Resenha: Não Pare!

Título Americano: Don't Blink!
Autora: FML Pepper
Ano: 2012
Editora: E-book
Páginas: 288
Compre: Amazon

Sabe aqueles livros que te deixam sem fôlego do começo ao fim? Que te deixam sentada na pontinha da cadeira de tanta ansiedade por não saber o que pode te aguardar nos próximos capítulos? Não Pare! é exatamente assim.

Nele encontraremos muita ação, segredos e um amor impossível, tudo reunido em um único livro e o melhor, tudo muito bem escrito e conduzido com maestria pela querida autora nacional FML Pepper. O livro conta a história de Nina Scott, uma menina prestes a fazer 17 anos de idade que nasceu com uma deformidade nas pupilas. Suas pupilas são estreitas como de um gato mas eram facilmente camufladas pelas lentes de contato que sua própria mãe desenvolveu. Stela trabalha na área de oftalmologia a anos e é referência no seu meio profissional. As duas vivem uma vida de ciganas, desde que Nina se conhece por gente sua vida é levada assim e sua mãe é sua única família.

Nina não entende e nem aceita por que as duas precisam viver assim, desde que nasceu ela não vive mais de um ano no mesmo lugar e sempre que se mudam tem que ser de forma rápida e inesperada. As duas já se mudaram para quase todos os países Europa, como consequência disso Nina conseguiu aprender diversas línguas diferentes, mas do que isso valia para ela se nunca conseguiu criar raízes em lugar algum, como ela usaria isso se ninguém conversava com ela? Nenhum amigo, nenhum divertimento, nenhum namoro, nada. Ela só queria ter uma vida normal e tranquila, mas isso não parecia possível.

“Definitivamente, eu estava flertando com a morte.”

Ela é uma menina sozinha ao lado de sua mãe que à negava qualquer tipo de informação pelo tipo de vida que levavam e de seus familiares. A superproteção de sua mãe era assunto proibido e ela também nunca conhecerá seu pai, na verdade, ela nunca teve qualquer informação sobre ele e seu paradeiro. Muitas eram as dúvidas e inseguranças de Nina mas Stela nunca lhe dava nenhuma resposta de conforto o que só piorava as coisas.

Nina também apresentava episódios de tonturas e calafrios inexplicáveis, e sempre que isso acontecia, alguma pessoa em sua volta, morria ou se feria gravemente. Era como se ela tivesse uma liga para acidentes bizarros, sempre que um desses acontecia de forma mais convincente Stela dava um jeito de se mudar. Em sua última estada em Amsterdã Nina quase foi atingida por uma lâmina na face por um artista de rua e isso foi o suficiente para Stela sair rapidinho em retirada, assim, por fim elas vão parar em Nova York, com a promessa que as duas não se mudariam nunca mais. 

Em sua nova cidade, Nina faz algumas amizades na escola e até consegue um bom emprego, acaba conhecendo o angelical Kevin, que estava sempre disposto a ajuda-la e protege-la e o mesmo a salva de um "quase" atropelamento em um de seus momentos de tonturas, e em um encontro nada amigável também conhece o assustador Richard, um garoto marrento e rude, tinha sérias cicatrizes pelo corpo todo e possuía lindos olhos azuis. Os tais acidentes inesperados começam a cercar Nina novamente também em Nova York mas com medo de uma nova mudança, ela resolve esconder se sua mãe. Inexplicavelmente seu anjo da guarda Kevin e os olhos marcantes de Richard sempre pareciam presentes. Coincidência ou não?

Rapidamente, Nina se vê atraída pelos dois garotos, mesmo Richard fazendo questão de deixar muito claro todo sua repugna por ela, mas algo nele a atraia, mas ela não sabia dizer por que. Ele é grosseiro e gosta de ser assim. A complexidade do personagem sempre me deixou com uma pulga atrás da orelha, alguma coisa em seu comportamento me deixou intrigada e envolvida. Por que todo este desprezo em relação a Nina?

"Como ele conseguia ser tão... tão bonito...tão exuberante... e absurdamente insuportável?"

Já Kevin era um verdadeiro Príncipe, perfeito demais para o meu gosto. E isso me deixou desconfiada, ainda mais quando "inocentemente" ele tenta alertar Nina sobre as "más intenções" de Richard. E é claro que ela acreditou. Mas algo inusitado estava por vir. Mas não se preocupem a história não se trata de um triangulo amoroso, e logo a máscara de um cairá

Os personagens são super bem desenvolvidos, Nina, tem toda a sua inocência excessiva que me incomodou bastante com suas atitudes e narrativa chatinha, certos momentos imaginei ela como uma adolescente mimada, mas eu parei, respirei e relevei pois era exatamente o que ela era, com toda a super proteção da mãe, ela não tinha culpa. Não tinha como Nina ser de outra forma. E isso foi muito bem construído pela autora.

O livro é narrado nos dias atuais, na terra existem dimensões separadas. Em sua trama Pepper divide o mundo da seguinte forma: Plano (Céu), Intermediário (Terra), Zyrk e Vértice (Inferno). Os habitantes da dimensão de Zyrk são seres que conseguem viver entre os humanos, mas não sentem nada relacionado ao toque, não foram criados para terem laços afetivos com ninguém, foram condenados a muito tempo atrás a uma maldição e eles só sentiriam as coisas ruins da vida e nada de bom, um simples toque, um beijo, um carinho, sexo e o principal, o amor era totalmente desconhecido. Eles não conheceriam isso e não poderiam jamais sentir.

Os Zyrkinianos são responsáveis pelo equilíbrio das dimensões no mundo e todos são chamados de "resgatadores", em outras palavras, eles eram a morte. Cada um deles era designado a um humano, cada pessoa tinha sua hora e data marcada e cabe ao seu resgatador finalizar e completar a missão, seja diretamente ou indiretamente.

Uma leva de reviravoltas começa acontecer e um grave acidente proposital acontece quando um desses dois rapazes tenta matar Nina, descobrimos obviamente junto com ela, que um deles é de Zyrk...mas ela é salva. Vocês poderiam dizer quem resolveu salvar Nina? ele a salva, a sua morte, o seu resgatador! Mas por que? se este era seu objetivo de enfim matá-la uma hora ou outra, por que não deixou simplesmente isso acontecer? Por que a salvou? Bem, isso vou deixar que vocês, descubram e fiquem encantados com esta fantasia que Pepper criou assim como eu fiquei, é simplesmente sensacional e genial, diferente e totalmente original.

"Você entregaria sua vida nas mãos da própria morte?"

O mais interessante no enredo é saber que Nina é uma menina totalmente inexperiente, o que é normal para a sua idade, mas devido aos recentes acontecimentos ela é obrigada a amadurecer na marra e se depara com um universo totalmente novo mas quanto mais ela conhece sobre este mundo novo mais ela coloca sua vida em risco. Podemos acompanhar também outros personagens crescendo e o principal se descobrindo, seria capaz um resgatador se deparar com sentimentos que estava predestinado a nunca sentir? ele seria capaz de lidar com isso? Tudo era muito novo para ambos e você vai amar conhecer os novos sentimentos crescendo sutilmente a cada momento deles juntos. Desejo, ciúmes, atração, duvidas! Em quem confiar? é a grande dúvida de Nina e a nossa também! Pois mesmo o perfil do "mocinho" estando já bem desenhado em nossa frente, ele insiste em colocar nossa confiança à prova.

A proposta de Não Pare! é algo novo para mim, eu ainda não tinha lido nada se quer semelhante com o mundo criado pela autora, os livros para Jovens Adultos (Y.A) são os meus favoritos, o que me deixou ainda mais interessada na leitura, que foi muito fluida e rápida. Sem contar que o final termina um baita gancho para o próximo livro - Não Olhe! e eu não vejo a hora de ler e descobrir mais sobre o destino de Nina e sua morte!

"– Não vê? Eu tremo – e deu uma gargalhada nervosa – A Morte tremendo! Como pode isto? – E me apontou as enormes mãos – Elas tremem perto de você! Nunca tremeram!"

Ahhh...diferente de outras resenhas decidi não deixar explícito quem seria o par romântico de Nina na trama, mas deixo por fim, a música que embala esse romance sutil mas que aos poucos se torna arrebatador e perigoso. A própria Pepper escolheu a trilha e sinceramente? não poderia ser a música e letra mais perfeita.

Confira a série Não Pare!: 

65 comentários

  1. Joi, Joi, Joi! Li sua resenha ouvindo a música do final! Rá! Ficou muito bom!
    Olha, se alguém tiver alguma dúvida do que é a história, tenho certeza de que depois da sua resenha, não terá mais dúvida nenhuma! Parabéns pela resenha! Eu AMEI as frases citadas, elas me fizeram lembrar das cenas e fiquei soltando sorrisinhos à toa aqui rs
    Muitos beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Tici é exatamente a sensação que tento passar em minhas resenhas para as leitoras.

      Beijos Joi

      Excluir
  2. Joi!

    Perfeito!
    Adorei a resenha e essa música da playlist no final, deixou tudo ainda mais perfeito!

    www.viajenaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais! Fico feliz que tenha gostado ;)
      Beijos Joi

      Excluir
  3. Que resenha maravilhosa Joi ,caramba estou com sede de ler esse livro !
    Já vi varias resenhas desse livros e todos amaram e não vi nenhuma critica nele .A historia me pareceu bastante interessante e me chamou bastante atenção e estou muito curiosa por saber quem ela escolheu e como será o enredo dessa historia que parece ser tão magnifica ! Parabéns novamente pela resenha ,que está simplesmente magnifica .E a musica no final simplesmente me apaixonei ,já escutei umas 3 vezes kkkk >.<
    Enfim ,sucesso pra você amore
    Beijinhos!

    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não se apaixona por Pink Floyd né Iris ^^

      Beijos e obrigada pela visita sempre
      Joi

      Excluir
  4. Joi, eu aqui tentando parar de comprar livros e você vem com essas resenhas maravilhosas! Vou já adicionar à minha wishlist :p

    Beijo <3

    http://prologuesepilogues.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriam leia sim, é uma leitura bem rápida e gostosa!
      Bjs Joi

      Excluir
  5. Uau, seu a resenha me deixou com mais vontade ainda de ler esse livro. Primeiramente por que adoro Y.A e também pelo fato de conter muita ação com lutas e aventura.
    Beijos... Samantha Culceag.
    sopramenores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá flor, tudo bem???
    Achei sua resenha ótima, só achei muito detalhada,mas é bom para os leitores terem uma ideia do que podem esperar da narrativa. Eu sou completamente apaixonada pela narrativa da Pepper... Ela foi genial nessa história... no enredo... na construção dos personagens... Enfim em tudo. A Nina eu achei ela uma menina muito corajosa diante dos acontecimentos, porque ela caiu de paraquedas em um mundo que ela nem se quer tinha noção que existia... estava envolvida em uma trama onde todos queriam a sua morte... vivia uma vida de nômade e quando resolve parar... tudo acontece... é meio complicado por isso a entendi... Mas enfim.... não vejo a hora de sair o volume três... estou muito ansiosa... Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana! Apesar de detalhada pode confiar eu não dei nenhum spoiler ^^
      Somos duas ansiosas então, a Pepper fez um trabalho maravilhoso! Beijos Joi

      Excluir
  7. Oi Joi
    Gostei demais de sua resenha, conseguiu passar o espírito do livro, que é ótimo. Os autores nacionais tem que conseguir seu espaço pois são muito talentosos. Eu gostei tando do livro que já li o segundo, não aguentei segurar a curiosidade que me matava....
    Também gostei da caracterização dos personagens, que te deixa sem saber quem é realmente bom ou mau. Já estou aguardando ansiosa o terceiro livro.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisela! Somos duas então, também gosto muito desse conflito que a Pepper nos proporcionou, ler o livro entre o amor e o ódio, a duvida e a insegurança. ÓTIMO!

      Beijos Joi

      Excluir
  8. Oi Joi, tudo bem?
    Nossa, adorei o tema do livro, já o conhecia de capa, mas nunca tinha lido uma resenha tão explicada sobre ele. Se já estava querendo ler antes, agora to só o dobro da vontade.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ray!

      Leia, com certeza você vai se surpreender. Bjs Joi

      Excluir
  9. Muito boa sua resenha! Não vejo a hora de ler o segundo :)
    E eu também achei o Kevin muito perfeito logo de cara, muito suspeito rs
    Beijos!
    www.doceilusao.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suspeitissímo! Mas fazer o que ele é perfeito também :p

      Beijos Joi

      Excluir
  10. Oie, tudo bom?
    Sua resenha ficou muito boa e representou muito bem toda a dinâmica desse livro. Eu adoro essa história e a escrita da autora é muito envolvente. O Richard é um cara que gera muitas dúvidas, mas vou esperar você ler o segundo livro para conversarmos melhor.
    A autora deixa um final bem instigante e nos deixa super ansiosas pelo segundo livro não é mesmo?
    Também achei que a Pepper foi mega criativa com essa história.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain assim que ler o segundo conversamos então, seu comentário só me matar mais de ansiedade, o que sera que me aguarda em relação a ele heim?!

      Beijos Joi

      Excluir
  11. Parabéns pela resenha, gostei bastante muito legal sua forme de escrever. Bjs ♥

    http://sobangulos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia! Obrigada pelo elogio, volte sempre viu?!

      Beijos Joi

      Excluir
  12. Oie,
    menina eu já estava curiosa para ler este livro e agora você me deixou ainda mais.
    Quase comprei na Amazon, mas eles só aceitam cartão internacional :(
    Adorei!
    Vou comprar assim que possível!

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa! Leia sim, vale muitíssimo a pena ;)

      Beijos Joi

      Excluir
  13. Olá, Joi.
    A resenha ficou muito bem feita.
    A leitura foi bastante rápida mesmo e o gancho do final me deixou bem curiosa, eu só achei que em dados momentos muitas coisas aconteciam ao mesmo tempo. Entretanto considerei uma boa leitura e estou curiosa pela continuação. Só estou esperando poder ficar mais folgada com os outros livros de parceria.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBS: respondi seu comentário na resenha de Não Pare! e esclareci o ponto que você citou!

      Excluir
    2. ^^ Obrigada Inês vou la ver!
      Volte sempre! Beijos Joi

      Excluir
  14. Estou louca para ler esse ebook.
    Todos estão falando e comentando bem; Me deixando cada vez mais intrigada;
    Boa Semana.
    Bruna Marie - WTF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Bruna, atualmente ele é sucesso de vendas na Amazon, mas te garanto com muito mérito viu ^^

      Beijos Joi

      Excluir
  15. Oi Joi, tudo bem?

    Sou mega curiosa para conhecer o trabalho da Pepper. E o mais legal é que só vejo elogios quanto aos ebooks da autora. Ela é uma simpatia, né? Parabéns pela resenha

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel! Supeeeeer simpática, obrigada pela visita sempre ^^

      Beijos Joi

      Excluir
  16. Olá Joi,

    Essa série é super bem falada, pena estar em e-book ainda, apesar de não dostar das capas gostaria de ler, e Pink Floyd é show....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco, Pink Floyd é o máximo hahaha, eu também não curto muito e-books mas a historia de envolveu tanto que nem percebi nenhum desconforto, pois preciso de óculos para ler e ler no PC ou celular/kindle/kobo acabam com minha visão.
      Torcendo quem um dia saia a edição fisica!

      Abç Joi

      Excluir
  17. Oi, Joi!

    Que resenha bem escrita! Parabéns. Estou lendo Não Pare e minha ansiedade só cresce. Espero terminá-lo ainda hoje!

    Beijos,
    Gabe
    www.sixdoe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabe! Obrigada pelo elogio. Tenho certeza que vai amar! Bjs Joi

      Excluir
  18. Amoooooo a música do final, perfeita!!!
    Nossa é uma pena só existir em ebook, pois pelo que você fala o livro parece mesmo ser maravilhoso. Já tem uma premissa que me chamou muita atenção, gosto de livros agitados e que nos deixam ansiosos para conferir o próximo capítulo.
    Ótima resenha!

    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Filipe tudo bem?
      Obrigada, concordo com tudo que disse, gosto exatamente de livros assim!

      Beijos Joi

      Excluir
  19. Oi, Joi.
    Fiquei desconfiada desse Kevin, hein. Perfeição demais sempre dá problema hahaha!
    Gostei bastante da premissa do livro e fiquei curiosa sobre os segredos de Nina que a mãe dela esconde.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri tudo bem? Sim tudo que é bom demais qualquer santo desconfia hahaha. também fiquei bem curiosa, mas acada capitulo descobrimos algo novo, é sensacional. Recomendo muito!

      Beijos Joi

      Excluir
  20. Parece ser muito bom, estou muuuuito curiosa! Vou ter que ler!
    Beijos.

    http://lojaesmalte-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. O livro parece ser bom, mas eu não leria pois não livros em e-books por não gosta e ter problemas de vista... Antigamente até lia alguns livros nesse formato, mas agora não tem como...

    beijos

    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm tive dificuldade de inicio da leitura pois tenho problemas de vista também o/ eu não tenho nenhum e-book mas baixei o aplicativo no celular e deu pra ler tranquilamente viu, a letra fica perfeita como se fosse um livro mesmo.

      Beijos

      Excluir
  22. Oi Joi!
    Já tinha visto esse livro na Amazon, mas não sabia direito qual era a história. Amei sua resenha, acho que vou gostar do livro!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  23. Adorei a resenha, esse livro deve ser ótimo!
    Beijos,
    comojulieta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Joiii
    Que resenha incrível!!!! LINDA LINDA LINDA!!!!
    Concordo com vc!
    É um livro maravilhoso, original, bem escrito! Amei a Nina, perdi o fôlego em várias partes e no fim eu queria mais!
    E o Richard! Hummmmmmmmmmmmmmmm
    Parei de babar aqui!
    Linda resenha! Parabéns!

    Ps: Mandei umas coisinhas por email pra ti!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Paula <3 Já estou louca para devorar tudo que me mandou logo! hahaha

      Realmente o Richard...Hummmmm

      Beijos Joi

      Excluir
  25. A autora foi perfeita em sua escrita, todo aquele suspense ao final de capitulo me deixava ansioso para o próximo. Sua resenha ficou excelente e com esta música ainda foi para sensacional.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lucas, falou tudo que senti ^^

      Obrigada pela visita, volte sempre. Bjs Joi

      Excluir
  26. Oi Joi, tudo bem?
    Menina você arrasou na resenha. Parabéns!!!
    Já vi varias resenhas desse livro e todo mundo que leu amou.
    A historia me agradou bastante, achei bem interessante.
    Adorei a música que você selecionou ♥.

    Beijinhos!

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiah tudo ótimo!

      Obrigada! de verdade, tento colocar o máximo de sentimentos nas resenhas mas sem spoilers ^^ A musica foi escolhida pela própria escritora, não é demais?

      Eu amei. Beijos e volte sempre. Joi

      Excluir
  27. Oi Joi!
    Parabéns pela resenha, fiquei aqui lembrando do livro e louca pela continuação...
    Essa história é completamente viciante, não tem como parar de ler, no começo eu me irritei com a Nina também, mas dá para entender as atitudes dela, não tinha como ser muito diferente...
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evelise! Realmente, estou louca pela continuação também!

      Beijos e volte sempre ;)
      Joi

      Excluir
  28. Uau, Joi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Ainn... Fiquei emocionada aqui....
    Sua resenha ficou simplesmente... LINDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! PERFEITA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Eu realmente estou encantada com a qualidade de sua escrita e a emoção que senti fluir de suas palavras.
    Muito obrigada mesmo!
    Beijos no coração,
    Pepper

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pepper, você nem sabe como é maravilhoso ler isso vindo de você, estou sem palavras aqui! Ter uma resenha reconhecida por você, a criadora desta historia linda é muito recompensador <3 Muito muito obrigada você por me dar esta oportunidade. Beijos Joi

      Excluir
  29. OMG!
    Não posso acreditar! Pepper! Estou lendo "Não Olhe" e estou A M A N D O! Estou ansiosa por respostas! Que autora incrível! Espero que continue nos brindando com ótimas histórias!
    Nós que agradecemos a oportunidade de poder conhecer Nina e sua morte!
    =D Beijos, Lili.

    ResponderExcluir
  30. Resenha muito boa! Também li o livro e vivi cada parte do livro com Nina!! Mal posso esperar pela continuação! Tenho certeza que Não Olhe! será o máximo! Logo, logo terá resenha do segundo volume lá no blog!!

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirelle! Muito obrigada pela visita! é incrível como sentimos na pele exatamente o que os personagens sentem.

      Beijos Joi

      Excluir
  31. Adorei!
    Pelo jeito o livro tem muita ação.
    Agora quero lê-lo mais ainda.
    Ótima resenha.

    Beijoo
    Lu
    http://sem-spoiler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! é maravilhoso e é nacional! Leia você vai amar! Beijos Joi

      Excluir
  32. Oi, Joi! Gostei da história, só fiquei chateada com uma coisa. Poxa, se a autora é brasileira, por que não contextualizar a história no Brasil? :/

    De certa forma também me lembrou, bem levemente, o início de Cidade dos Ossos. Mas acho que no fim não tem muito a ver. Só lendo pra saber, né? :p

    Beijos!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Babi não tem nada a ver mesmo! hahaha leia sei que vai adorar! Beijos Joi

      Excluir