Meddy e Nathan estão com o casamento marcado. Toda a família está empolgada para esse momento. Chegou a vez da fotógrafa de casamentos ser fotografada, da família que organiza eventos escolher uma empresa organizadora para seu próprio evento. Isso vai gerar angústias novas na família, pois as tias são referência nesse assunto. 

Para felicidade de todos, as tias encontram uma empresa muito parecida com a delas, que também é gerida por uma família sino indonésia. Tudo parece perfeito até o dia do casamento, quando Meddy escuta a fotógrafa de seu casamento em uma ligação, falando em matar alguém durante a festa. Assim, começa o caos, e as tias entram em ação mais uma vez para ajudar Meddy, agora salvando a festa do casamento.

Eu acho sempre muito curioso a obrigatoriedade de haver um segundo volume de um livro que fez sucesso. Eu entendo o leitor que gostaria de continuar acompanhando as histórias dos personagens que ganharam seu coração e entendo a editora que quer continuar vendendo. A continuação de Disque T Para Titias já estava prevista desde o início do primeiro livro, a própria autora conta que sabia que haveria uma continuação. Quando vi o anúncio desse segundo livro, fiquei surpresa, mas não me surpreendeu (se é que vocês me entendem). 

Conheça Disque T Para Titias

Eu tive uma dúvida logo no início: se a trama ia ter relação com o primeiro livro ou se ia ser uma nova aventura. Não demora muito para compreendemos que os acontecimentos do primeiro livro estão ligados com os desse. E eu achei bem interessante a forma como a autora conseguiu fazer as ligações entre os livros. Como é tudo um caos, as revelações são feitas de forma bem engraçada e anárquica. 

Curiosa para ver onde essa história iria, achei que foi muito criativo da autora, trazer o casamento da protagonista que possui uma família que trabalha com organização de casamento. Esse ponto foi bem explorado pela autora, pois as tias são bem metidas, então eu ficava esperando quando elas iam se meter no trabalho dos outros. Por causa disso, o que era para ser um dia especial e muito feliz, acaba sendo um tormento e cheio de confusão. Acontece tanta coisa em um curto período de tempo que a trama não tem um momento de respiro. Isso deixa a leitura bem rápida e fluida, mas também traz um ar de impossibilidade em algumas situações.

A autora consegue manter a essência dos personagens, mas achei que as coisas aqui acontecem de modo mais exagerado. A protagonista parece estar mais fora de si que o normal, acredito que o fato de ser seu casamento tenha influência nisso. Uma coisa de Meddy que acho negativa, mas consigo compreender, é o modo como ela fala das tias em determinados momentos. Ela tem tias que falam alto e que muitas vezes chamam a atenção, e por isso ela perde a paciência algumas vezes. Mas fica claro que ela tem amor e carinho pelas tias e que sabe que sua família só quer o melhor pra ela. Por isso, logo em seguida, ela se sente culpada por brigar ou pensar coisas ruins. 

Isso em alguns momentos é engraçado, em outros, mais chatos, pois a própria postura dela podia ser diferente. Ela poderia conversar com as tias de forma mais franca ao invés de ficar inventando coisas ou mentindo para elas. Inclusive, a postura dela em relação a Nathan poderia ser diferente também, pois ele muitas vezes é apagado por ela. Eu compreendo que é esse comportamento da protagonista que ajuda a trama nesse caos todo, mas ainda acho muito exagerado. Aliado a isso, temos a tentativa das tias em se encaixar na cultura inglesa. Sendo assim, são esses os pontos que trazem o humor à trama. Por isso que fico com sentimento dúbio em relação às situações e as falas. 

No geral, Quatro Titias e Um Casamento é muito engraçado e cumpre o que promete. A leitura vai agradar os leitores do primeiro livro, pois continuamos naquela energia caótica especial da família de Meddy. Não sei se haverá um outro livro, mas acredito que com o final, não seria impossível.

  • Four Aunties and a Wedding
  • Autor: Jesse Q. Sutanto
  • Tradução: Ana Beatriz Omuro
  • Ano: 2023
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 304
  • Amazon

rela
ciona
dos