Adams Saíram de Férias é conhecido por sua natureza perturbadora e gráfica, contendo cenas de violência sexual e tortura. Confesso que na primeira vez que li me causou bastante incômodo, ainda mais sendo atitudes vindas do comportamento perturbador dos adolescentes. O livro é uma reflexão sobre a psicologia humana e sobre como as pessoas são capazes de agir de forma terrível quando colocadas em determinadas situações.

A história é uma crítica aos valores da sociedade que permitem que adolescentes ricos e mimados se comportem de forma tão cruel e desumana. É um lembrete de que o poder e o privilégio não garantem bondade ou justiça. A obra é um desafio para que a sociedade se responsabilize por suas ações e para que sejam tomadas medidas para prevenir atos de violência e crueldade. Quando os Adams Saíram de Férias é, sem dúvida, um livro que permanecerá na mente do leitor muito tempo depois de terminar a leitura.

No geral, Quando os Adams Saíram de Férias é um livro que oferece uma experiência de leitura única e incômoda. É uma obra que desafia as noções convencionais do gênero de horror e fornece uma reflexão profunda sobre a natureza humana. Embora o livro possa ser difícil de ler, é uma obra impactante que deve ser lida por aqueles (mais fortes) que buscam uma leitura sádica, mas que provoca reflexão.

Avaliação: 3 de 5.

  • Let's Go Play at the Adams
  • Autor: Mendal W. Johnson
  • Tradução: Camila Fernandes
  • Ano: 2022
  • Editora: Darkside Books
  • Páginas: 272
  • Amazon

rela
ciona
dos