Quem nunca inventou histórias e aventuras com um dinossauro de brinquedo ou acordou assustado no meio da noite depois de um pesadelo com um sanguinário Carnotaurus? Monstros, brinquedos, lendas, máquinas assassinas, gigantes extintos… Os dinossauros há muito existiram e há muito desapareceram da Terra. Certo? Errado! Pode parecer loucura, conspiração ou o desejo de uma garotinha que sonhava escavar sítios e catalogar fósseis jurássicos, mas é a mais pura verdade. Os dinossauros não foram de todo extintos, eles ainda andam entre nós, ou melhor, voam.

Narrado de forma tão envolvente, divertida e instrutiva, quase nos esquecemos que este é um livro científico cheio de nomes complicados de criaturas que mais parecem ter saído de um conto de Lovecraft. Afinal, você consegue imaginar uma salamandra do tamanho de um carro? Pois é, não apenas conheci melhor meus gigantes dentuços prediletos como pude mergulhar, através da ciência, pelo campo da imaginação para dar vida aos mais bizarros e esquisitos seres que uma vez chamaram a Terra de lar.

Repleto de fatos curiosos e desmistificando ideias que até então possuíamos sobre os dinossauros, Steve Brusatte, paleontólogo americano e biólogo evolucionista, nos entrega um livro – apesar de ter o rigor técnico – leve e com ares autobiográficos pois, o próprio, sempre insere suas aventuras e descobertas para nos aproximar ainda mais desse mundo que já foi perdido, mas agora se torna encontrado.


Esse é meu primeiro contato aprofundado com a temática dos dinossauros e só tenho coisas boas para falar a respeito desse livro. Primeiramente, sei que às vezes reviramos o nariz só de olhar para um exemplar com teor científico, seja por preconceito literário ou pela carga de livros técnicos que lemos para a escola/faculdade ou trabalho, mas esse não é nem de longe um livro chato ou cansativo. Muito pelo contrário! Provavelmente você já ouviu aquele ditado: “Não julgue um livro pela capa”; é exatamente esse sentimento que você terá ao encarar essa leitura e ficará muito satisfeito com ela, tenho certeza.

Este é um livro que exalta a paleontologia, feito para seus acadêmicos, seus amantes, mas também para aqueles que tem curiosidade e desejam se aprofundar na história do nosso planeta, suas extinções e, sobretudo, os gigantes que uma vez dominaram a terra, o ar e os mares. Dividido em partes que correspondem aos períodos do planeta Terra, Ascensão e Queda dos Dinossauros utiliza de tabelas, gráficos e fotos como recursos visuais para incentivar e melhor direcionar o leitor.

O autor inicia sua obra nos convidando a encarar as descobertas e experiências através de seus olhos, com uma linguagem simples e romantizada, quase nos sentimos em uma aventura onde facilmente poderíamos esbarrar em Indiana Jones ou adentrar no próprio Jurassic Park. Utilizando de recursos atrativos e mostrando seu vasto conhecimento científico e da cultura pop, Brusatte rapidamente fisga o leitor alimentando seu imaginário com descrições minuciosas de fósseis recém descobertos, já catalogados e apresentando toda uma gama de nomes extravagantes que poderiam facilmente ser feitiços lançados por um mago branco.

Diante de mim, estava um dos fósseis mais bonitos que eu já vira. Era um esqueleto mais ou menos do tamanho de uma mula, seus ossos cor de chocolate destacando-se em meio à cor pálida do calcário ao redor. Um dinossauro, com certeza, seus dentes afiados como faca, suas garras pontiagudas e uma cauda longa (…) seus ossos eram leves e ocos, suas pernas, longas e magras, como as de uma garça, seu esqueleto elegante (…) e não havia apenas ossos, mas uma penugem cobrindo o corpo inteiro. Penas espessas que pareciam pelos na cabeça e no pescoço, penas longas e ramificadas na cauda e grandes penas (…) alinhadas e dispostas em camadas para formar asas. Chamamos de Zhenyuanlong suni.

Além dos fatos comumente desconhecidos pela população geral do planeta, o autor também desmente todos os estereótipos que cercam esses gigantes que sobreviveram e evoluíram a tantas provações, que prosperaram por mais de 150 milhões de anos e produziram cerca de 10 mil espécies de dinossauros modernos. Ao longo das páginas, você encontrará uma história de evolução contada a partir do estudo das rochas, como suas características mudavam drasticamente ao longo dos milhares de anos, do solo e dos fósseis. Como a Terra saiu de um caldeirão fervente para um lugar de topografia e climas diversos que permitiram a origem e evolução das mais variadas formas de vida; desde os monstros viscosos dos lagos primordiais que deram lugar aos dinossauromorfos, primos distantes dos dinossauros, cujos primeiros espécies não eram maior que um cachorro, até os próprios dinossauros e suas mais variadas ramificações.

Ainda me recordo da infância, dos dinossauros nas vitrines, criaturas que mais pareciam lagartos e crocodilos de tamanhos e formas variados. Quem poderia dizer que possuíam penas? E não só os dinossauros que voavam, os ancestrais dos pássaros, mas também o tão temível Tyrannosaurus rex que dominou exclusivamente a região que hoje é a América do Norte; afinal, em cada continente, que ao longo dos milhares de anos foi se separando da Pangeia – a grande e única formação de terra do planeta – formando rios de lava e calor excessivos para dar lugar gradativamente aos oceanos, um tipo de espécie carnívora dominava a cadeia de dinossauros. Ainda sobre esses dinossauros pássaros, os fatos científicos retratados no livro mostram que essas penas possuíam cores, seja para ornamento, conforto térmico ou atrativo sexual, diferindo bastante dos répteis voadores que víamos nos filmes.

Ensinaram-me que os dinossauros eram brutamontes grandes, escamosos e burros, tão despreparados para o meio ambiente que só se arrastavam de um lado para outro, matando o tempo enquanto aguardavam sua extinção. Eram curiosidades em museus, ou monstros de filmes que nos assombravam em pesadelos, ou objetos do fascínio infantil.

Com sua linguagem e conhecimento ricos, o autor presenteia o leitor com fatos comprovados e curiosidades que honram o legado dos gigantes extintos. Afinal, alguns deles eles podiam alcançar tamanhos enormes ou mínimos, pesar toneladas e parecer burros mas, eram incrivelmente inteligentes e versados na arte da adaptação e sobrevivência. Possuíam os ossos ocos e cheios de bolsas de ar, como os pássaros modernos, respiravam duplamente, feito máquinas foram criados para matar ou se defender com armaduras tão densas que até os dentes afiados de um T. rex encontrava resistência, chegavam a mais de 15 metros de altura e podiam comer mais de 110 quilos de carne por dia. Não é a toa que se sobressaíram entre si e outras espécies, persistindo por milhões de anos até o último cataclismo que abriu espaço para a mais recente remodelação do planeta e o nosso surgimento que não teria sido possível se os dinossauros ainda caminhassem, voassem ou nadassem.

Em um mundo soterrado por tecnologia e cuja história do nosso próprio planeta, das espécies que uma vez reinaram na Terra, onde nosso próprio surgimento e evolução se faz até irrelevante, você encontrará neste livro uma Nova História de Um Mundo Perdido, como o próprio subtítulo se descreve. Uma das melhores, mais prazerosas e instrutivas leituras que já fiz e que, sem dúvida, se você quer saber mais sobre os diferentes períodos desde os primórdios do planeta, seus cataclismos e várias espécies – com foco nos dinossauros e seus primos – então você irá se deleitar com esse livro e muito em breve estará caçando e catalogando fósseis no próprio quintal.

  • The Rise and Fall of the Dinosaurs
  • Autor: Steve Brusatte
  • Tradução: Catharina Pinheiro
  • Ano: 2019
  • Editora: Record
  • Páginas: 336

rela
ciona
dos

Deixe seu comentário

22 Comentários

  • ELIZETE SILVA
    30 setembro, 2019

    Olá! Acredito que este livro é uma ótima opção para eu ler como os meus sobrinhos, que adoram dinoussaros, aprenderemos juntos novas informações sobre esses “bichinhos”, além de descobrir novas curiosidades, presente perfeito para o dia das crianças!

    • Rafaela M. Soares de Carvalho
      21 outubro, 2019

      Olá Elizete! Você pode ler e até conversar sobre algumas dessas curiosidades e fatos com seus sobrinhos, mas esse é um livro um pouco “mais velho”. A não ser que seja uma criança que leia muito e livros mais densos, esse livro só vai ser bem aproveitado por adolescentes em diante.

  • Giovanna Talamini
    30 setembro, 2019

    Oi!
    Que livro massa! Confesso que tenho um pouco de preguiça a termos muitos técnicos, mas esse livro parece mudar um pouco aquela concepção de que isso é chato. Olhando pela capa, pensei até que se tratava de um conto infantil kkk

    • Rafaela M. Soares de Carvalho
      21 outubro, 2019

      Oi Gio! A capa é um atrativo à parte, né? Realmente ele traz de forma mais leve os termos técnicos. Fisgando o leitor que já gosta do tema e outros que tem curiosidade sobre.

  • rudynalvacorreiasoares
    29 setembro, 2019

    Rafaela!
    Acredito que os Dinossauros sempre fizeram parte do nosso imaginário infantil, porque aprendemos que eles eram os donos do mundo em épocas bem antigas, antes da grande explosão que reiniciou a civilização animal.
    VEr um livro especícifo e científico que não há dificuldade de entendimento sobre esses seres, é maravilhoso e instrutivo.
    cheirinhos
    Rudy

    • Rafaela M. Soares de Carvalho
      21 outubro, 2019

      Oi Rudy! Esse livro é muito querido pra mim. Desde que soube do seu lançamento o quis e, ainda bem, consegui lê-lo e como me diverti e aprendi com essa leitura!

  • Rayane B. de Sá
    26 setembro, 2019

    Oiii ❤ Nunca li um livro com o foco totalmente voltado ao estudo dos dinossauros, então fico muito animada ao saber da existência desse livro, já que tudo que envolve História, é comigo mesmo rsrsrs.
    Acho legal que a obra desmistifique certas coisas erradas que pensamos sobre os dinossauros e acrescente muitos outros fatos verdadeiros sobre eles. Além de que, o fato de o autor falar sobre suas descobertas, parece um bônus.
    Gostei que é um livro sobre paleontologia e que fala também sobre a formação do planeta terra.
    Me interessei por essa leitura, se eu puder, vou querer ler.
    Beijos ❤

    • Rafaela M. Soares de Carvalho
      21 outubro, 2019

      Oi Ray! Leia assim que puder. Esse livro é um tesouro que tira a teia do que conhecemos (ou não) sobre os dinos.

  • Lily Viana
    26 setembro, 2019

    Olá!
    Então, eu acho super curioso as relações e historias dos dinossauro, acho muito interessante. Esse livro com certeza vai nos trazer uma premissa ótima e basicamente uma lição sobre esse ser extraordinário e diferente. Espero em algum momento da minha vida possa ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    • Rafaela M. Soares de Carvalho
      30 setembro, 2019

      OI Lily! Espero que goste muito da leitura! Foi muito edificante para mim. Abraço!

  • Rayssa Bonai
    25 setembro, 2019

    Olá! ♡ Eu adorei a proposta desse livro, essa parece uma leitura leve e divertida. Vai ser legal conhecer mais sobre os dinossauros, curiosidades e mitos sobre os mesmos! Sempre fui fascinada por eles, então tenho certeza que vai ser uma leitura que vai me agradar bastante.Vai ser ótimo poder me aprofundar na história da nosso planeta, é um assunto que me interessa muito.
    Muito obrigada pela indicação, com certeza vou querer conferir esse livro! Beijos! ♡

    • Rafaela M. Soares de Carvalho
      30 setembro, 2019

      Oi Rayssa! Fico muito feliz que tenha gostado da proposta do livro e da minha indicação! Esse eu guardo com muito carinho tanto na estante quanto no coração. Espero que se divirta muito com essa leitura!

  • Nil Macedo
    23 setembro, 2019

    Esse é um tema que me interessa demais. Sou bióloga e o tema me traz toda aquelas pesquisas da faculdade (porque a gente tem que aprender sobre evolução também né). Até li um outro li, o Sexta Extinção. Amo ler sobre os dinossauros. Para mim é bem fascinante.
    Mesmo sendo um pouco mais teórico, às vezes pode parecer maçante, mas é muito legal aprender mais ainda sobre eles.

    • Rafaela M. Soares de Carvalho
      30 setembro, 2019

      Oi Nil. Nem se preocupe que esse passa longe de ser maçante! Pelo contrário, foi uma das minhas leituras mais rápidas e prazerosas do ano! Talvez até tenha sido o livro que mais grifei e copiei fatos. Abraço!

  • Maria Alves
    21 setembro, 2019

    Quando li que era um livro científico já pensei que teria uma linguagem mais difícil, mas fiquei feliz de saber que é uma linguagem simples. Deve ser fascinante ter um livro assim em mãos, poder saber coisas não escritas ou ditas sobre os dinossauros é muito interessante. Quem não gostaria de ter tido a sorte de conhecê-los, mas ainda bem que tem os livros que fazem com que viajamos nesse universo deles.

    • Rafaela M. Soares de Carvalho
      30 setembro, 2019

      Olá Maria! Realmente a maioria dos livros científicos tem uma linguagem mais técnica que faz o leitor “ir” mais pausadamente em suas páginas, mas esse flerta com a simplicidade dos romances. É um livro que cativa e vicia o leitor enquanto o alimenta com novos dados. Abraço!

  • mirian kelly
    21 setembro, 2019

    Eu adoro os filmes de dinossauros, principalmente, o famoso Jurassic Park. Fiquei bem interessada no livro por trazer curiosidades sobre os grandalhões que habitavam nossa terra. Saber como viviam, e sua vida aqui com fatos comprovados será ótimo porque eu particularmente, não sei nada sobre eles além do que assisti. A curiosidade sobre o pássaro e o que a cor de sua pena revela, foi bem interessante.

    • Rafaela M. Soares de Carvalho
      30 setembro, 2019

      Oi Mirian. Também adoro Jurassic Park e até hoje faço aquela “experiência” do copo d’água. haha Mas voltando ao livro, realmente contém um bocado de informações novas e cada uma é mais interessante que a outra. Vale a leitura e cada centavo. Abraço!

  • Alison Teixeira
    21 setembro, 2019

    Olá Rafaela!
    As incógnitas que envolvem os famosos dinossauros deixam qualquer pessoa curiosa e interessada em saber mais sobre o assunto. Essa obra, de forma acessível mas ainda assim científica, aborda essas criaturas de uma forma completa, de modo que no final da leitura temos um valioso conhecimento armazenado. É necessária elogiar o trabalho impecável de Brusatte, que reuniu vários dados acerca do assunto e os organizou armosiosente, adicionando complementos e explicações que em nenhum momento soam massacres ou cansativas.
    Beijos.

    • Rafaela M. Soares de Carvalho
      30 setembro, 2019

      Olá Alison. Isso mesmo. Antes desse livro eu não tinha lido nada que falasse mais profundamente sobre os dinossauros. Sem dúvida, Brusatte teve uma maestria digna de nota com seu trabalho tanto de campo quanto de pesquisa para compor o livro. Abraço!

  • Angela Gabriel
    20 setembro, 2019

    Acho que nenhuma pessoa em sã consciência vai dizer que este tema não é interessante né? Puxa, dinossauros sempre povoaram minha fantasia e acredito eu, que a de muitos leitores e humanos também!
    E penso que tudo que já foi descoberto sobre eles, ainda não tenha sido tudo revelado. São seres fantásticos e belos, apesar de sim, serem muitas vezes, perigosos e assustadores.
    E mesmo não sabendo de muita coisa no ponto científico da coisa, apenas por filmes ou documentários.
    Por isso, adorei ler tudo acima sobre este livro que não se resume apenas para amantes do gênero e do saber, mas também a nós, leigos, que por algumas vezes, já imaginamos como eram de verdades estes bichinhos..rs
    Adorei e já vai para a lista de desejados!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel(O Vazio na Flor)

    • Rafaela M. Soares de Carvalho
      30 setembro, 2019

      Oi Angela! Exatamente! Achei esse livro espetacular. Uma leitura obrigatória para todos que amam dinossauros. Abraço!