O Último Reino, por Bernard Cornwell

28 out, 2025 Por Pedro Lisboa

A série do autor britânico de ficção histórica Bernard Cornwell tem suas edições lançadas pela Record e já está completa no mercado para adquirir!

O primeiro volume da série, O Último Reino, que inspirou a produção The Last Kingdom (disponível na Netflix), narra a trajetória de Uhtred, um jovem nortumbriano nascido em Bebbanburg. Ainda criança, ele vê seu castelo ser invadido pelos dinamarqueses e, embora fosse o herdeiro legítimo por ser filho de Uhtred (nome compartilhado também pelo pai e pelo avô), acaba sendo sequestrado durante a invasão. Criado entre os inimigos, Uhtred cresce moldado por sua nova realidade, tornando-se um homem muito diferente do que os cristãos da Britânia esperavam.

“O destino é inexorável”

Uhtred é quem conta a história para gente: por entre as narrativas em primeira pessoa nós conhecemos o homem por trás das ações que levará o destino das terras de Wessex, Nortúmbria, Ânglia Oriental e Mércia a se unirem e formar o reino que conhecemos hoje como Inglaterra.

Através de inúmeros cenários de batalha, conflitos políticos, ideológicos e religiosos, a guerra santa do cristianismo contra os seguidores do panteão nórdico e as barbaridades cometidas na época que antecede a Idade Média, aqui temos uma história que mistura veracidades com a capacidade criativa do autor de desenvolver um universo rico em acontecimentos e causar o entretenimento necessário para imergir nos livros.

Bernard Cornwell tem a arte de narrar bem: com diálogos dinâmicos, contextualizações impressionantes e uma narrativa fluída e intensa, a leitura de cada livro dessa série se torna prazerosa e reconfortante. São 13 livros onde acompanhamos todo o desenrolar dos acontecimentos históricos – e algumas linhas ficcionais – do que acontece nas terras anglo-saxônicas. Cada livro possui um tamanho ideal: entre suas 300 e algumas páginas. No final de cada livro há uma nota histórica escrita pelo autor para esclarecer o período histórico e nos contextualizar daquilo que é real com aquilo que foi inventado por ele (cuidado não leia antes de ler os livros, pois pode conter spoilers!).

Confira a série As Crônicas Saxônicas

Temos também um ritmo parecido para cada livro, que não perde sua qualidade. Apesar de sentir que o autor segue algumas fórmulas como prometer um grande conflito no fim do livro, o desenrolar é sempre envolvente: raramente cansa. Já a respeito do final da série o autor entrega tudo o que um fã gostaria de ter como resposta, aquilo que ele vai construindo ao longo dos livros.

Para os fãs de guerras medievais e da alta fantasia clássica, não há dúvida que vá se identificar com essa série. Sugiro ler o primeiro livro e depois sentir o que você acha: se vale a pena imergir nos próximos 12 livros ou então parar por aí. Mas aposto minhas fichas que todos os 13 livros vão valer a pena serem lidos.

  • The Last Kingdom
  • Autor: Bernard Cornwell
  • Tradução: Alves Calado
  • Ano: 2006
  • Editora: Record
  • Páginas: 364
  • Amazon

rela
ciona
dos