Uma história para os verdadeiros fãs da adorável velhinha fofoqueira. Nessa narrativa com inúmeros contos, somos guiados em viagens incríveis, momentos do cotidiano numa vila escondida do mundo, e claro: morte! Afinal, todo grande fã de Agatha Christie sabe que é imprescindível que tenha um caso arrepiante a desvendar. 

Recheado com doze contos, escritos por nomes já consagrados, seja em romances policiais, fantasia e outros. Essa homenagem à Miss Marple, em consequente, também à sua criadora, é uma leitura leve e fluida em sua maioria. Como todo livro de contos, tem seus altos e baixos, visto que não se pode acertar em cem porcento das mini-histórias aqui contadas. Mas todas elas com seu início, meio e fim bem definidos. Reviravoltas interessantes, e claro, o clima que sabemos ser o queridinho da rainha do crime: uma pacata cidadezinha no interior da Inglaterra e um assassinato chocante e que a princípio parece sem pé nem cabeça. 

“Eu me pergunto, às vezes, se não há um mal concentrado em lugares pequenos.”

Destaco, claro, três dos meus contos favoritos, para surpresa minha. O mal em lugares pequenos, Assassinato na Villa Rosa, e O Tipo Assassino. Escritos respectivamente por Lucy Foley, Elly Griffiths e Karen M. McManus. Todas, para esta que vos fala, autoras inéditas. Me deixando, claro, com a pulga atrás da orelha para buscar novas leituras assinadas por essas mulheres. O que é sempre um ponto positivo em coletâneas que juntam vários autores.  

Para quem se preocupa com adaptações – acredite, é sempre uma preocupação. Digo, sem medo, de que as características marcantes de Jane Marple seguem intactas. Nossa adorável velhinha de cidadezinha pacata segue viva nas mãos de outras talentosas mulheres. Não deixando a desejar em nada. Novas histórias de Agatha Christie nos tempos atuais. 

De mistérios quase fáceis demais de solucionar —  assim pensamos — , à mistérios de dar nó na mente. Sem dúvida um prato cheio, seja pra você que, assim como eu, adora os romances de Agatha Christie, ou para você que tem curiosidade em saber como é o tom dessas histórias. Ou até mesmo se sua autora queridinha figura entre os doze nomes que assinam esse livro repleto de crimes e casos mirabolantes. Um verdadeiro mergulho no cerne que foi Jane Marple. 

“ —  Ah, minha querida. —  Tia Jane abre um sorriso bondoso. —  O problema com isso, veja bem, é que ninguém é do tipo assassino até ser. As pessoas menos prováveis podem nos chocar.”

E com essa citação que resume não apenas o tipo assassino, mas uma velhinha para quem ninguém dava bola, tarjada como apenas uma fofoqueira, deixo aberto o convite para se aventurar em histórias rápidas e envolventes. Afinal, às vezes os livros menos prováveis podem chocar. Basta darmos uma chance para sermos surpreendidos!

Avaliação: 3 de 5.

  • Marple
  • Autor: -
  • Tradução: Paula Di Carvalho
  • Ano: 2023
  • Editora: Harper Collins
  • Páginas: 400
  • Amazon

rela
ciona
dos