Nossa história com Harry Potter

Oi pessoal tudo bem? Antes de qualquer coisa, preciso explicar o motivo deste post ter saído tão tarde. Fiquei sem internet o dia toooodo, mas mesmo assim resolvi postar hoje (um dia depois), por ser uma data digna e especial para qualquer fã de Harry Potter.


Como qualquer Potterhead deve saber, ontem (dia 31/07) a nossa querida autora J.K Rowling fez 49 aninhos de muita genialidade. Harry Potter ganhou a mesma data de aniversário que sua criadora, nada mais justo não é, unificar a ela este personagem tão importante em sua vida. Há 17 anos a legião de fãs da saga continua crescendo por todo o mundo, eu sou umas delas e você? E o mais legal de tudo é saber que temos crianças, adolescentes e adultos compartilhando da mesma paixão! 

Relato da Joi | Harry Potter mudou a minha vida, fez eu sonhar em um mundo de fantasias e me sentir um personagem da leitura. Me apresentou o mundo dos mundos e depois disso nunca mais sai. Crescer com HP foi um grande aprendizado, e vou levar para a vida toda. É a história que merece ser lida, vista, re-lida, compartilhada, contada...vivida. Tenho um imenso orgulho de poder fazer parte de uma geração especial, eu pude contar com algo tão grandioso na construção do meu carácter e sou eternamente grata por isso.

"- Bem-vindo - disse Hagrid - ao Beco Diagonal." Página 65  


Por este motivo, quando resolvi criar o blog literário era óbvio e justo que homenageasse a saga. Foi aí que surgiu o Estante Diagonal - que é uma referência ao Beco Diagonal criado no mundo de J.K - o primeiro lugar que nosso querido bruxinho visitou. O Beco marcou a reintrodução de Harry ao mundo bruxo e o Estante Diagonal marca a minha introdução aos mundo dos blogs literários, definitivamente os sonhos de Harry começam neste Beco e no blog é onde conto um pouco dos meus ;) Aliás, você sabia que o Beco Diagonal pode ser visto através do Street View?

"Harry desejou ter oito olhos [...] Haviam lojas que vendiam vestes, lojas que vendiam telescópios e estranhos instrumentos de prata que Harry nunca vira antes, janelas com pilhas de barris contendo baços de morcegos e olhos de enguias, pilhas mal equilibradas de livros de feitiços, vidros de poções, globos de..." - Página 66

Pensando mais cedo neste post resolvi expor aqui para vocês algo bem curioso, mas primeiro tenho que explicar o porquê. Quando estava perto da data de sair o último livro da saga As Relíquias da Morte, eu como qualquer fã comprei o livro na pré-venda. EU PRECISAVA daquele livro, mas por outro lado eu tinha medo...a história ia acabar, eu não ia mais ficar esperando meses pelo próximo... tudo teria um fim. Mesmo triste, eu comecei a fazer a leitura, porém quando cheguei na página 370 eu não aguentei mais. Eu parei de ler e não o finalizei até HOJE. A sensação de ainda ter um pedacinho de Harry Potter intocado faz o medo da história tendo um final sessar. Sim! a história realmente acabou, mas tudo que a série construiu é impagável e hoje consigo ver que o que HP construiu nunca vai terminar, se eternizou. 

O livro já está há 7 anos na minha estante e volta e meia eu o pego na mão e folheio...folheio, relembro de todos os bons momentos que passei com a série, com os ensinamentos e até com os filmes, mas ainda não é hora, mas eu sei que um dia será. E enfim vou colocar no meu Skoob - Lido! hahaha. Obviamente, eu já vi os filmes, e sei o que acontece, mas sinceramente...? os livros como um todo, por serem tão especiais na minha vida me trazem outros tipos de emoções, e tenho certeza que será algo sem igual quando enfim, eu finalizar Harry Potter.


Tinha tanto o que escrever aqui, mas não quero deixar o post cansativo, hahaha eu tenho esta dificuldade sabe? quando pretendo falar algo que me toca profundamente, dou voltar e voltas e acabo não falando nada, mas a última mensagem que queria deixar é que Harry Potter não tem idade, já vi muito olhar torto por aí achando que é um livro infantil e fantasioso demais, mas não é! Leia e se surpreenda. Eu cresci com Harry Potter, aprendi a ser um pouco da pessoa que sou, aprendi a amar e a entender mais sobre o amor. Então sim! eu sou Potterhead, hoje e sempre!


Relato da Lili | Quando o primeiro filme do Harry Potter foi lançado, em 2001, eu nunca tinha sequer escutado falar dos livros, nem tinha ideia do que se tratava. Em 2001, eu tinha 11 anos, a mesma idade dos nossos amados bruxinhos. Pois bem, eu fui convidada para ir ao cinema com minha prima e uma amiga, e lá fomos nós, sem qualquer ideia do que nos aguardava na telona.

Não consigo esquecer o momento em que saí daquele cinema. Conheci a parte inicial da história que eu mais iria amar na vida. Eu saí nas nuvens, eu não parava de pensar na história, nos personagens, enfim... em tudo naquele universo maravilhoso. A minha infância não foi das mais fáceis, e ter oportunidade de viver uma realidade incrível como aquela, mesmo que por algumas horas, foi indescritível para mim.


Obviamente, eu não parei de pensar na história por muitos dias depois daquela ida ao cinema, e foi então que descobri que na biblioteca da escola onde eu estudava tinha o livro “Harry Potter e a Câmara Secreta”, segundo livro da série. Não pensei duas vezes, peguei o livro e o devorei. Lembro de ser mandada pra cama dormir (eu tinha 11 anos galera!) e ficar com uma luzinha embaixo das cobertas lendo HP. Sim, eu realmente fiz isso diversas vezes!! Sempre gostei muito de ler, mesmo antes de HP, lia HQ´s, livrinhos infantis, a série “Quem tem medo de...” (alguém conheceu essa série?), e após HP, eu fiquei totalmente viciada.

Quando estava lá pelos meus 16 anos, lembro de ir lendo enquanto ia para a parada, caminhando! Hahaha! Certamente meus vizinhos achavam que eu era louca! Enfim, pensar em HP hoje, me faz lembrar de tantas coisas boas. Tantas fugidas da realidade, ansiedade para lançamentos no cinema (que eu não perdi um por falar nisso!), ansiedade para lançamento de livros. Só tenho a agradecer a J.K, e ao incrível universo que ela criou para nós crianças/jovens daquela época, e todas as outras que estão por vir. Tenho certeza que todos nós, amantes de HP iremos contar essas histórias para nossos filhos, assistir aos filmes juntos, e assim ir passando a história para outras gerações. Obrigada J.K.!!!!

48 comentários

  1. Oi Joi oi Lili!
    Acho que todos temos um pouquinho a agradecer e parabenizar J.K! Além de ser esse ser humano maravilhoso, é uma escritora magnifica. Não apenas por Harry, mas por morte subita e o chamado do cuoco!
    Hp tambem mudou muito minha vida, lembro de nao ter conseguido esperar lançar em portugues o 3 livro e baixei uma tradução nojenta... depois desse fiz isso com todos os livros, até o ultimo, que nao precisei, pois foi lançamento mundial ahaha. o Bom que me obriguei a ler pelo menos duas vezes cada livro haha

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahhha é uma sensação maravilhosa fazer parte de tudo isso! Beijos Joi

      Excluir
  2. Muito bom quando um livro traz algo de bom para nossa vida. Acredita que ainda não li nada da J.K? Que vergonha... snif. Preciso conhecer a escrita da autora urgente.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  3. Oi queridas!

    Minha primeira vez por aqui.. e adorei!
    Harry Potter sempre nos faz lembrar de coisas boas né?
    eu adoro a série!!

    megaa bjoo
    ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainn que bom seja bem vinda, e volte sempre que quiser! Beijos Joi

      Excluir
  4. Oiee ^^
    Será que eu sou a única que leu HP e não curtiu?? Consegui ler o primeiro livro, mas foi bem arrastado, e acabei não conseguindo ler o segundo *-* dos filmes eu até gosto, principalmente do Prisioneiro de Azkaban. Gostei do post :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nesse momento estou te odiando altamente por ter me feito chorar. É, HP foi minha infância/adolescencia inteira

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. que emoção
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei!
    Beijos <3 http://quemdiriamenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Quanto carinho por não ler o livro... ♥
    Já eu nunca li nem vi nada do HP até hoje! :(

    ResponderExcluir
  9. *.* HP sem duvidas marcou a vida de muita gente, eu por exemplo, cresci com ele.

    Amei o post!

    bjos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Ah, Harry Potter...
    A saga que me colocou no mundo da leitura. Nunca pensei que ler seria tão legal.
    Agradeço a cada momento que estive com os livros, vivendo uma aventura.
    Queria muito que a J.K. continuasse a história, por que com certeza me faria feliz mais uma vez.
    E eu adorei o post. Muito nostalgico.

    Beijos, Ana K | http://universoaoquadrado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aninha! Obrigada viu ^^

      é ótimo saber que HP continua proporcionando este sentimentos a pessoas mas novas que eu ^^

      Joi

      Excluir
  11. Juro que nunca tinha associado o nome do blog ao beco da estória do bruxinho,
    minha relação com HP é bem neutra, assisti alguns filmes e curti a estória, apesar disso tenho vontade mesmo é de ler os livro, que ainda não tenho devido as promoções inoportunas do box, que só ocorrem quando estou sem dinheiro hehe, mas ainda pretendo adquirir e ler os livros.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delmara! Leia sim ^^ vale a pena cada página!

      Beijos Joi

      Excluir
  12. É bom quando um livro muda nossas vidas. Apesar de não gostar de Harry Potter, fico feliz por ele ter trago tantas pessoas para o mundo das letras.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente conheço muita gente que veio para este meio através de HP ^^

      Beijos Joi

      Excluir
  13. Nhaaaaaaw, <3 Eu não sabia que o Diagonal vinha do Beco kkk, ficou show com essa explicação agora, pois você está construindo um blog tão mágico quanto o Beco Diagonal de HP! Realmente a saga criada pela J. K alavancou a literatura mundialmente, não há como negar! Amei essa postagem! Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  14. Oieee Joi oieee Lili, o que dizer? Simplesmente maravilhoso essa postagem, ela se tornou uma das minhas favoritas daqui, HP marcou nossas vidas <3

    Beijos~
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Amei a sua postagem! Tipo, eu conheci HP um pouquinho depois, mas também me apaixonei! Tinha um projeto da cidade que estava passando o primeiro filme e puf! A minha professora lia pra gente também, aí eu "desencantei" e li todos eu mesma depois *-*
    Adorei relembrar um pouquinho, viu?
    Obrigada viu, eu amei seu blog *--*
    Um beijo da
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainn que professo maravilhosa!!! Volte sempre viu?! Joi

      Excluir
  16. HP faz parte da vida de muita gente, eu confesso que assisti os filmes quando faltava somente o último para ser lançado, então não tenho uma história com ele, mas amei cada filme e admito que deveria ter conhecido bem antes.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que bom que gostou né Cida? Antes tarde do que nunca é o que sempre dizem ^^

      Joi

      Excluir
  17. "HP é eterno" essa frase define tudo, os livros são perfeitos e os filmes sensacionais, é um prazer ler e re-ler HP e ter crescido vendo todos os filmes e lendo todos os livros. Quero que meu futuro filho também tenha essa paixão!

    Abraços!

    Teens in Wonderland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isac tudo bem? Todos queremos acho! hahhah Joi

      Excluir
  18. OI, Joi! Tudo bem? Que post lindo *-* Fui bastante influenciada por Harry Potter também e quando o "Relíquias da Morte" estava nas minhas mãos, confesso que não aguentei e li em menos de 24 horas. E depois chorei loucamente. haha É impressionante como a série mudou muita coisa na minha vida e eu seu o que é estar eternamente grata a J. K., ela me fez uma criança muito mais feliz e me ensinou tantas coisas... Fico feliz de sabre também faço parte dessa geração! De verdade, adorei o post!! <3 Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica querida! Obrigada de coração ^^ tentei expor um pouco do que HP fez comigo durante anos. ^^

      Beijos Joi

      Excluir
  19. Eu assisti todos os filmes mas não li nenhum dos livros, e confesso que hoje não tenho vontade de lê-los, fico com receio de quebrar a magia, sei lá! É algo estranho de explicar.

    Abraço,
    Diego de França

    Aguardo sua visita ;-)
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo a magia e sensação não é a mesma, mas eu cresci com isso, então é mais do que especial =D

      Joi

      Excluir
  20. Oiiii!!!! Nossa. Eu amoooo essa saga. Essa vida. Amo tudo. HP pra mim, é tipo: Nem sei. Eu conheci a história na segunda série, assistindo o filme. e primeiro me apaixonei pq o menino q eu gostava era igual ao Harry. Depois a paixão passou (pelo menino, não pelo Harry) hehehhe e eu me apaixonei. Li td a saga 7 vezes para dar sorte :) É mais q um livro, mais q um filme. Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fofo Gih, realmente é apaixonante tudo isso!

      Beijos Joi

      Excluir
  21. Awn, meninas. Que lindo, adorei!
    Eu sou potterhead também e com muito orgulho. Adoro os filmes, os livros, os personagens e tudo deste mundo maravilhoso. Amo meu (ex) padrasto por ter me apresentado ao harry quando eu tinha uns 11 anos. <3 <3
    Beijos
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Ro, espero que ele tenha sido uma pessoa especial em sua vida. Beijos Joi

      Excluir
  22. Oi Joi!
    Acredita que ainda não tinha lido nenhum livro de HP até esse ano? Pois é, triste, mas é porque nunca tinha surgido a oportunidade, mas esse ano tive o prazer de ler os três primeiros livros, e estou super empolgada e ansiosa para poder ler os outros quatro :)

    E, super te entendo por não ter terminado de ler o livro rsrs Eu senti esse vazio de 'Não acredito que acabou", quando li a série Crepúsculo hahahha

    Um beijo!
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito Taty é incrível o numero de gente que ainda nao leu. Hahahah Crepúsculo foi de boa para mim, mas HP ainda não estou pronta hahaha!

      Beijos Joi

      Excluir
  23. Que lindo post, meninas! Parabéns por dedicarem tanto amor aos livros que as iniciaram no mundo literário! <333 Eu adoro esse clima de "fãs", sabe? Acho que HP fez tanto sucesso porque o primeiro livro envolvia personagens que tinham, praticamente, a mesma idade que os seus leitores. E a cada ano saía outro livro, com leitores e personagens crescendo na história, envelhecendo com ela. Acho isso muito bonito.
    Não vivi essa experiência. Comecei a ler muito cedo e os livros que gostava eram desconhecidos pelos meus amigos. Com 14 anos, comecei a trabalhar já com carteira assinada, o que me fez focar muito mais nos estudos e na profissão do que no universo fantástico. Sempre fui mais "madura" do que a idade que tinha e hoje gostaria de voltar no tempo e não ter levado tudo tão a sério, sabem? Quando peguei em mãos o primeiro volume de HP e comecei a lê-lo, achei muito infantil. Já não combinava comigo. Mas a verdade é que minha maturidade é que não combinava com minha idade. Bem, hoje confesso que não tenho vontade de ler a série. Assisti todos os filmes e os achei maravilhosos! Mas há outros universos fantásticos para visitar (rs).
    Mais uma vez, adorei o post! Parabéns.

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Fran eu praticamente cresci co os personagens, era impossivel nao se identificar!

      Mas quem sabe um dia né? Espero que tenha a oportunidade de conferir esta historia que vai muito mais alem do que os filmes!

      Beijos Joi

      Excluir
  24. Oi, Joi, lembra de mim? Hauhaeu :P
    Adorei os relatos, fiquei até tocada, de verdade.
    Isso de enrolar pra ler o final eu até entendo, aconteceu isso comigo enquanto lia Narnia. Porém levei meses pra finalmente ler e descobrir como tudo terminada, não anos ahuehaue. Mas super consigo entender. Bom, minha história com Harry Potter não tem graça :/ assisti o primeiro filme na casa de uma amiga da escola sem sequer saber da existência dos livros. Mas sabe como é filme em casa de amiga, né? A gente só conversa, come e bagunça, não presta atenção em nada. Até que um dia um amigo meu falou "você tem que ler HP". Sim, foi uma ordem haha, ele me mandou o livro dele pelo correio (de Minas pro Rio rs) pra que eu pudesse ler. Na verdade ele mandou o livro de um amigo porque o dele, ele não achou. Esse amigo até hoje não sabe que o livro dele passou pelo RJ hahauheua. Enfim, nessa época eu já trabalhava e fazia faculdade mas fiquei apaixonada pela história e pelo Harry. Assisti (e agora prestando atenção) o filme logo assim que terminei o livro e vomitei arco-iris hauheaue. No ano seguinte, uma amiga, também de Minas (será que todo mineiro é potterhead?), veio passar as férias na minha cidade e trouxe o segundo livro pra me emprestar. O terceiro eu mesma comprei e é meu preferido e único que eu tenho. O quarto eu até comecei a ler mas como nessa altura já tinha assistido a todos os filmes, acabou perdendo a graça :( as vezes eu me animo pra terminar mas logo passa... Mas quem sabe um dia, né? Se dependesse da Thainá eu já tinha lido e relido tudo ahueahue! Beijão, meninas! E foi mal pelo comentário gigante hahaueh, sei que ninguém pediu pra ler minha história mas eu quis contar XD

    ResponderExcluir
  25. Ainnnn Naya e nós ficamos muito feliz em saber que tu veio compartilhar tua história com HP aqui, bem, acho o máximo que tu teve um começo já. hahhaa
    Mas você já parou para pensar que todo mundo meio que exige que os outros leiam HP? é por que é realmente bom e magico!

    Tenho certeza que você ainda vai dar uma oportunidade para finalizar esta historia incrível que é!

    Beijos Joi

    ResponderExcluir