Jogo Fatal – Holly Jackson

24 out, 2023 Por Clara Vieira

Jogo Fatal é o título da novela prelúdio da série “Manual de Assassinato para Boas Garotas”. Nesta história acompanhamos a protagonista Pip participando de um jogo de investigação de assassinato, organizado como comemoração do aniversário de seu amigo Connor.

Neste jogo todos fingem estar na década de 1920 e terem viajado para uma ilha particular para a comemoração de aniversário de um milionário, que acaba sendo assassinado. O objetivo do jogo é descobrir quem matou, e por quê. É assim que acompanhamos a descoberta de Pip de seu lado investigativo. 

Este livro se passa no momento da escolha do tema do projeto de conclusão do Ensino Médio da protagonista, projeto esse que acaba sendo a investigação conduzida em “Manual de Assassinato para Boas Garotas”. Assim, este prelúdio se passa imediatamente antes dos acontecimentos do primeiro livro, estabelecendo o contexto da personagem antes de começar a investigação que mudaria sua vida.

Apesar de não ser uma leitura obrigatória para compreensão da narrativa existente na trilogia original, acredito que quem gostou do primeiro volume de “Manual de Assassinato para Boas Garotas” tem grandes chances de se entreter com Jogo Fatal.

É um livro curto, com trama leve, mas envolvente. A escrita de Holly Jackson aparece com toda força em sua habilidade de criar suspense, utilizando-se para isso de ganchos de final de capítulo (cliffhanger), assim como do recurso de iniciar os capítulos com frases instigantes, que levam o leitor a querer entender melhor o que está acontecendo. Assim, considero esta uma leitura rápida e fácil, possível de ser feita em um dia. 

Minha experiência com este livro foi permeada não só pelo envolvimento e fluidez mencionados anteriormente, mas também pelo apreço a atmosfera presente na história. Lembrei-me dos livros da Agatha Christie, em seu aspecto de cozy mistery: trata-se de tramas sem violência, com foco em descobrir quem é o assassino, ainda que, nesse caso, a descoberta faça parte de um jogo. Lembrei-me também das tardes da minha infância em que brinquei com o jogo de tabuleiro Detetive, e isso conferiu certo aspecto nostálgico à trama da história que fez com que eu gostasse ainda mais dela. 

Conheça a trilogia Manual de Assassinato para Boas Garotas

Jogo Fatal é ao mesmo tempo um livro simples, inteligente e instigante. Acredito que pode ser uma leitura interessante tanto para aqueles que já leram a série “Manual de Assassinato para Boas Garotas”, quanto como um primeiro contato com a autora, para aqueles que desejam decidir se irão dar início a leitura da trilogia.

Avaliação: 5 de 5.

  • Kill Joy
  • Autor: Holly Jackson
  • Tradução: Karoline Melo
  • Ano: 2023
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 128
  • Amazon

rela
ciona
dos